• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Como recuperar fotos deletadas – Passo a Passo

Para aquele momento que você ia apertar em “deletar uma foto” e apertou “deletar TODAS as fotos”

Sou fanático por fotos e sempre que posso dou uma sugestão de aplicativos e programas de fotografia aqui no Techlandia. E a dica de hoje foi a descoberta mais sensacional que tive nos últimos tempos (tão foda quanto usar creme de barbear para remover manchas no tapete – não ficou sabendo? Olha AQUI).

Você com certeza deletou uma ou várias fotos sem querer de sua máquina digital e ficou desejando voltar no tempo e deixar de ter os dedos tão ágeis (mas elas gostam disso, vai dizer que não?). Pois é, nessas minhas últimas férias eu deletei mais de 600 fotos da minha câmera de minha viagem para Paris e quase tive um surto psicótico. Sabe aquela coisa: você ia apertar em “deletar uma foto” e apertou “deletar TODAS as fotos”? Pois é, fiz isso.

 

sos_solteiro_raiva

 

Então, se você já passou por isso, vou te ensinar como recuperar suas fotos:

Passo 1

Não se desespere. Não adianta, se você deletou as fotos da máquina, não há nenhuma função nela que faça você recuperá-las (acredite, eu fucei em toda a configuração para chegar a essa conclusão).

Passo 2

sos_solteiro_cartaodememoria

 

Não use mais seu cartão de memória. Isso é importantíssimo se você quiser recuperar as fotos. Tire o cartão de memória da máquina e não use ele mais até recuperar as fotos (nos passos a seguir). Vou explicar por que logo em seguida.

Passo 3

 

sos_solteiro_recuva1

 

Você precisa baixar em um computador o programa Recuva (baixe gratuitamente no Baixaki). Esse programa permite que você recupere suas fotos, vídeos e outros dados deletados, seja em um pen drive, uma máquina digital ou qualquer outro dispositivo que você não tenha gravado coisas em cima.

Entenda como funciona: Lembra aquelas fitas de vídeo cassete já usadas das férias da sua família no verão de 92 que você gravou vídeos pornô em cima? Pois é, os dispositivos digitais também funcionam assim. Sempre que você deleta os dados (fotos, vídeos, etc), esse dados novos dados ficam armazenados numa espécie de “pasta fantasma”, que você não pode ver, mas ela existe. E aí, quando você começa a gravar novos dados, eles vão substituindo o lugar desta pasta fantasma.

Esta aí o segredo para recuperar os arquivos que você deletou: recuperá-los desta pasta fantasma antes que ela dê lugar para novos arquivos. É o que o programa Recuva faz!

Passo 4

 

sos_solteiro_recuva2

 

Selecione que tipo de arquivo você quer recuperar

Passo 5

 

sos_solteiro_recuva3

 

Selecione onde estavam os arquivos. Se eles estavam no cartão de memória da sua máquina, basta colocá-lo na porta de cartão de memória do seu notebook (acredite, ela existe, demorei para encontrar).

Passo 6

 

sos_solteiro_recuva4

 

Cruze os dedos. Digo isso pois o programa vai tentar ao máximo recuperar todos os arquivos, mas alguns deles podem ter sido corrompidos. Quando usei, das 600 fotos que eu havia perdido umas 10 tiveram problemas. Nada tão grave.

Passo 7

Selecione os arquivos desejados e salve-os em uma nova pasta!

 

Agora já sabe né: deletou sem querer, não se desespere! Lembre dessa dica do Techlandia e tenha sempre o Recuva instalado no seu PC.

 

 

Paulo Basile – @paulinhobasile – Jornalista, quase publicitário, especialista em mídias digitais e geek de carteirinha. Conectado 24 horas por dia, passo mais tempo na web que com minha família. De olho em todas as novidades que rolam na rede, nesta coluna você vai receber dicas geniais de como facilitar sua vida com a ajuda da tecnologia, seja ela em seu smartphone, notebook, tablet ou no pager (dá para ser nostálgico e tecnológico ao mesmo tempo!)

 

 




Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui