Solteiros, de fato, são aqueles que moram só e, na maioria das vezes, já tiveram um relacionamento conjugal como referencia para comparações.
Esse solteiro, saiu de uma casa estruturada (ainda que seja a dos pais), para viver no deserto solitário do seu apartamento ou casa. E precisa encarar o impacto que isso provoca em sua vida.
Para começar, o dilema das refeições. Solteiro não se alimenta. Sobrevive. Quem mora sozinho, tem diariamente uma dúvida constante: o que vou comer hoje? A opção de comer fora, além de custosa, é aborrecida e pouco saudável. Comer fora é bom como programa com os amigos, família ou companheira.
Por isso é sempre bom saber cozinhar — e pratos saudáveis, que você gosta, simples e eficientes (leia-se, que matam a fome). Mas não adianta apenas saber cozinhar — o dilema se estende também para as compras. Quem tem tempo e saco para ir ao supermercado?
Além disso, homens solteiros tem necessidades fisiológicas além de comer. Por exemplo, sexo. Para aqueles que têm namorada, isso não é problema — mas, convenhamos, ter uma namorada já desloca o cidadão para além da área dos solteiros de fato.
Atender a essa necessidade é um dilema, não pelas dificuldades do “mercado”, mas porque exige tempo e dinheiro. Se você trabalha o dia inteiro, gosta de futebol e de cinema, tem filhos e amigos, como abrir um espaço na tua vida para paqueras e conquistas cujo índice de sucesso é sempre baixo — ou pelo menos abaixo das expectativas? Além do mais, você também precisa abrir espaço na carteira. Então chega o fim de semana: tudo está preparado para finalmente aquele encontro com a mais nova paquera. Na última hora, no entanto, ela dá o cano, assim mesmo, sem rodeios. E agora, o que fazer?
A verdade é que o homem solteiro tem que lidar com a inevitável solidão. É natural ficar sozinho a maior parte do tempo livre e isso é, sim, um dilema. É preciso relaxar e encarar essas situações com naturalidade. Depois de um tempo, você se acostuma a ir ao cinema, ao estádio e até em baladas, só com você mesmo. Não é tão ruim assim…
Há quem diga que os homens só precisam comer pizza, ver algum tipo de esporte, fazer sexo de vez em quando e beber com os amigos. Esse tipo de avaliação é quase correta. Na verdade, homens solitários conseguem viver com grande simplicidade, basta um pequeno esforço para isso. Sim, os dilemas podem ser solucionados.
Mas um dos problemas da solidão é você se acostumar muito com ela. Homens que vivem só acabam por resolver seus principais dilemas de maneira prática e eficiente, obtendo um ponto de equilíbrio satisfatório. E qualquer novidade que ameace esse equilíbrio delicado é rejeitada incisivamente. Assim acaba se fechando na sua solidão sem conseguir mais abrir espaços para reparti-la.
É assim que surgem os ermitões.
Originalmente postado por Roberto Amado para o Blog