Colunas

Pode ou não pode: O dilema do Papel higiênico na privada

20 de abril de 2015
Postado por Dario

Jogar papel higiênico usado no lixo e deixar lá é nojento, fato. Jogar papel higiênico usado no vaso sanitário não pode, é o que dizem. E AGORA?

Segundo dados do IBGE, cerca de 23,8 milhões das casas brasileiras não têm acesso à rede de esgoto – esse dado não está atrelado apenas a lugares com baixa renda. Em algumas cidades, locais mais luxuosos possuem sistema de fossa, aquele buraco feito nos quintais para receber os nossos dejetos.

 

Mas, jogar ou não jogar na privada?

Como em alguns países desenvolvidos as redes de esgoto alcançam a maioria da população, as pessoas estão acostumadas a jogar papel higiênico no vaso sanitário, inclusive indicam que faça isso.

Mas, no Brasil, como dito, ainda existem muitos lugares com sistema de fossa, por isso é melhor não jogar, pode entupir tudo, uma enorme dor de cabeça. A não ser que tenha certeza absoluta de que existe coleta de esgoto no local, ou sistema de rede.

Além do que, em tempos de economia de água, a quantidade gasta para levar o papel embora é algo que precisa ser levado em consideração. Uma caixa acoplada da privada gasta cerca de seis litros cada vez que a descarga é acionada. E pior, dispositivos mais antigos chegam a gastar até 12 litros a cada apertada!

É preciso uma investigação completa para comprovar se o encanamento está em boas condições e se a coleta de esgoto existe, e isso demora um pouquinho para ser analisado (nem sempre estamos com tempo para esperar uma avaliação da nossa rede de esgoto – leia-se, piriri). Pode até ser mais higiênico jogar o papel no vaso, mas na nossa terrinha, evite jogar! Você estará fazendo um favor ao meio ambiente.

 

Imagem de capa: funny-pictures

Fonte: UOL

MATÉRIAS RELACIONADAS