• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Pão de queijo de chocolate: receita diferente e deliciosa!

Conheça a versão de chocolate do quitute mais amado do Brasil.

Bruno Oliveira Publicado: 26/08/2022 09:25 | Atualizado: 26/08/2022 09:27

O pão de queijo é considerado patrimônio cultural gastronômico do Brasil, tanto que existe até data comemorativa em seu nome, no dia 17 de agosto. Para aproveitar essa data, decidimos nos propor um desafio: criar uma deliciosa receita de pão de queijo e chocolate.

 

Receita: Pão de Queijo com Chocolate

Confira os ingredientes que usamos durante a receita:

  • 170g de Chocolate cacau 40% (duas barras de 85g)

  • 150g de Creme de Leite integral (metade da lata)

  • 1 lata (cheia) de Queijo Mussarela ralado bem fininho

  • 1 lata de Polvilho doce

  • 85g de Chocolate cacau 60% (1 barrra) – opcional

Note que durante o teste utilizamos a lata do creme de leite como medidor. Essa receita rende aproximadamente 12 pãezinhos.

E antes que os mineiros venham nos xingar (com razão), já esclarecemos que essa receita é uma adaptação do biscoito de queijo (uma versão simplificada do pão de queijo). O nome “pão de queijo com chocolate” serve apenas como referência.

Quebre o chocolate e leve ao micro-ondas em rodadas de 30 em 30 segundos, até que ele derreta por completo. Feito isso, reserve até esfriar.

 

Enquanto isso, coloque o forno para aquecer a 200ºC. Agora chacoalhe bem a latinha do creme de leite, para misturar o soro com a massa. Só então adicione meia lata em uma vasilha, depois o chocolate e misture até formar uma mistura homogênea (ganache).

 

Em seguida, rale o queijo mussarela no menor tamanho possível e adicione à mistura. Agora é a vez do polvilho doce, então misture bem até ganhar uma consistência homogênea de massa.

 

Em seguida, unte a forma e distribua a massa nos espaços com o auxílio de duas colheres. Essa massa costuma esparramar, por isso, sugerimos que utilize formas que contenham a massa (pode usar forminha de cupcake, por exemplo).

 

Por fim, leve a forma com a massa ao forno preaquecido a 200ºC, deixe lá por 5 minutos e só então mude a temperatura para 180ºC, então asse por 30 minutos.

 

Assim que sair do forno, espere esfriar – caso contrário, ele ficará muito mole. Para finalizar, derreta a barra de chocolate cacau 80% e a utilize como uma calda; vale muito a pena!!

 

Entenda a origem do pão de queijo

Pouco se sabe sobre quando saiu do forno a primeira fornada de pãozinho de queijo. Todavia, muitos acreditam que tenha-se originado dentro do estado de Minas Gerais ainda durante o período do Brasil imperial.

O fato é que, na época, a farinha de trigo era um produto pouco presente no país, já que sua comercialização veio a ser difundida em larga escala por aqui apenas a partir do século XX.

Sendo assim, o polvilho surge como uma alternativa ideal, visto que sua origem é da mandioca, que já era um alimento muito característico do nosso país, confeccionado principalmente pelos povos indígenas. Uma saudação à mandioca!

A princípio, o queijo utilizado era o que havia endurecido de um dia para o outro nas fazendas, considerado uma sobra. Logo, uniu-se o útil ao agradável e a ideia de misturar esse queijo, ralado, com o polvilho deu origem ao tão amado pão de queijo.

Com o passar do tempo, o quitute ganhou ainda mais espaço no coração e na cultura do brasileiro, até ganhar a sua versão vegana e sua própria data de destaque.

 

Quem adorou a ideia

Alguns seguidores do Almanaque SOS amaram a ideia de misturar o chocolate com o pão de queijo. Veja a seguir o que eles comentaram em nosso Instagram:

“Parece comida de grávida, PORÉM QUERO!!!”, diz Akemi Chinen.

“Os mineiros deveriam boicotar isso aí. É uma ofensa! Como eu não sou mineiro, pode mandar pra cá! 😂”, brinca Fernando Lucas em seu comentário.

“Eu amei demaissssss! 😍😍😍” afirma Victor Han.

Já o Rafael Coleone teve uma dúvida bem interessante sobre o chocolate e compartilhou com a gente em nosso TikTok:

“Com cacau? Os outros [chocolates] não tem cacau?😳”

Tem sim, Rafa. O chocolate utilizado, na verdade, tem MAIS cacau.

Fonte(s): Lacta Brasil, Casa e Jardim, Tudo Gostoso, Forno de Minas
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui