• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Petisco crocante de Feijão Branco: super saudável e delicioso!

Perfeito para saladas, lanche de final da tarde ou aperitivo para acompanhar a cervejinha.

Giullia Venus Publicado: 25/06/2021 11:46 | Atualizado: 25/06/2021 12:16

Acredite, snack de feijão branco fica uma delícia misturado em saladas, mas também vai muito bem como lanche de final da tarde ou como aperitivo pra acompanhar uma cervejinha.

 

O feijão é um alimento rico em fibras, proteínas, cálcio e ferro. Existem (muito) mais de 10 variedades cultivadas no Brasil e cada uma tem suas particularidades. O branco é um dos com maior concentração desses nutrientes.

Este snack de feijão branco fica uma delícia misturado em saladas, mas também vai muito bem como lanche de final da tarde ou como aperitivo pra acompanhar uma cervejinha. É uma receita bem fácil de fazer em casa e com poucos ingredientes. Basicamente: feijão, sal e azeite.

Se quiser, pode substituir o feijão branco por algum outro tipo, como o fradinho ou carioca; o branco fica com um sabor mais neutro e pega melhor o sabor dos temperinhos. Parece salgadinho mesmo, dependendo dos temperos utilizados, só que mais saudável.

Vale dizer que também dá pra fazer a receita com outras leguminosas como o grão-de-bico e a lentilha.

 

Passo a Passo

Ingredientes:

  • 1 xícara de Feijão Branco

  • 2 a 3 colheres (sopa) de Azeite (ou outro óleo vegetal)

  • Sal a gosto

Temperos opcionais:

  • Fumaça em pó

  • Páprica

  • Pimenta calabresa em pó

  • Pimenta do reino

  • Mais o que o coração mandar

 

Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão em uma panela de pressão por cerca de 40 minutos.

Se quiser, pode colocar uma pitada de sal nesta etapa. É importante que grãos estejam bem cozidos, caso contrário, na hora de assar eles vão torrar e continuar duros.

Este é o ponto de cozimento: firmes, mas bem macios por dentro.

 

Depois de cozidos, coloque os grãos em um recipiente com furos e deixe escorrer por alguns minutos. Em seguida, passe-os para uma assadeira, junte o azeite e tempere como preferir.

Além dos temperos indicados, pode-se utilizar salsinha, cebola e alho em pó, orégano, limão… O céu é o limite!

Importante: A fumaça em pó já contém sal na composição, então se optar por utilizar o ingrediente, use menos sal ou nem coloque nesta fase. Qualquer coisa, não tem problema em colocar mais um pouco na finalização. Fica até gostosinho a textura do sal junto com o croc-croc do feijão.

A fumaça em pó é o maior responsável pelo sabor que lembra salgadinho, é um ingrediente muito utilizado em receitas de bacon vegano. Porém, contém glutamato monossódico e corantes artificiais. Então, se a proposta é fazer um lanche mega saudável é melhor evitar (fica gostoso do mesmo jeito).

Esses aqui foram temperados com fumaça em pó, uma pitada de sal, pimenta calabresa e páprica.

 

Tente não deixar os grãos por cima um do outro. Leve os feijões para a Air Fryer pré-aquecida a 200°C, ou para o forno, por 20 minutos. Na metade do tempo, dê uma mexida nos grãos para garantir que estão todos no mesmo nível.

Lembrando que cada forno ou air-fryer tem uma potência e o tempo pode variar um pouquinho.

O resultado: feijões sequinhos, crocantes por fora e macios por dentro. Eles ficam prontos quando apresentam coloração amarelada/dourada. Outra sugestão interessante para o aperitivo é picar alguma erva fresca por cima.

Fonte(s): Plantte, Globo Esporte
Giullia Venus
Redatora e aspirante a ecochata, gosto de coisa de gente doida e filme ruim.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui