• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Pare de comprar Pasta de Dente dentro de caixinhas

Só no Brasil, são produzidas 750 milhões de caixinhas por ano.

Cada brasileiro produz em média 1 kg de lixo por dia e 18% dele é depositado em lixões. Uma grande parte desse resíduo que poderia facilmente ser evitada é papel. As caixinhas de pasta de dente, por exemplo, não têm serventia alguma. É só lixo. Afinal, o produto já vem embalado, as caixinhas só servem para ficar bonito na prateleira.

Um vídeo publicado no canal Alan’s Theory viralizou nas redes sociais ao questionar exatamente isso. De acordo com a publicação, são produzidas cerca de 900 milhões de caixas por ano, somente nos Estados Unidos. Já no Brasil, segundo uma petição pública, seriam ao menos 750 milhões de caixas inúteis por ano!

Vale dizer que, além de todo o lixo, essa caixinha encarece o produto final, bem como gasta toneladas de papel para sua confecção.

Pois bem, é possível fazer diferente. Na Islândia, ao menos 90% das pastas de dente não são vendidas em caixinhas de papelão. A proibição ocorreu por pressão da sociedade. Além disso, o país irá proibir a partir de 2020 o uso de pratos e talheres de plástico. Não é atoa que o país é considerado um dos mais verdes e amigos do ambiente no mundo.

Para mudar essa realidade, Alan dá 3 dicas:

1. Compre somente pastas que não vem em caixinha;

2. Marque no vídeo (ou nesse artigo) pessoas que você conheça que seja do governo ou da indústria de pasta de dente;

3. Espalhe essa informação.

Nós podemos ver isso.

Mas você pode fazer ainda melhor e produzir a sua própria pasta de dente, veja 7 receitinhas aqui.

Além disso, há uma petição online com mais de 107 mil assinaturas pedindo para as empresas pararem de produzir essas embalagens.

Aqui no Brasil, onde apenas 3% de todo o lixo produzido é reciclado, infelizmente existem poucas e tímidas medidas no sentido de diminuir a produção de lixo inútil. Como é o caso da petição online que pede o fim das embalagens supérfluas. A popularidade desse tema é tão baixa que a iniciativa conta com menos de 300 assinaturas.

Uma outra solução, inclusive para diminuir o problema com lixo plástico, foi dada por um estudante da Universidade de Artes de Londres, que desenvolveu um tubo para pasta de dente totalmente sustentável. Por enquanto a ideia é só um protótipo.

O que fazer com as caixinhas que existem hoje?

O aproveitamento para compostagem nesse caso é um problema, por conta da química usada nas cores, por exemplo. Então, além de enviar para reciclar, uma possibilidade é o aproveitando desse material para fazer algum tipo de artesanato.

Existem vários tutoriais na internet, é possível usar como porta lápis, brinquedo, vaso de plantas, enfeite, é só usar a criatividade.

Fonte(s): Abrelpe, YouTube, Natgeo, Change, Fragmaq, Change, Ecycle
Thays Martins
Estudante de jornalismo, acredita que ainda existe humanidade nas pessoas. Amante de viagens, boas conversas, discutir filmes loucos e contar histórias. Não faz nada sem os fones de ouvido e tem uma playlist que vai de Anitta a Johnny Cash. Acha que a beleza está nas pequenas coisas e ainda está tentando descobrir como não enlouquecer neste mundo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui