Colunas

Essa Pasta de Dente vai te ensinar a pensar melhor antes de falar

12 de abril de 2018
Postado por Dario

Neste artigo falamos sobre quão poderosa são as palavras, inclusive com um vídeo de um experimento que comprova isso. Mesmo assim, por muitas vezes fica difícil a gente segurar a língua e não “cuspirmos” negatividade por aí.

Sabendo dessa nossa característica afiada e de quão transformadoras podem ser as palavras que saem da nossa boca, uma mãe estadunidense criou uma tática incrível para mostrar à sua filha a importância do cuidado com o que dizemos.

Preocupada com a iniciação de sua filha no estudo fundamental – onde o bullying costuma rolar solto -, Amy Beth Gardner encontrou em um tubo de creme dental uma explicação prática para fazer sua filha, Breonna, entender a situação.

Em uma publicação em seu perfil no Facebook, Amy conta que utilizou um tubo de creme dental para mostrar a jovem estudante como ofender e machucar as pessoas com palavras causa um arrependimento sem volta.

Após pedir a garota que espremesse todo o creme dental do tubo em um prato, a mãe solicitou a Breonna que colocasse a pasta de volta ao seu recipiente original. Vendo a dificuldade e indignação da filha diante de tal pedido, a mãezona aproveita para explicar que assim como o creme dental, são nossas palavras.

Não adianta tentar consertar, o que foi dito, está dito.

Assim como este creme dental, uma vez que as palavras saem de sua boca, você não pode colocá-las de volta. Use suas palavras com cuidado, Breonna.” – Amy relata em um trecho da publicação.

Até o momento de conclusão desse artigo, a publicação já ultrapassa a marca de 1,3 milhões de reações, mesmo número que teve em compartilhamentos.

Veja abaixo a lição inspiradora:

“Minha filha começa o ensino fundamental amanhã. Nós decoramos o armário dela, compramos novos uniformes e até a surpreendemos com uma nova mochila. Mas esta noite, logo antes de dormir, nós fizemos outra coisa pré-ensino fundamental que é muito mais importante do que as outras.

Dei para ela um tubo de pasta de dente e pedi que colocasse todo o creme em um prato. Quando ela terminou, eu calmamente pedi que ela colocasse a pasta de volta no tubo. Ela começou a exclamar coisas como: ‘mas eu não posso!’ e ‘não vai ser como era antes!’. Eu calmamente esperei que ela terminasse e depois disse o seguinte:

‘Você vai se lembrar deste prato de creme dental para o resto de sua vida. Suas palavras têm o poder de vida ou morte. Você está prestes a ir à escola secundária e a ver quanto peso suas palavras carregam.

Você vai ter a oportunidade de usar suas palavras para magoar, humilhar, caluniar e ferir os outros. Você também vai ter a oportunidade de usar suas palavras para curar, estimular, inspirar e amar os outros. Você irá ocasionalmente fazer a escolha errada. Posso pensar em três vezes esta semana que eu fui descuidada ao usar minhas próprias palavras e causei danos.

Assim como este creme dental, uma vez que as palavras saem de sua boca, você não pode colocá-las de volta. Use suas palavras com cuidado, Breonna. Quando os outros estão usando mal as palavras, guarde as suas. Faça a escolha todas as manhãs de que palavras boas vão sair da sua boca. Decida hoje à noite que você será uma doadora de vida ao ir para o ensino médio. Seja conhecida por sua bondade e compaixão.

Use sua vida para dar ao mundo a vida que eles precisam tão desesperadamente. Você nunca, nunca vai se arrepender de escolher a bondade.”

Sempre Família, Blasting News, Green Me, Amy Beth Gardner - Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS