• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Pesquisadores criaram a Madeira Transparente para substituir o vidro

O material, que pode ser usado em casa, é mais resistente e mais barato.

Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia da Suíça desenvolveram um novo material inusitado, uma madeira transparente! A novidade poderá ser usada para substituir vidros, já que é muito mais resistente que o material criado a partir da areia.

O processo de criação da madeira transparente começa com a remoção do composto orgânico responsável por deixá-la marrom.

É removida lignina e adicionado polímero, dessa forma ela perde a “cor”, fica mais forte, e transparente. O interessante é que essa transformação não é tão cara, ou seja, pode ser que o mercado adote a novidade rapidamente. A ideia ainda é sustentável, afinal a madeira demora algumas décadas para se decompor, enquanto o vidro pode demorar mais de 10 mil anos.

Por enquanto são criadas apenas camadas finas dessa madeira, porém, é possível fazer estruturas maiores agrupando-as, por exemplo, para sustentar coisas mais pesadas. Quem sabe no futuro você não poderá ter uma casa com teto dessa madeira?

Apesar de ser uma surpresa, não é a primeira vez que criaram madeira transparente, no último ano pesquisadores da Universidade de Wisconsin fizeram um estudo semelhante para criar microchips de computador. A novidade ainda está sendo estudada, por isso não há informações sobre preço ou lançamento.

kth_madeira_transparente_sossolteiros

kth_madeira_transparente2_sossolteiros

Imagens: Inhabitat

Lucas Vinicius
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui