Palácio Mental: como potencializar a memória de forma simples
Nessa vida corrida, a gente nem lembra o que comeu no almoço. Mas é possível turbinar a memória de maneira simples. Nesse artigo vamos aprender o método favorito de Sherlock Holmes, o Palácio Mental.
Ter uma memória turbinada é bom demais por diversos motivos. Ajuda em compromissos importantes, nas provas, em momentos e datas marcantes da vida, ou mesmo na hora de lembrar da lista de supermercado.
Pensando na importância do tema, vamos explicar como funciona a técnica do Palácio Mental e como ela pode potencializar a sua memória.
Como funciona a técnica do Palácio Mental?
Palácio Mental é uma técnica utilizada pelo famoso personagem Sherlock Holmes para otimizar a memória. Cientificamente comprovado, esse método é especialmente útil para lembrar palavras.
A boa notícia é que não há muitos segredos para fazer isso:
- Você precisa imaginar um lugar com o qual está familiarizado, como sua sala de estar.
- É importante lembrar este lugar com o máximo de detalhes possível, pois este é o seu palácio mental.
- Se você quiser se lembrar de uma lista de compras, por exemplo, imagine colocar todos os itens em locais específicos ao redor da sua sala.
- Isso significa que cada item de sua lista está associado a um local lembrado em sua sala de estar.
- Os usuários navegam por esse lugar lembrado à medida que recuperam a lista.
Por meio da conexões de ideias pode-se, portanto, lembrar de mais detalhes de um mesmo ambiente ou mesmo recordar de mais palavras.
Cientistas da University Medical Center, da Holanda, fizeram um experimento com 51 pessoas. Antes de aplicar a técnica, elas lembraram entre 26 e 30 palavras, de uma lista de 72 palavras. Após o uso do método do Palácio Mental, os indivíduos passaram a recordar de 62 palavras.