• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Pessoas preferem levar choque do que ficar sozinhas, diz estudo

Entenda o motivo, e como devemos lidar com a solidão.

Sabe aqueles momentos assustadores em que você se pega sozinho, pensando na sua vida e com uma grande dificuldade em focar os pensamentos? Pois é, um estudo, publicado na revista científica Science, mostra que isso não acontece só com você.

Nesta pesquisa, 220 voluntários fizeram 11 testes e surpreenderam até o coordenador Timothy Wilson, psicólogo da Universidade da Virginia, EUA.

No teste, as pessoas foram desafiadas a ficar 15 minutos sem companhia alguma.

57% dos participantes afirmaram ter dificuldades para se concentrar, 89% disseram que a mente vagou e 49% não gostaram da experiência. O mais estranho – e que deve ter surpreendido o coordenador Timothy Wilson – é que 67% dos homens e 25% das mulheres preferiram levar choques a ficar sozinhos.

— Bem melhor!!

“Parece que há uma dificuldade para se distrair com a própria mente. Suspeito que a popularização da tecnologia e dos smartphones é ao mesmo tempo um sintoma e uma causa dessa dificuldade. Hoje temos menos oportunidade para refletir e desfrutar dos nossos pensamentos”, disse Wilson à Folha de São Paulo.

Televisões, celulares, computadores, filmes, séries, livros e redes sociais “roubam” a nossa atenção.

Sendo destino certo dos nossos pensamentos quando sozinhos. Precisamos de algo para ouvir e alguém para conversar. A psicóloga Lívia Godinho complementa, também para a Folha, a tecnologia e a necessidade de estar disponível fazem com que a reflexão seja cada vez mais rara. “Há um apelo muito grande para estar em rede, compartilhar. Quem está de fora sente que está perdendo alguma coisa”.

O ideal é que tentemos ficar sozinhos sem nos sentirmos solitários, mantendo um pensamos positivo, sem um foco excessivo nos problemas.

Já que esta atividade negativa faz com que surja uma angústia maior, que expulsa o nosso sono e nos obriga a distrair a nossa mente. Experimente o silêncio e a quietude. Ouça a sua voz interior sem medo, pratique a solitude. Vai se surpreender.

 

Imagem de destaque: reprodução “Esqueceram de Mim”

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui