Os principais problemas e soluções na hora de alugar um apê
Solteiro que se preze, mora em alguns lugares antes de fincar a bandeira em pares de metro quadrado, também conhecido como casa própria. Isso faz parte do amadurecimento da solteirice: experimentar bairros, tamanhos e tipos de imóveis diferentes, vizinhos diferentes (a quem leve “a cabo” essa variedade, enfim…)
Sendo assim, é inevitável passar pelo processo de encontrar um imóvel, que não é fácil, sabemos. Bom, enfrentada essa maratona, veja como você pode ficar bem esperto e evitar os 5 problemas mais comuns na hora de alugar um “apê”.
Evite…
…não pesquisar com os vizinhos
Fale com eles, antes de fechar negócio, sobre o fornecimento de serviços na região: se falta água, se tem feira na porta da garagem, se tem obra (e barulho) nas redondezas, qual a operadora de celular e TV a cabo que funciona por ali etc.
…não medir o imóvel inteirinho por dentro
Meça tudo, inclusive portas e janelas, para planejar a mudança e saber o que cabe ou não cabe no novo lar;
…não questionar se há variação nas contas de consumo
Questione todos os detalhes sobre conta de água, luz, gás e condomínio. Se elas são individuais ou coletivas, por exemplo;
…assinar os papéis sem ler (ou entender)
E não se ligar na cláusula de permanência no imóvel pelo período do contrato, que normalmente é de 36 meses, sob pena de multa. Saiba que você pode pedir para alterar o período mínimo de permanência para 12 meses, para evitar essa multa, se precisar se mudar antes de 3 anos;
…não fazer o laudo de vistoria
Faça e envie ao proprietário ou administrador do imóvel, para evitar futuros prejuízos na ocasião da devolução do imóvel.
Fique de olho e seja feliz na casa nova!
No Viva Decora, você encontra outras dicas para “Morar Bem”.
Apoio