• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Pesquisa revela que os tênis de corrida podem estar arruinando seus pés

Não importa o quão caro sejam, usá-los não é tão saudável quanto achávamos.

Nosso corpo foi feito para correr, mas não em ruas de concreto. Para diminui o impacto, pensamos em calçados que pudessem nos ajudar. Foi assim que nasceram os tênis de corrida.

Porém, os números de acidentes e lesões por conta dessa prática só aumentaram nos últimos anos. E não é que os cientistas descobriram que os tênis de corrida são os nossos verdadeiros inimigos?

wtf

Segundo um estudo publicado pela Royal Society, uma instituição inglesa destinada à promoção do conhecimento científico, os tênis impedem nossos pés de fazer algo extremamente importante: funcionarem como molas naturais.

A Pesquisa

Os cientistas avaliaram 16 esportistas, que correram descalços e com tênis de corrida em uma esteira cheia de sensores, tudo para que se pudesse verificar as diferenças na hora do impacto.

E a conclusão é a de que sim, os tênis de corrida interferem no rendimento – mas de forma negativa.

Enquanto os corredores descalços puderam aumentar seu arco de propulsão, achatando completamente as solas dos pés e se alçando para o próximo passo de maneira eficiente, com os tênis essa capacidade de “mola” (chamada de arco longitudinal do pé) chegou a apenas 75% de sua capacidade.

Ou seja, os cientistas concluíram que além de atrapalharem a corrida, ainda modificam seus músculos, uma vez que obrigam seu corpo a compensar aqueles 25% de capacidade perdidos.

E agora?

A má notícia é que os cientistas ainda não sabem muito bem como resolver esse problema.

Na verdade, eles não estavam esperando que, em 40 anos, os tênis não tivessem de fato melhorado e se ajustado perfeitamente às necessidades do mundo moderno. Agora eles analisam novos modelos teóricos para melhorar a interação pé-tênis e assim tentar corrigir as falhas encontradas.

Mas nada de usar isso como desculpa para abandonar os exercícios, hein?

Fonte(s): Science Mag
Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui