• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Pizza pode ser a escolha mais inteligente para o café da manhã, afirmam especialistas

Mas isso se você consome cereais matinais.

Depois de achar dinheiro no bolso, acordar e descobrir que sobrou um pedaço de pizza para o café da manhã é uma das melhores sensações do mundo.

Apesar de assustar a galera fitness, fique sabendo, esse menu matinal pode ser uma boa alternativa para a saúde, principalmente em dias de ressaca, isso segundo os especialistas.

Eu comi pizza no almoço hoje… E na noite passa… E de café da manhã hoje cedo.

Segundo a nutricionista Chelsey Amer, de Nova Iorque, especialista em alimentação saudável, comer um pedaço de pizza logo pela manhã, apesar de ser bastante gorduroso, é uma escolha inteligente.

Segundo ela declarou em entrevista ao site The Daily Meal, o alimento oferece ao organismo “um soco de proteína que te manterá satisfeito durante toda a manhã“.

Alguém conhece alguma pizzaria que abre as 7 da manhã?

Mas calma lá!

Infelizmente, o fato da pizza ser rica em proteínas, carboidratos e as vezes até vegetais, pode sim fazer dela uma opção interessante para o café da manhã, porém ela não é a mais saudável. Se você está acostumado a comer suas frutas, fibras, torradas integrais, queijo branco e um cafézinho, por exemplo, esse “menu da larica” não será tão vantajoso assim.

Na realidade, a afirmação da nutricionista teve como base o consumo de cereais com leite na primeira refeição do dia, um hábito de alimentação comum entre os estadunidenses, que os brasileiros também adotaram.

De acordo com Amer, um pedaço de pizza e uma porção de cereais com leite tem praticamente as mesmas calorias, porém os cereais não te manterão satisfeito por muito tempo, fazendo com que precise comer uma coisinha antes de almoçar.

Ou seja, essa dica só é válida para aqueles que consomem cereais pela manhã, que como a gente bem comprovou nesta análise completa que fizemos, dependendo de sua escolha, são extremamente ricos em gorduras e açúcares, além de alguns serem pobres em outros valores nutricionais mais relevantes, como fibras e vitaminas.

Você já viu uma coisa tão maravilhosa assim em toda sua vida?

Para se ter uma ideia, um pedaço de pizza tem em média, 200 a 300 calorias, já o cereal matinal, de acordo com o site Mundo Boa Forma, tem 200 calorias, mas pode chegar facilmente a 400 calorias se não for moderado na porção.

E se observarmos as proteínas a diferença fica mais evidente. Entre o Sucrilhos, um dos cereais mais consumidos no Brasil, e a pizza marguerita, a segunda opção é a mais inteligente, pois enquanto a pizza quase 8 gramas de proteína, o cereal oferece apenas 1,2 gramas de proteína (porção de 30 gramas).

“Além disso, uma fatia de pizza contém mais gordura e muito menos açúcar do que a maioria dos cereais frios, então você não experimentará uma queda rápida de açúcar”, afirmou Amer à publicação.

Em entrevista ao site Krem, Anthony Balduzzi, especialista estadunidense em alimentação e dieta masculina, diz que escolher o cereal só se torna mais vantajoso quando o assunto são as vitaminas e mineiras, pois esses produtos recebem um plus desses nutrientes durante a fabricação, coisa que não acontece com a pizza – nem sempre, doutor… nem sempre.

Além disso, segundo Balduzzi, a pizza também é riquíssima em carboidratos, essenciais para dar energia ao longo do dia.

Ao site Munchies, da Vice, Chelsey Amer afirma que não está dizendo que a pizza é saudável, ele reforça que muitos cereais comercializados hoje em dia contém mais açúcares e calorias que uma barra de chocolate, por exemplo.

Mas tudo vai depender do tipo de cereal que você escolher. Há opções saudáveis no mercado, com bem menos açúcares, sódio e gorduras que certamente tirarão o trono da nossa amada “redonda” da mesa do café da manhã.

A profissional também atesta que no fundo, ela acredita que cada um deve comer o que sentir vontade, e essa “permissão” pode evitar, inclusive, problemas com compulsão alimentar.

“Eu acredito que as pessoas devem comer de acordo com seus desejos. Honrando um desejo de um pedaço de pizza para o café da manhã pode evitar que se coma  uma pizza inteira no final do dia”. – escreveu a profissional.

De qualquer forma, se você não for adepto ao cereal matinal portanto não vale realizar essa troca bem malandra.

A gerente de nutrição do Hospital do Coração, Rosana Perin afirma, em entrevista ao site Viva Bem, que essa primeira refeição é importante para nosso organismo e deve ser composta por carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, tudo bem balanceadinho, tá bem? Então tá.

Fonte(s): Munchies, Vice, The Daily Meal, Krem
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui