Plantas: 15 Dicas simples mas fundamentais para não matá-las
Se você é mais um assassino de plantas, talvez seja hora de reavaliar onde está pecando. Faz parte da vida revisar nossos erros e aprender com eles. Essa lista vai te ajudar nessa missão.
Se você gosta de ter plantas em sua casa, mas nunca consegue fazer com que cresçam bonitas e permaneçam vivas, não se desespere ou fique triste: muita gente tem esse mesmo problema.
A questão é que boa parte das pessoas pensa que ter uma plantinha em casa ou no apartamento não requer cuidados especiais. Ou seja, é só lembrar de molhar que vai ficar tudo bem. Todavia, as coisas não bem assim (e por isso elas morrem).
Há vários aspectos que precisam ser considerados. Aliás, eles vão além dos cuidados básicos, envolvendo até mesmo a sua rotina e hábitos diários.
O site especializado em jardinagem, Pro Flowers, preparou uma lista de orientação para que qualquer pessoa consiga plantar e manter vivas suas mudas, mesmo que não saiba muita coisa ou seja péssimo na área. Veja só!
1. Sinta o solo com frequência
Nem sempre é possível ter certeza se está na hora de regar o vaso. Para a maioria dos casos, a regra fundamental é conferir se cerca de 1 cm de terra na superfície está seca. Se estiver, é um sinal de que a planta precisa de água. Folhas secas, murchas ou descoloridas também podem indicar que ela vai precisar de mais água que o habitual – mas nem sempre.
Saiba mais sobre a “regra do dedinho” (clique nas palavras em roxo).
2. Melhor faltar água do que sobrar
Curiosamente, uma planta privada de água consegue se recuperar com muito mais facilidade e com mais rapidez do que aquela prejudicada pelo excesso. Nesse último caso, para salvar a planta, pode ser necessário remover as raízes danificadas e replantá-la em um vaso com a terra em condições apropriadas.
Saiba mais sobre “plantas que aguentam a falta de água” (clique nas palavras em roxo).
3. Cuidado com os fertilizantes
A não ser que a planta esteja com muitas dificuldades para crescer, a fertilização caseira pode ser dispensada. Todavia, se você não sabe qual o tipo de produto usar ou a quantidade adequada, é melhor fazer nada. Como a maioria dos fertilizantes contém químicos, eles podem acabar matando a planta se houver excesso.
4. Defina o local onde a planta vai ficar antes dela chegar
As plantas tendem a se desenvolver melhor quando o local onde estão é o apropriado. Por isso, antes de começar a plantar algumas mudas para sua casa ou apartamento, planeje bem o lugar onde elas ficarão.
Além de garantir que o local escolhido tenha uma boa incidência de luz natural, considere também a temperatura. A maioria das plantas se desenvolve bem em ambientes com temperatura entre 18 e 23ºC.
Saiba mais sobre “como cultivar plantas na sombra” (clique nas palavras em roxo).
5. Plantas de “pouca luz” precisam de luz
Espadas de São Jorge, Suculentas e Costelas de Adão são alguns exemplos de plantas que não precisam de muita luz para se desenvolver. Contudo, isso não significa que possam viver em um canto escuro para sempre.
O legal é que qualquer lugar serve para dar a essas plantinhas a quantidade de luz ideal. Por exemplo, você pode aproveitar até a luz natural que entra pela janelinha de seu banheiro. Mas claro, os raios de sol não devem incidir diretamente sobre a planta.
E por falar em banheiro, ele pode ser um ótimo lugar para regar plantas que não precisam de muita água, basta colocar o vasinho em um canto antes de ir tomar banho para que ela se beneficie da umidade.
6. Regue bem, em vez de regar de forma moderada e regularmente
Quando você rega suas plantas de maneira relativamente superficial e com frequência, é bem provável que apenas as raízes superiores consigam beber a água. Como resultado, a planta não recebe o combustível necessário para se desenvolver.
Sendo assim, regue profundamente suas mudas, mesmo que um pouco de água escorra do vaso. Ao fazer isso, estará garantindo que todas as raízes recebam água. Uma sugestão para não exagerar é regar lentamente e, quando perceber que a água não está mais sendo drenada pelo solo, é hora de parar.
Conheça a técnica do “parabéns pra você” (clique nas palavras em roxo).
7. Pode suas plantas
Podar a planta, ajudando-a a se livrar de folhas e galhos antigos contribui para ela crescer novamente. Como toda planta tem um período em que começa a perder folhas, é interessante aproveitar essa fase para realizar o processo.
A imagem abaixo faz parte de uma crença secular, não existe aval científico.
8. Ao trocar de vaso, evite puxar suas plantas
Puxar uma planta não somente pode danificar suas folhas, caules e flores, como também suas raízes. Isso pode até ocasionar a sua morte, especialmente porque as raízes danificadas não absorvem a quantidade de nutrientes adequada. Por isso, tenha muita atenção e cuidado ao trocar suas plantas de vaso, use utensílios apropriados para isso.
9. Confira se os potes e vasos têm orifício de drenagem
Os orifícios do vaso são essenciais para a saúde da planta e do solo. Além disso, uma drenagem adequada permite que as raízes possam receber ar, em vez de permanecerem na água e sufocadas. Nunca se esqueça de conferir esse ponto antes de plantar uma nova muda!
Caso o seu vaso não tenha o furinho, faça um. É melhor do que ficar tombando para retirar o excesso de água. O editor do Almanaque SOS já testou uma dica ótima para isso, se liga:
Ver essa foto no Instagram
10. Limpe as folhas
Mesmo protegidas no interior da casa, as plantas tendem a acumular muita poeira. Como consequência, as folhas não recebem a quantidade de luz natural de que precisam para sobreviver.
Plantas com folhas grandes necessitam de uma atenção maior nesse sentido. Por isso, lembre-se de limpar essa parte com um pano úmido algumas vezes durante o ano — ou sempre que julgar necessário.
11. Conheça o histórico da planta
Nem sempre é a sua falta de cuidado que mata sua planta. Dependendo do terreno de onde ela veio, talvez, seja preciso alguma ação extra para que ela recupere a saúde. Caso tenha adquirido sua muda de um horticultor, vale a pena conversar com ele sobre esse aspecto, especialmente no caso de haver a necessidade de usar um fertilizante para garantir a sua recuperação total.
12. Saiba ainda mais sobre as suas plantas extravagantes
Tá certo, todas as plantas são importantes. Mas se você ganhou uma muito sofisticada de alguém e que precisa de cuidados bem específicos, é melhor procurar se informar com antecedência. Afinal, você não quer correr o risco de matar uma muda pouco comum ou até cara, porque regou errado ou deixou muito tempo tomando sol, não é mesmo?
13. Avalie o que vai precisar antes de precisar
Ser um bom plantador também depende das ferramentas certas. Se você está planejando ter plantas em sua casa, faça uma lista de tudo o que vai precisar: vasos, regador, pedras, fertilizantes etc. Seu plano é ter plantas suspensas? Já conferiu se tem uma escada por perto? Além de ter todas as coisas de que vai precisar, uma dica é organizar tudo em um lugar para facilitar a rotina de cuidados.
14. Confira o checklist antes de sair
Se você precisar se ausentar de sua residência por um bom tempo e não tiver mais ninguém no lugar para cuidar de suas plantas, confira tudo antes de sair. Por exemplo, regou todas elas, tirou as folhas mortas, espanou aquelas empoeiradas?
Além fazer seu próprio checklist, uma boa ideia é avisar um amigo para dar uma olhada de vez em quando. Diga a ele qual planta vai precisar de uma atenção extra, qual precisa ser fertilizada ou trocada de lugar.
Caso precise, também é possível criar um regador automático:
15. Avalie sua rotina e escolha as plantas certas para você
De acordo com Erin Johnson, especialista em plantas, design e casa do site Apartment Therapy, a falta de planejamento pode ser um problema. Isso porque muitas pessoas não consideram a rotina de cuidados com a planta que comprou antes de leva-la para casa.
Por isso, se informe sobre quais são os pontos essenciais. Dependendo de sua escolha, o trabalho pode envolver não apenas regar, mas aparar folhas e galhos mortos, borrifar, evitar pragas e até limpar as folhas para evitar o acúmulo de poeira. Se você não tiver tempo, pode ser um problema.
Com essas dicas em mente, você pode começar a se divertir com a experiência de ser um plantador. Afinal, são coisas relativamente básicas, mas que são fundamentais para que suas plantas cresçam saudáveis e, claro, felizes!
Então, é isso. Fique atento as dicas acima e cuide melhor de suas plantas. Se você quiser entender mais sobre assunto, confira este artigo sobre as principais dúvidas para quem vai plantar em vasos!