• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Panela de Pressão totalmente cheia: pode usar?

Para quem tem pavor de ler o manual, a gente explica tudinho.

Daiane Oliveira Publicado: 27/05/2020 10:41 | Atualizado: 05/06/2020 13:16

Ah, a vida adulta… Ela chega trazendo boletos, perrengues imprevistos e a necessidade de manusear uma panela de pressão. Se você nunca teve que usar uma, pode se considerar um burguês safado sortudo.

Mas se como os demais meros mortais, lidar com uma panela que apita e faz barulho é parte do seu cotidiano, certamente você já se fez perguntas como essas:

Em primeiro lugar vale destacar que alguns modelos de panelas já possuem uma marcação interna indicando o nível máximo, então vale a pena olhar com atenção dentro da sua panela e conferir.

Caso ela não tenha marcação, saiba que nunca se deve encher mais do que 2/3 da capacidade da sua panela. Essa informação vem, inclusive, no manual de instruções (sim, aquela coisinha que a gente nunca lê).

Para alimentos que dilatam ou “incham” durante o cozimento, como arroz, legumes desidratados, feijão e grãos em geral,  o limite é menor: encha apenas até a metade!

Então se você é do time que gosta de estocar feijão para várias semanas, por exemplo, o ideal é ter uma panela grande que dê conta da sua demanda com segurança.

Alimentos líquidos, como sopas, também não devem ultrapassar metade da capacidade da sua panela de pressão. O excesso de líquido pode obstruir a válvula controladora de pressão, inutilizando a panela ou, pior ainda: causando algum tipo de acidente.

Além do nível máximo, os manuais de instrução destacam a importância de sempre utilizar, no mínimo, 250 ml de água na panela de pressão e nunca levá-la ao fogo sem água.

Esse é o tipo de informação que a vida adulta exige que saibamos. Assim, ninguém precisa ter medo da panela de pressão.

Fonte(s): Consul, Wanke, MTA
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui