• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Afinal, Borra de Café desentope a Pia?

Os internautas alertaram e fomos atrás de especialistas para revelar a verdade.

O SOS não é da família Kardashian, mas também cria bastante polêmica nas redes sociais. A última aconteceu há poucos dias, em uma de nossas publicações.

Postamos uma velha e conhecida dica de desentupir a pia usando borra de café, na série Rapidinhas e Gambiarras. Nisso, nossos amigos internautas questionaram a eficiência dessa gambiarra “à la Catia Fonseca”.

Como a gente leva a sério as opiniões dos nossos leitores, fomos a fundo nessa história para saber qual é a real dessa dica. Conversamos com especialistas que revelaram toda a verdade e finalmente colocaram um fim à polêmica. Se liga.

Afinal, desentope ou não?

Primeiro, procuramos por quem pudesse nos ajudar a entender a parte científica da coisa. Falamos com a mestre em química pela UNIFESP Lília Ribeiro e o graduando em química tecnológica pela UFMG Marcus Vinícius Bispo Rezende. 

Segundo eles, os internautas tem toda razão. Jogar esse resíduo no ralo da sua pia mais atrapalha do que ajuda no desentupimento.

“A borra de café é apenas o resíduo orgânico originado do pó de café após passar pelo processo de mistura com a água quente. Se jogarmos borra de café na pia, só iremos contribuir ainda mais para o seu entupimento – uma vez que os entupimentos ocorrem devido a detritos e resíduos gordurosos e óleos usados que deixamos cair no ralo”, afirma Lília Ribeiro.

Para entender a parte prática, o gerente comercial da Fortaleza Desentupidora, Sandro Curti, explica que muitos dos casos que precisam recorrer à ajuda profissional são resultados de tentativas frustradas de “dar um jeitinho”.

“Isso de usar borra de café é uma lenda! A obstrução pode estar logo no começo do encanamento, mas às vezes as pessoas jogam tantas coisas no ralo, tentando desentupir a pia, que a sujeira que estava no início do encanamento vai mais para o fundo”,  explica Curti.

Mas como surgiu esse mito?

Segundo o graduando em química tecnológica Marcus Vinícius Bispo Rezende, o café é uma substância ácida e abrasiva. No entanto, só poderia ser útil em casos de obstrução leve do encanamento e em estágio inicial.

“Quimicamente falando, a borra de café é pouco ácida e ajudaria muito pouco na deterioração da gordura nos canos. O café possui características ácidas marcantes, mas à medida que é processado até o ponto de coar o pó, essas substâncias ácidas são passadas quase que totalmente para a bebida restando pouquíssimas quantidades na borra”,  esclarece Rezende.

Ou seja, as chances de “dar ruim” são maiores do que as de resolver o problema.

Você pode até pensar: “Pô, mas deve ter funcionado com alguém, ninguém inventaria algo assim sem motivo”. Por isso a especialista Lília Ribeiro explica o que ocorre na maioria das vezes que esse método é utilizado com sucesso:

“Muitas pessoas usam a borra de café associada à água quente, jogando ambas no ralo da pia na tentativa de desentupir. O que ocorre de fato é que água quente ajuda a solubilizar a gordura incrustada no encanamento e isso ajuda no desentupimento. Mas só quando os canos se encontram levemente entupidos”. 

Como desentupir a pia da cozinha

Antes de apelar para químicas pesadas ou chamar uma desentupidora especializada (e gastar mais dinheiro), você pode tentar outro método caseiro ensinado pelo químico que consultamos.

Assim, se não der resultado, pelo menos não vai atrapalhar.

“No final do dia, jogar uma panela de água quente no ralo pode ser de grande ajuda. Nos canos da cozinha, a adição de sabão à água pode ser feita. O próprio desentupidor também é uma alternativa clássica. Por fim, o uso de vinagre com bicarbonato de sódio e sal também pode ser uma alternativa viável”, explica Rezende.

Mesmo assim existe uma possibilidade do método não funcionar. Para esses casos complicados, o ideal é procurar ajuda profissional o quanto antes e evitar desembolsar uma grana ainda maior com serviços de emergências das desentupidoras.

“90% dos casos de entupimento de pia de cozinhas residenciais solucionamos com o uso da máquina rotativa (um tipo de mola que rotaciona e raspa o interior dos canos). Esse procedimento demora em média 30 minutos”, diz o gerente Sandro Curti.

Já postamos essa dica explicadinha AQUI.

E o que eu faço com a borra de café?

Podemos dar vários destinos para aquele monte de pó de café usado. De acordo com Rezende, ela pode ser utilizada como esfoliante natural para a pele, para eliminar maus odores de ambientes e recipientes e para limpar superfícies levemente engorduradas, como a bancada da cozinha.

Mas o principal uso, segundo ele, é para adubação de hortas e jardins.

O melhor a fazer é prevenir!

Como tudo na vida, prevenir é o melhor remédio.

A solução mais adequada ainda é a prevenção, evitando deixar cair resíduos nos ralos e não descartando óleo usado diretamente na pia“, lembra a mestre Ribeiro.

O gerente Sandro Curti também alerta sobre a importância de ter a tela protetora no ralo da pia.

A equipe do SOS agradece a todos que deram suas opiniões e nos ajudaram a desvendar mais esse mito que rola na rede. Se encontrar outras dicas duvidosas, inclusive em nosso site, não se acanhe e entre em contato. A gente promete que vai atrás da verdade!

Yasmin Gomes
Yasmin Gomes é jornalista e rema contra a maré sempre que preciso. Exemplar clássico da área de humanas, não tem pudor para aplaudir o pôr-do-sol e se importar com pessoas. Signo de ar.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui