• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Antes de usar a panela antiaderente, faça a isso (ou vai grudar!)

A técnica de ‘cura’ evita que o teflon daquela sua frigideira cara grude em pouco tempo.

Junio Silva Publicado: 21/08/2020 11:27 | Atualizado: 21/08/2020 18:35

Apesar dos manuais de instruções serem ignorados, algumas informações extremamente valiosas estão lá. É o caso da técnica de ‘cura’ para a panela antiaderente não grudar (e durar mais), com uma simples preparação antes do primeiro uso; técnica que é deixada de lado por muitos de nós.

 

O sucesso das frigideiras e panelas antiaderentes vai de cozinhas profissionais até a vida daqueles que precisam preparar a sua própria gororoba em casa.

Entre as principais vantagens, elas são conhecidas por não grudar os alimentos enquanto cozinham, são fáceis de limpar e diminuem a quantidade de óleo ou gordura usadas durante as preparações.

Porém, por desatenção ou descuido, as panelas que são revestidas de Teflon – material da camada protetora que impede que alimentos grudem – podem acabar frustrando aqueles que pensavam ter seus problemas resolvidos depois de comprar uma delas.

No entanto, com uma rápida lida no manual de instrução, você pode evitar que a panela perca qualidade e comece a grudar toda e qualquer comida.

 

Preparar a panela antiaderente antes do primeiro uso é muito importante!

Algumas dicas, como utilizar colheres de silicone, madeira ou plástico e não lavar as panelas com esponjas de aço ou materiais ásperos, são bastante difundidas. Isso quando o assunto é fazer o antiaderente das panelas e frigideiras durarem mais.

Mas o que muitos não sabem – ou ignoram – é que, para funcionarem adequadamente, ou seja, para que elas não grudem, os manuais ensinam a prepará-las antes do primeiro uso:

Manual de instrução de uma panela antiaderente.

O processo feito em poucos minutos, também conhecido como ‘cura’, serve para “selar” o revestimento das panelas e a proteção da camada antiaderente, aumentando a funcionalidade, qualidade e durabilidade do produto.

Para ter uma ideia de como muita gente ignora esse processo fundamental, basta ver a quantidade de pessoas que assistiram ao vídeo da tiktoker Bru Martinz, que expõe essa necessidade (até essa publicação, passaram das 900 mil visualizações!):

@bru.rmartinsvocê sabia que para seu anti aderente durar muito mais, você precisava fazer isso? ##dicas ##cozinha ##fyp ##fy ##foryou ##pravc♬ Buttercup – Jack Stauber

 

Como fazer a ‘cura’ na panela antiaderente antes do primeiro uso

  1. Antes de tudo, retire toda embalagem, plásticos ou papéis da panela.
  2. Em água corrente, lave a panela com sabão ou detergente neutro, com o lado macio da esponja.
  3. Enxágue bem e, após isso, passe um pouco de óleo ou gordura na parte interna da panela.
  4. Leve ao fogão, em temperatura baixa!
  5. Com o auxílio de uma espátula ou colher, use papel toalha ou guardanapo para espalhar o óleo em toda superfície antiaderente da panela, durante dois a cinco minutos.
  6. Espere a panela esfriar! Esse passo é muito importante. Caso a panela quente entre em contato com a água fria, a qualidade do antiaderente poderá ficar comprometida pelo choque térmico.
  7. Para finalizar, é só lavar sua panela, sempre com uma esponja macia. Ela estará pronta para uso.

 

Minha panela já está grudando e agora?

Se você leu isso tarde demais, caso a sua panela ou frigideira antiaderente já esteja grudando tudo, nós ensinamos uma gambiarra que pode salvá-la: “Gambiarra simples evita que a panela velha fique grudando comida“.

Fonte(s): Tramontina, Youtube - Hapycall Brasil, Super Interessante, Rede Schumann
Junio Silva
Jornalista, cronista, e ex-futura promessa do futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui