• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Por quanto tempo as drogas ilegais ficam no organismo; LSD é a que sai mais rápido

Outras podem desaparecer do corpo só depois de 90 dias.

O uso de drogas não passa despercebido pelo corpo. Se você consumir alguma delas, provavelmente sua própria urina, sangue, ou até mesmo amostras do seu cabelo vão te dedurar se você precisar fazer um teste toxicológico.

Esses exames são muito comuns para pessoas que estão começando em um emprego novo, motoristas de caminhão e ônibus, competições esportivas de alto nível ou até em alguns concursos públicos, principalmente os que exigem bom preparo físico.

Como funcionam os exames

Mesmo que os efeitos do entorpecente já tenham desaparecido, os vestígios dele no corpo costumam durar por mais tempo, como mostra este artigo do antropólogo especialista em drogas psicodélicas, dependência e consciência, Ben Taub. Elas só serão expelidas pelas secreções, como urina, fezes e suor, independentemente da forma como entraram no organismo.

Para isso, a droga precisa ser metabolizada para se transformar nos metabólitos, ou moléculas solúveis de água, um processo de transformação realizado pelo fígado, assim como ocorre com as drogas lícitas, como o álcool.

Por isso, o conselho popular de beber muita água é verdadeiro para ajudar o órgão nesse processo. No entanto, os testes são calibrados para identificar a hidratação do sangue, você ainda pode ser pego mesmo bebendo litros de água.

Como resultado dessa transformação, as moléculas não polarizadas da droga são ionizadas e assim, podem ser dissolvidas na água e essa solução é encaminhada para os rins, que são o filtro do corpo. Essa filtragem do que não presta pode levar um tempo para acontecer, e é nesse pulo do gato que os exames acusam o consumo de tóxicos.

Drogas no organismo

Esse período varia de acordo com o tipo de droga, o tipo de molécula produzida na metabolização e a concentração do entorpecente no organismo, por exemplo, a maioria dos metabólitos do LSD tendem a sair do corpo muito rapidamente.

Saiba o quanto as drogas mais comuns ficam no corpo depois de usadas:

  • Maconha: de 7 dias a um mês na urina; 90 dias no cabelo e 14 dias no sangue.

  • Cocaína: 3 a 4 dias na urina; 90 dias no cabelo; cerca de 12 horas no sangue.

  • Heroína: 3 a 4 dias na urina; 90 dias no cabelo; 12 horas no sangue.

  • LSD: até 3 dias na urina; 3 dias no cabelo; menos de cinco horas no sangue.

  • MDMA: 3 a 4 dias na urina; 90 dias no cabelo; de 1 a 2 dias no sangue.

  • Metanfetamina: 3 a 6 dias na urina; 90 dias no cabelo; e até 3 dias no sangue.

Eu precisava lavar meu cabelo!

Fatores da excreção

O tempo exato dessas drogas ilícitas no corpo pode variar por conta da sua taxa de metabolismo, e quem tem o sistema mais acelerado vai eliminar os entorpecentes mais rápido.

Com a idade, o metabolismo tende a diminuir, e com isso, quanto mais velha a pessoa, mais tempo as drogas consumidas tendem a ser identificadas no corpo. No entanto, quem está em forma e leva uma vida saudável, em geral, tem o metabolismo mais acelerado.

Precisão dos exames

A maioria dos testes toxicológicos são bastante precisos, mas há casos de falsos-positivos; principalmente nos testes com cabelo.

No caso da maconha, vestígios da droga podem aparecer no cabelo de quem nunca deu um tapinha na pantera, mas esteve no mesmo ambiente de pessoas que faziam o uso. Até mesmo a cocaína pode contaminar os cabelos no próprio laboratório.

Assim, durante a lavagem para o teste, os vestígios em um tanque por onde tenha passado um usuário podem contaminar os cabelos de alguém que estava limpo.

Fonte(s): IFLScience
Jessica Moura
Jornalista, curiosa, aprendiz de cozinheira e astrônoma.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui