Ele chegou! Já é visto nos mercados uma das sobremesas natalinas mais gostosas, o panetone e o chocotone. Para sair da mesmice, o Canal dos Caçadores publicou vídeo ensinando a assá-los na chapa e fez o maior sucesso!
A partir do nosso incontrolável impulso de comer, decidimos testar: Será que funciona?
Teste: como fazer panetone/chocotone na chapa
A receita é bem simples e leva apenas dois ingredientes:
-
Panetone ou Chocotone*
-
Manteiga (com sal)
*No vídeo eles utilizam chocotone, por isso, testamos dessa maneira.
O primeiro passo foi derreter a manteiga; o vídeo não especifica a quantidade, mas dá para perceber que é algo próximo a uma colher de sobremesa.
Logo depois que a manteiga derreteu, colocamos uma fatia do chocotone e esperamos dourar, depois viramos do outro lado para dourar também.
A receita é literalmente isso. O próximo passo é se deliciar com seu panetone fresquinho de chapa.
Resultado: chocotone tostado na chapa funciona?
Resposta rápida: sim!
O que mais nos impressionou o Dario é como ele fica crocante por fora, e super macio por dentro. Além disso, a escolha da manteiga com sal, sugerida no vídeo original, é realmente ótima, pois o sal cria um tom doce-salgado.
Conheça um novo método para cortar o panetone
Não é uma regra, porém existe um jeitinho de cortar o panetone de uma forma que você não perde nada e fica bem mais prático na hora de comer.
O truque é serrar primeiro a parte inferior do pão, antes mesmo de cortar a primeira fatia.
Dessa forma, você evita que ele fique se partindo todo quando você for cortar. A fatia sai perfeita!
Confira a opinião de quem já experimentou
Alguns seguidores do Almanaque SOS já testaram a receita e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:
“Eu amo fazer lanche de panetone na chapa com queijo derretido, fica ótimo 💜”, comenta Athena Autopsy em nosso Instagram.
“Aqui na minha cidade tem uma doceria que faz isso. Chocotone na chapa servido com uma bola de sorvete de creme. Meu, é simplesmente a melhor coisa do mundo!”, diz Ana Simplicio em nossa página do Facebook.
Já a Karina compartilhou uma experiência afetiva com a gente em nosso canal no Youtube:
“Minha avó me dava panetone com manteiga/margarina.. Sempre! Mas sem fazer na frigideira, só passava no panetone mesmo e eu adorava. Até hoje as vezes ainda como assim. Que saudade que deu dela agora!!!”.
Saiba mais sobre o Panetone
O panetone foi popularizado no Brasil a partir da segunda metade do século XX, trazido por imigrantes italianos que chegavam aos montes por aqui na época. Todavia, logo a receita ganhou espaço na mesa de todos os brasileiros tornando-se um ícone das reuniões festivas.
Outra curiosidade interessante é a respeito do nome Panetone, que foi batizado dessa forma como uma homenagem ao cozinheiro que criou a receita, mesmo que acidentalmente.
A história é que um padeiro italiano chamado Toni estava preparando pães e tortas para o natal, mas devido ao cansaço do trabalho exaustivo acabou colocando o recheio da torta nos pães. A partir daí, surgiu a ideia de que a receita era o “ pão do Toni” ou “pani di Toni”. Panetone.
Desde então, a receita tradicional ganhou forma no mundo inteiro e é modificada até hoje com versões cada vez mais inusitadas.
O que aprendemos com essa dica:
- Chocotone na chapa com manteiga e sal é gostoso demais;
- Cortar o panetone por baixo facilita a retirada das fatias;
- Panetone se chama assim como referência ao “pão do Toni”.
Confira o vídeo do teste na íntegra.