• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Palácio Mental: como potencializar a memória de forma simples

Aprenda o método favorito de Sherlock Holmes.

Daniel Senna Publicado: 02/10/2020 15:39 | Atualizado: 02/10/2020 15:40

Nessa vida corrida, a gente nem lembra o que comeu no almoço. Mas é possível turbinar a memória de maneira simples. Nesse artigo vamos aprender o método favorito de Sherlock Holmes, o Palácio Mental.

 

Ter uma memória turbinada é bom demais por diversos motivos. Ajuda em compromissos importantes, nas provas, em momentos e datas marcantes da vida, ou mesmo na hora de lembrar da lista de supermercado.

Pensando na importância do tema, vamos explicar como funciona a técnica do Palácio Mental e como ela pode potencializar a sua memória.

 

Como funciona a técnica do Palácio Mental?

Palácio Mental é uma técnica utilizada pelo famoso personagem Sherlock Holmes para otimizar a memória. Cientificamente comprovado, esse método é especialmente útil para lembrar palavras.

A boa notícia é que não há muitos segredos para fazer isso:

  1. Você precisa imaginar um lugar com o qual está familiarizado, como sua sala de estar.
  2. É importante lembrar este lugar com o máximo de detalhes possível, pois este é o seu palácio mental.
  3. Se você quiser se lembrar de uma lista de compras, por exemplo, imagine colocar todos os itens em locais específicos ao redor da sua sala.
  4. Isso significa que cada item de sua lista está associado a um local lembrado em sua sala de estar.
  5. Os usuários navegam por esse lugar lembrado à medida que recuperam a lista.

Por meio da conexões de ideias pode-se, portanto, lembrar de mais detalhes de um mesmo ambiente ou mesmo recordar de mais palavras.

Cientistas da University Medical Center, da Holanda, fizeram um experimento com 51 pessoas. Antes de aplicar a técnica, elas lembraram entre 26 e 30 palavras, de uma lista de 72 palavras. Após o uso do método do Palácio Mental, os indivíduos passaram a recordar de 62 palavras.

 

Fonte(s): BBC, Daily Mail, Tik Tok @pedrouzita
Daniel Senna
Jornalista, profissional de marketing e boleiro nas horas vagas, afinal de contas é muito bom ver bola na rede. Gosta muito também de compartilhar dicas sobre finanças, empreendedorismo, entre outros temas, pois é muito bom ajudar as pessoas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui