• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Pingente com inteligencia artificial traz vida a velha Mona Lisa

Com sensor de movimento, ela faz muito além de te seguir com os olhos!

A Gioconda, ou Mona Lisa, é o quadro mais famoso e valioso do mundo, e todos os anos novas teorias surgem por trás da obra de Leonardo Da Vinci. Há quem diga que seus olhos tem vida própria.

Foi pensando em realmente dar vida à arte, que 40 profissionais, entre artistas e desenvolvedores, se juntaram e criaram o projeto Living Jaconde, ou “Gioconda viva” (em tradução livre), uma versão moderna da obra original que utiliza inteligência artificial.

A nova versão interativa levou um ano para ser finalizada e é equipada com um dispositivo de detecção de movimentos, parecido com aqueles utilizados no Kinect (vídeogame), captando ações e reagindo de acordo com as reações das pessoas em frente à tela.

“É a obra mais conhecida, um dos personagens mais emblemáticos da história. Leonardo da Vinci tentou fazer com que ela ganhasse vida, é conveniente que levemos suas intenções alguns passos adiante”, declarou Florent Aziosmanoff, um dos responsáveis pelo projeto.

A verdadeira Mona Lisa continua exposta no Museu do Louvre, em Paris. Já sua versão digital se tornará um bibelot de viagem, segundo os responsáveis pelo projeto, a intenção é desenvolver um aplicativo para celulares e até colares que carreguem pingentes da “Mona digital”.

joconde-bijoux-1024x683

“Trata-se de um projeto artístico, não comercial, mas queremos fazer pinturas baratas o suficiente para que os turistas possam comprar e levar para casa como recordação”, finaliza Aziosmanoff.

Se ficou muito curioso com tudo isso, dá uma olhadinha nesse vídeo! Está em francês, mas dá pra ter uma ideia bem legal do funcionamento dessa “cyber arte”!


“Living Joconde”: le projet qui redonne vie à… por ladepechefr

 

Fonte: Telegraph

Vinicius Sá Moura
Viciado em esportes radicais e dependente assumido de adrenalina.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui