• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Pipoca caseira sem óleo, sem água e sem usar fogão

Aprenda a fazer pipoca caseira no micro-ondas, em apenas 3 minutos.

Bruno Oliveira Publicado: 09/09/2022 09:37 | Atualizado: 09/09/2022 09:41

Como disse o poeta, “quem não gosta de pipoca bom sujeito não é”. Sendo assim, já que nós sabemos que quem acompanha o Almanaque SOS é sujeito bom até demais, vamos te ensinar a fazer uma pipoca sem óleo e sem fogão, que fica pronta em apenas 3 minutos no micro-ondas (e não é industrializada). Se liga na dica!

 

Como fazer pipoca sem óleo no micro-ondas

Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • Milho para pipoca

  • Saquinho de papel kraft*

  • Sal

  • Manteiga (opcional)

*É necessário que você tome cuidado na escolha do material para não causar acidentes. Recomendamos que use um saquinho que não contenha ilustração, não seja plastificado e que não tenha adesivos, caso contrário o saco pode pegar liberar substâncias nocivas ou pegar fogo dentro durante o processo. Use o saquinho pardo liso (kraft), aquele de pão.

 

Como fazer com que todos os grãos de milho estourem

Conforme já explicamos neste artigo, um dos efeitos que faz com que o milho de pipoca estoure é a umidade presente dentro dos caroços. Tendo isso em mente, para evitar que os grãos percam a umidade e não estourem, guarde-os dentro do congelador.

Dessa maneira, a umidade do milho será preservada pois será congelada ainda dentro dele. Dito isso, é importante que você saiba que esse truque só funciona no congelador ou freezer, já que fora desses locais essa umidade é perdida naturalmente, como na geladeira por exemplo.

 

Passo a Passo

O primeiro passo é preencher ⅕ ou  ¼ do saco kraft com milho para pipoca. Se colocar muito, pode escapar do saquinho e fazer uma bagunça. Feito isso, dobre-o e; amasse as pontas de maneira firme para que ele não abra facilmente. Lembre de deixar um pouco de espaço para os caroços estourarem.

 

Em seguida, coloque o saquinho no micro-ondas durante 3 minutos ou enquanto você continuar a ouvir os milhos estourarem. Caso você não ouça nenhum milho estourando por mais de 2 segundos, quer dizer que está pronto.

 

Importante ficar de olho se o saquinho está girando durante o processo. Dessa forma, o equipamento aquece os grãos de forma uniforme, evitando que queime.

 

Feito isso, agora é o momento de temperar a pipoca com sal. Porém, como nós não usamos nenhum líquido durante o preparo, o sal não vai grudar na pipoca. Portanto, recomendamos que derreta um pouco de manteiga, despeje por cima da pipoca no saco, coloque sal, feche o saquinho e dê uma boa sacudida.

Finalmente sua pipoca está quentinha, gostosa e pronta para ser devorada!

 

ATENÇÃO: Não coloque a manteiga para derreter no micro-ondas junto com os grãos de milho ou da pipoca. Ao fazer isso você corre o risco da gordura vazar do saco e gerar uma sujeira enorme ou de fazer com que sua pipoca queime.

 

Como fazer pipoca no micro-ondas sem gordura

A resposta mais prática e fácil seria: simplesmente não coloque. Entretanto, existe uma complicação em não adicionar gordura que interfere diretamente no tempero mais importante dessa receita: o sal.

Além disso, embora a maioria das pessoas não dispense adicionar manteiga, óleo, azeite ou até banha animal durante o preparo da pipoca, existem aqueles que não podem ou simplesmente evitam consumir gordura nos alimentos. Esta gambiarra é para você.

1. Use sal líquido

Além de conferir um sabor específico para a pipoca, a gordura tem outra serventia importante que é a fixação do sal. Sendo assim, uma alternativa interessante que exclui a necessidade da gordura é borrifar sal líquido na pipoca, assim que pronta.

Dito isso, você pode encontrar sal líquido à venda em diversos supermercados e até na internet. Dessa maneira, já que o sal líquido não tem gordura, você elimina completamente esse ingrediente da sua receita.

2. Como fazer sal líquido caseiro

Caso você não encontre sal líquido à venda ou apenas queira economizar, saiba que é muito fácil fazer esse ingrediente em casa mesmo. O principal motivo disso é que mesmo as versões industrializadas contém praticamente sal e água mineral em sua composição. Ou seja, para fazer o sal líquido na sua casa você vai precisar de:

  • 100g de sal refinado (de cozinha)

  • 250ml água mineral ou filtrada

  • Borrifador limpo e seco

A princípio, o que você precisa fazer é diluir o sal em água, o que pode ser feito manualmente. Contudo, caso prefira diluir o sal com mais eficiência você também pode usar o liquidificador.

Feito isso, é só colocar a mistura no borrifador e o seu sal líquido caseiro está pronto!

 

Conheça formas de incrementar a receita

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram dicas para deixar a receita mais gostosa ou até mais saudável. Como a Viviane, que deu a dica do sal líquido pra gente em nosso Instagram:

“Tempera com sal líquido! Daí não precisa colocar gordura.👍🏻😊”

Porém, as dicas não param por aí.

“Uma coisa que eu acho muito gostoso é colocar azeite e orégano na pipoca depois de pronto. Substitui a manteiga e prende bem o sal.”, explica Nalu, em nosso TikTok.

“Faz na travessa de vidro coberta com plástico filme furadinho e coloca um pouquinho de água e sal. Já fica pronta com sal.”, sugere Juliane Palácios em nossa página no Facebook.

“Amei as dicas, quando tô enjoada de pipoca com o mesmo gosto eu coloco sazon do pacote vermelho, fica uma delícia❤️”, complementa Lorena Soares em seu comentário no nosso canal no Youtube.

Fonte(s): Mundo Básico, Sal Cisne, Viver Aprendendo
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui