• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Chocotone com manteiga na chapa (Panetone também!)

Conheça a receita que vai te fazer perguntar por que você não pensou nisso antes.

Bruno Oliveira Publicado: 23/09/2022 09:16 | Atualizado: 23/09/2022 09:16

Ele chegou! Já é visto nos mercados uma das sobremesas natalinas mais gostosas, o panetone e o chocotone. Para sair da mesmice, o Canal dos Caçadores publicou vídeo ensinando a assá-los na chapa e fez o maior sucesso!

A partir do nosso incontrolável impulso de comer, decidimos testar: Será que funciona?

 

Teste: como fazer panetone/chocotone na chapa

A receita é bem simples e leva apenas dois ingredientes:

  • Panetone ou Chocotone*

  • Manteiga (com sal)

*No vídeo eles utilizam chocotone, por isso, testamos dessa maneira.

 

O primeiro passo foi derreter a manteiga; o vídeo não especifica a quantidade, mas dá para perceber que é algo próximo a uma colher de sobremesa.

Logo depois que a manteiga derreteu, colocamos uma fatia do chocotone e esperamos dourar, depois viramos do outro lado para dourar também.

 

A receita é literalmente isso. O próximo passo é se deliciar com seu panetone fresquinho de chapa.

 

Resultado: chocotone tostado na chapa funciona?

Resposta rápida: sim!

O que mais nos impressionou o Dario é como ele fica crocante por fora, e super macio por dentro. Além disso, a escolha da manteiga com sal, sugerida no vídeo original, é realmente ótima, pois o sal cria um tom doce-salgado.

 

Conheça um novo método para cortar o panetone

Não é uma regra, porém existe um jeitinho de cortar o panetone de uma forma que você não perde nada e fica bem mais prático na hora de comer.

O truque é serrar primeiro a parte inferior do pão, antes mesmo de cortar a primeira fatia.

 

Dessa forma, você evita que ele fique se partindo todo quando você for cortar. A fatia sai perfeita!

 

Confira a opinião de quem já experimentou

Alguns seguidores do Almanaque SOS já testaram a receita e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Eu amo fazer lanche de panetone na chapa com queijo derretido, fica ótimo 💜”, comenta Athena Autopsy em nosso Instagram.

“Aqui na minha cidade tem uma doceria que faz isso. Chocotone na chapa servido com uma bola de sorvete de creme. Meu, é simplesmente a melhor coisa do mundo!”, diz Ana Simplicio em nossa página do Facebook.

Já a Karina compartilhou uma experiência afetiva com a gente em nosso canal no Youtube:

“Minha avó me dava panetone com manteiga/margarina.. Sempre! Mas sem fazer na frigideira, só passava no panetone mesmo e eu adorava. Até hoje as vezes ainda como assim. Que saudade que deu dela agora!!!”.

 

Saiba mais sobre o Panetone

O panetone foi popularizado no Brasil a partir da segunda metade do século XX, trazido por imigrantes italianos que chegavam aos montes por aqui na época. Todavia, logo a receita ganhou espaço na mesa de todos os brasileiros tornando-se um ícone das reuniões festivas.

Outra curiosidade interessante é a respeito do nome Panetone, que foi batizado dessa forma como uma homenagem ao cozinheiro que criou a receita, mesmo que acidentalmente.

A história é que um padeiro italiano chamado Toni estava preparando pães e tortas para o natal, mas devido ao cansaço do trabalho exaustivo acabou colocando o recheio da torta nos pães. A partir daí, surgiu a ideia de que a receita era o “ pão do Toni” ou “pani di Toni”. Panetone.

Desde então, a receita tradicional ganhou forma no mundo inteiro e é modificada até hoje com versões cada vez mais inusitadas.

 

O que aprendemos com essa dica:

  • Chocotone na chapa com manteiga e sal é gostoso demais;
  • Cortar o panetone por baixo facilita a retirada das fatias;
  • Panetone se chama assim como referência ao “pão do Toni”.

Confira o vídeo do teste na íntegra.

Fonte(s): Pão de Açúcar
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui