• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Pão velho e duro? Conheça a melhor forma de salvá-lo!

Entenda porque o seu pãozinho endurece e outras técnicas para deixá-lo como novo.

Bruno Oliveira Publicado: 19/07/2022 09:27 | Atualizado: 19/07/2022 09:50

Apesar do pão duro se transformar numa deliciosa farinha de rosca, às vezes tudo que queremos é um pão fresquinho e macio. Então, se tudo que você tem em casa é um pão velho, não se preocupe pois vamos te ensinar um truque fácil e rápido para amolecer o pão duro em casa.

 

Como fazer o pão duro ficar macio de novo

O primeiro passo é umedecer apenas um pouco a parte externa do pão duro com água. Você pode usar um borrifador ou a própria mão. Nesse caso, molhe as mãos e passe por volta de todo pão até ele ficar úmido.

Cuidado para não encharcar o pão!

 

O segundo passo é colocar esse pão no forno pré aquecido, pode ser tanto no forno elétrico, quanto a gás e até na airfryer! Exponha o seu pão umedecido ao calor do forno (200ºC) por mais ou menos 3 minutos, até ele ficar douradinho (ou crocante).

 

Agora é só retirar o pão do forno e se deliciar. Recomendamos que use esse método apenas quando for consumir o pão, pois depois de frio o pão vai endurecer novamente.

 

Como amolecer o pão duro no micro-ondas

Alguns seguidores do Almanaque SOS questionaram se o método funcionava apenas no forno, como o Eduardo Felipe, que comentou em nosso Instagram:

“E quem não tem um forninho desse 😂”

A boa notícia é que também dá pra reproduzir o método no micro-ondas. O processo é praticamente o mesmo, com a diferença de que o resultado pode ser um pão um pouco mais “molenga” ou borrachudo.

Isso ocorre porque o ar frio do micro-ondas faz com que o vapor condense rapidamente em um líquido, o que evita que os alimentos desenvolvam uma superfície crocante ao adicionar umidade; por isso o pão duro não obtém uma textura crocante e a pizza fica mole quando esquentados no micro-ondas.

Além desse problema, logo depois de aquecer o pão vai secar e vai virar uma pedra! Por isso, nesse método, é importante comer rápido.

Tendo isso em mente, umedeça o seu pão como explicado previamente e deixe-o no micro-ondas ligado por um tempo entre 20 e 30 segundos, caso usar o forno não seja uma opção.

Algumas pessoas também comentaram que a técnica funciona melhor se você colocar um copo de água junto com o pão no micro-ondas, como a Iaura Medeiros explica em nosso TikTok:

“Também funciona esquentar no microondas com um copo de água. 😁”

A ideia é usar o vapor da água do copo para umedecer o pão, nós não testamos mas fica a alternativa para quem quiser testar por conta própria.

 

Outros métodos para salvar o pão velho

Caso você esteja com pressa ou com preguiça de usar o forno, trouxemos algumas alternativas sugeridas pelos nossos inscritos no Youtube:

“Não precisa ser no forno, pega uma panelinha e coloca ele (o pão) e vira dos dois lados, ele fica novinho, parece que foi comprado naquele dia!!!”, comentou a Larissa Barros.

“Aqui na roça tem sabugo, que sobra do milho, e minha vó sempre coloca o sabugo (limpo, claro) úmido no fundo da panela e coloca os pães em cima, esquenta um pouco e o vapor amolece.”, complementa a Gabriele Chicora em nossa publicação.

Já outros usam uma cuscuzeira para expor o pão duro ao vapor da água quando ferve. Embora nós não tenhamos testado essas técnicas, faz muito sentido que elas funcionem, vejamos a seguir o que dizem os especialistas.

 

Como é possível salvar um pão que ficou duro?

Segundo artigo publicado pelo site especializado em pães, Busby’s Bakery, todos os tipos de processo envolvendo preparação e manutenção de pães no mundo envolvem calor e umidade. Seja no processo de mistura, fermentação e até de cozimento, o pão está em constante contato com líquidos e altas temperaturas.

No entanto, depois de assado o pão vai gradualmente perdendo a umidade e isso é o que faz ele ficar duro depois de alguns dias, em contato com o ar. Na técnica que ensinamos, assim como nas recomendadas pelos seguidores, o processo que é feito é o de levar a umidade de volta ao pão, pelo menos por um tempo.

Funciona basicamente assim: a água penetra na superfície do pão, enquanto o calor faz essa água virar vapor, umedecendo até as áreas mais internas do alimento.

O problema é se você encharcar o pão a um nível que essa água não possa evaporar, aí o seu pão vai só ficar molhado mesmo. Por fim, uma vez que a água evaporar por completo, o pão voltará a ficar duro novamente, por isso recomendamos o consumo imediato.

Todo o processo de fabricação do pão é fascinante e se você começou a se interessar, saiba que é um caminho sem volta! Para alimentar o seu novo vício, confira nosso artigo com 17 receitas fáceis de pão caseiro e exercite sua habilidade hoje mesmo!

Fonte(s): Busbys Bakery, Tudo Receitas, VEJA
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui