• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Panela de pressão não é um bicho papão

Ela não vai explodir, basta seguir esse guia para iniciantes.

Tia Sandra Publicado: 08/07/2014 12:49 | Atualizado: 22/07/2020 17:41

A gente cresce, e nossos medos também. Por exemplo, a panela de pressão é o bicho papão dos solteiros! Mas para evoluirmos um dia temos que superar, e depois ao olhar para trás, vai entender que não era tão assustador assim.

E digamos que sem essa panela não há condições de sobreviver na ralação do dia a dia e na preparação de um ou outro prato. É ela que facilita a vida quando o assunto é economia do tempo, do gás, e de uma forma ou outra, vai te ajudar a preparar aquelas comidinhas gostosinhas, transformar a carne de segunda em carne de primeira, fazer sopinhas deliciosas, e o nosso querido feijão!!

⇢ Como fazer o “Feijão da Mamãe” (Passo a passo em vídeo para iniciantes)

Mas tudo tem seu porém, claro. Vários cuidados são necessários, ao comprar, ao lavar e outras coisas que vamos falar agora.

 

Hora da compra

panelaPressao_clip_image002

Compre sempre sua panela numa loja ou magazine, nunca em ambulantes, eles não tem nota fiscal, nem o selo o INMETRO, que prova que já foram testadas e estão prontas para o uso, atendendo todas as normas de segurança do produto. Nunca esqueça de guardar a nota fiscal para qualquer eventualidade.

 

Manual

seguranca

clock

Como qualquer produto, ela também vem com um manual, e para todo marinheiro de primeira viagem, é muito bom ler tudo e manter guardadinho para uma consulta, se necessário. Observe, por exemplo, a capacidade da sua panela, se é de 5 litros, nela poderá ser utilizado apenas 3 litros, para o espaço do vapor e também para não entupir a válvula.

 

Cuidados com a válvula

mulher.yahoo

A válvula maior solta o excesso do vapor e a menor, a de segurança, serve para soltar o vapor quando a maior não funcionar e assim evitar uma explosão. Para que isso não aconteça, assim que sua panela começar a pegar a pressão, verifique se o vapor sai nos dois furinhos da válvula maior.

Por isso, é necessário a lavagem dela sempre que usar, retirando toda a gordura e eventuais restos de temperos, cascas de feijão ou de qualquer outro alimento. O ideal é não colocar condimentos ao cozinhar, para que não ocorra entupimento da válvula durante o cozimento.

E assim que a válvula começar a apitar, pode abaixar o fogo, a temperatura não mudará o curso do cozimento, e assim economizará mais gás. E outra coisa, não mexa na válvula enquanto a panela estiver no fogo!!

 

Cuidados com a tampa

borracha-da-panela-de-pressao

Na tampa possui uma borracha de vedação, que deverá sempre estar bem colocada. E também observe se ao ferver o alimento, não esteja borbulhando pela sua lateral, sinal que a borracha está mal colocada, estragada ou a tampa amassada.

Procure lavar e guardar a tampa separada da borracha e nunca a use quando ressecada, o ideal é que esteja sempre macia. Não é necessário dizer que o cabo da panela (de todas) deverá estar para o lado de dentro do fogão, para que não haja acidentes.

 

Retirar a pressão

panela de pressao 8

sayido

O ideal é retirar a pressão deixando esfriar naturalmente, pois pode até desligar antes do tempo determinado, que o calor continuará a cozinhar sua refeição. Mas se tem pressa, coloque sob a torneira só a lateral da panela, com o resfriamento o vapor vai saindo sozinho, abrindo a tampa da panela.

Evite contato da água com a válvula ou a tampa, pois rachará a borracha mais rapidamente. Não force a tampa caso esteja difícil de abrir, poderá causar um grande estrago em você, sabe o Sloth do Goonies, então… Tudo a seu tempo.

Ela só abrirá facilmente quando estiver totalmente sem vapor, portanto aguarde!

 

Não jogue fora!

Se sua companheira de cozinha ficou velha, não a abandone, pode dar para sua mãe ou sua avó, ou fazer uma doação, farão bom proveito, pode acreditar.

 

Fontes

blogamelias | magazineluiza | dicasdemulher | receitasdeminuto | escolachocolate

 

Tia Sandra
Formada na Faculdade da Vida, nasci no interior de SP, morei no Rio, São Paulo e voltei para o interior (Bebedouro-SP) e daqui não saio mais… adoro! Sou uma senhora com alma de artista e comportamento de menina adolescente #mimdêxa. Adoro viajar, usar o facebook, cuidar da minha casa e tomar meus bons drinks. Sou solteira por opção, tenho 3 filhos lindos, 1 neta maravilhosa, 3 gatinhas e 3 grandes defeitos, falar demais, comprar demais e ser demais #muahh.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui