• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

“Parafina na casca da maçã”: Será que é verdade?

Polêmica invadiu a internet após vários vídeos serem divulgados.

Hora ou outra aparece uma notícia polêmica sobre alimentação que é capaz de deixar até os menos preocupados com uma família de pulgas atrás da orelha.

Há um tempo vem sendo difundida uma informação de que os supermercados estão aplicando parafina na casca de diversas frutas para dar mais brilho e deixá-las mais sedutoras.

No vídeo abaixo, assim como outros divulgados no Youtube, redes sociais e no Whatsapp, consumidores mostram que, ao raspar a casca, a maçã libera uma espécie de substância branca, igual a parafina usada em pranchas de surf. Veja:

Sim, é verdade que algumas frutas, como a maçã, soltam um tipo de cera caso raspemos a casca com uma lâmina. Mas não precisa se preocupar, o que rolou foi uma grande confusão.

O que muitos dizem ser parafina, na realidade é uma cera natural, conhecida como cera de carnaúba, que não causa mal nenhum a saúde se consumida, conforme informa a pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Lenice Magali do Nascimento, em entrevista ao site da Revista Globo Rural.

A informação também foi confirmada pela empresa Fisher, responsável pelas maçãs da “Turma da Mônica“, que foi alvo de muitas críticas quando essa história toda de “maçã com parafina” veio à tona. Segundo o site Boatos.org, em um comunicado oficial, a empresa confirmou que usa a cera natural em seus alimentos, ou seja, nada de parafina.

É bom lembrar que a aplicação da cera de carnaúba não é feita apenas por questões estéticas. O produto é capaz de proteger as frutas contra mudanças de temperatura, sujeiras, excesso de água, além de repor a cera natural que toda fruta já tem.

Fonte(s): Revista Globo Rural, Boatos.Org
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui