• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Pesquisa revela que o álcool pode ser a fonte da juventude

O álcool retarda o envelhecimento e o DNA é mantido vivo por mais tempo.

Sabe aquele papo de que se a alma não envelhece, a gente continua eternamente jovem?

Pois então, a Ciência acaba de comprovar que se comportar como jovem fará você envelhecer mais devagar. E você sabe o que significa “se comportar como jovem”, né? Beber como se não houvesse amanhã!

Tá bem, não falaram nada sobre “beber como se não houvesse amanhã”, pelo contrário. O negócio é que o álcool conseguiu retardar esse processo que tanto assusta a maioria das pessoas.

De acordo com estudiosos das universidades de Tel Aviv e Columbia, que publicaram o estudo no site Plos One, o álcool pode ser um poderoso aliado no combate ao envelhecimento.

Como Funciona

Na pesquisa, notou-se que toda vez que as células do corpo se dividem, elas criam cópias das pontas dos cromossomos (os telômeros), que nada mais são do que sequências do nosso DNA.

A cada uma dessas repartições, os tais telômeros ficam ainda mais curtos, até não poderem mais se dividir e morrem como parte do processo natural de envelhecimento. Já com o consumo MODERADO de álcool, esse sistema demora mais para acontecer e o DNA é mantido vivo por mais tempo.

Ou seja, o álcool retarda as mortes do telômeros, mantendo as células vivas por mais tempo, consecutivamente, te mantendo mais jovem (ou menos envelhecido, se preferir).

Pelo menos foi isso o que aconteceu com as leveduras expostas à bebida pelos pesquisadores em questão. Segundo eles, esse tipo de fungo (as leveduras) tem muitas semelhanças com os seres humanos, o que os fez acreditar que o resultado seja o mesmo com a gente.

alcool2_sossolteiros

Martin Kupiec, um dos responsáveis por essa pesquisa, garantiu que o álcool modifica mesmo o processo de envelhecimento.

“Pela primeira vez, nós identificamos alguns fatores que alteram o comprimento do telômero, e mostramos como eles fazem isso. O que aprendemos pode um dia contribuir para a prevenção e o tratamento de algumas doenças”, declarou o especialista.

Por outro lado…

Os fãs de um saboroso cafezinho enfrentam uma consequência contrária: ficam mais velhos antes do tempo pois o consumo de uma das bebidas mais populares em todo o mundo acelera o encurtamento dos cromossomos.

Agora que sabe disso, pode celebrar à vontade com seus amigos e curtir o happy hour sem culpa. Tim tim!

Fonte(s): Plos One, Super Interessante
Felipe Gatto
Jornalista apaixonado por viajar e se aventurar por aí. Pensar na vida, defender o amor e falar sobre artes também é comigo mesmo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui