Panela de pressão: 7 dicas para vencer o medo!
Dicas

Panela de pressão: 7 dicas para vencer o medo!

24 de setembro de 2023
Postado por Andressa Reis

A panela de pressão é uma heroína da cozinha brasileira, a comida fica pronta mais rápido, economizando muito do nosso tempo.

Mas muita gente tem medo de usar e acha que ela é o bicho papão, afinal, é comum ouvir relatos de acidentes com panela de pressão, aí ela vira uma vilã!

O risco de acontecer algo grave é real, por isso, o Almanaque SOS veio te explicar como usar a panela de pressão com segurança, bora lá?

1. Confira o Selo Inmetro

Sabia que desde 2010 o Inmetro exige um selo de segurança?

Essa certificação garante que a panela de pressão passou por testes de qualidade seguindo os padrões técnicos do Brasil. Caso não tenha sido fabricada dentro dos requisitos, ela não pode ser comercializada.

Então, quando for às compras, observe a embalagem e a panela de pressão para conferir esse selo. Também peça a nota fiscal e procure o número de registro, ele comprova que a panela não é falsificada.

Não compre em ambulantes, eles não têm nota fiscal, nem garantem que a panela foi testada. Lembre de guardar a notinha para qualquer eventualidade.

Como qualquer produto, a panela de pressão também vem com um manual, e para todo marinheiro de primeira viagem, é muito bom ler tudo e manter guardadinho para uma consulta, quando necessário.

2. Não encha muito nem pouco

Esse aqui é um perigo que muita gente não presta atenção.

Encher demais a panela faz com que o ar que fica lá dentro comece a sair, vazando líquido e até resquícios do alimento pela válvula. A válvula pode entupir e causar um grande caos!

Colocar pouca água também é perigoso, já que ela pode evaporar rapidamente e queimar a comida.

O correto é encher 2/3 da panela, assim, a pressão vai ter espaço pra circular e a comida vai ficar pronta de forma segura. Por exemplo, se a capacidade da sua panela é de 5 litros, você pode usar 3 litros no máximo.

3. Não deixe o fogo alto

O fogo alto acelera a saída do vapor de dentro da panela. É mais seguro deixar o fogo baixo, desse jeito, você mantém um bom ritmo de cocção, sem que a água na panela seque rápido.

Não deixe o fogo passar das laterais da panela, ele deve ficar direcionado apenas no centro.

Assim que a válvula começar a apitar, pode abaixar o fogo, a temperatura não vai mudar o curso do cozimento e ainda economiza mais gás.

Também é importante prestar atenção ao tempo de cozimento: ele deve ser contado a partir do momento que a panela começar a “chiar”.

4. Não mexa na panela durante o cozimento

É importante deixar a panela de pressão cumprir sua missão quietinha.

Ficar mexendo e mudando a posição da panela altera o jeito que o vapor está saindo. O movimento também muda a posição da comida que tá lá dentro, e aí, os resíduos podem subir e grudar na parte interna da válvula de segurança.

Por isso, não mexa na válvula nem na panela enquanto estiver no fogo. Vale lembrar que o cabo da panela (de todas) deve ficar para o lado de dentro do fogão, para que não haja acidentes.

5. Espere a pressão sair sozinha

O ideal é retirar a pressão deixando esfriar naturalmente, pode até desligar antes do tempo determinado, o calor ainda vai cozinhar sua refeição.

A panela só abre com facilidade quando está totalmente sem vapor, então aguarde!

Nada de ficar mexendo na válvula, beleza? Não coloque talheres nem deixe a panela embaixo d’água pra acelerar a saída da pressão.

Quando isso acontece, a pressão quente sai muito rápido e pode causar queimaduras. A água da torneira também pode causar um choque térmico que danifica a panela de pressão e faz a borracha rachar mais rapidamente.

6. Limpe as válvulas e a borracha

A tampa da panela de pressão acumula resíduos de comida nas válvulas e na borracha.

Essa sujeira impregnada acaba entupindo as válvulas, olha só o perigo! Sempre que for lavar a panela de pressão, retire a borracha e o pino da válvula maior pra fazer uma limpeza caprichada.

Lave a borracha e a região que ela se encaixa, tire o pino e use um clipe de papel pra limpar a parte de dentro da válvula maior.

Assim, você limpa e desentope essa parte importante da tampa, o que ajuda muito a prevenir explosões.

O Corpo de Bombeiros recomenda que a borracha de vedação seja guardada separada da tampa, pra não perder a elasticidade, o ideal é que ela esteja sempre macia.

7. Troque as peças

Muitos acidentes acontecem porque as peças se desgastam com o tempo de uso e devem ser trocadas por outras que sejam originais, nada de repor sem saber a procedência, tá bom?

A válvula de segurança menor deve ser trocada a cada 5 anos, e a borracha de vedação, a cada 6 meses, mas fique de olho se ela ressecar ou perder a elasticidade para repor quando for necessário.

Quando estiver cozinhando, observe se a borracha está borbulhando pela lateral, esse é um sinal que a borracha está mal colocada, estragada ou a tampa está amassada.

Dica Extra: O que fazer se a panela de pressão inchar?

Se você perceber que a panela parou de “chiar” ou começou a inchar, desligue o fogo e se afaste imediatamente! Isso significa que a válvula que controla a pressão parou de funcionar, e traz risco de explosão!

Caso você ache arriscado chegar perto pra apagar o fogo, desligue o gás e avise às outras pessoas para não se aproximarem até que a situação esteja controlada.

E quando sua companheira de cozinha ficar velha, não a abandone, reponha as peças por outras originais como nós já recomendamos, aí você pode dar para sua mãe ou sua avó, ou fazer uma doação, farão bom proveito, pode acreditar.

 

Magazine Luiza, Atlas, Corpo de Bombeiros do Ceará, Governo do Tocantins, IPEM - SP

MATÉRIAS RELACIONADAS