• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Os 5 melhores softwares gratuitos de digitalização de PDF

PDF garante a mais alta qualidade possível em um arquivo leve e de fácil compartilhamento.

Dario C L Barbosa Publicado: 07/02/2023 13:42 | Atualizado: 07/02/2023 13:42

O PDF é um dos melhores formatos para quem deseja transformar seus documentos físicos em arquivos digitais de fácil acesso. É que embora muitos scanners, ou programas de digitalização possam transformar documentos físicos em diferentes tipos de arquivos digitais, somente o PDF garante a mais alta qualidade possível em um arquivo leve e de fácil compartilhamento.

E se você já sabe como converter documento digitalizado para PDF no Windows, precisa entender que criar um arquivo digital em um diferente formato para só então transformá-lo em PDF leva mais tempo, e  também significa que você corre o risco de perder a qualidade do arquivo nos diferentes processos de digitalização e conversão.

Por isso recomendamos que você escaneie seus documentos diretamente para PDF e por isso criamos uma lista para as melhores opções do mercado. Confira:

 

Digitalize seus arquivos para o PDF

Para transformar seus arquivos físicos em imagens digitais você precisa de um software para digitalização de documentos. Esses programas costumam ser instalados no computador para que possam ser conectados à máquina de scanner que você vai usar para fazer a digitalização. Depois de paradas, você consegue facilmente digitalizar seus documentos no arquivo final escolhido. Confira a nossa lista de melhores softwares de scanning do mercado:

 

1 – PDFelement

O PDFelement é uma software desenvolvido pela Wondershare que funciona como uma  ferramenta multi-funcional para manipular arquivos PDF, e por isso funciona como um excelente digitalizador de arquivos. Além disso, o programa ainda dá a opção de editar, converter, criar Arquivos de PDF, anotar, Criptografar, gerir arquivos de PDF, criar e editar Formulários Preenchíveis, ter acesso a muitos Outros Recursos Relacionados ao PDF com Suporte Técnico Gratuito;

Com sua interface do usuário bastante limpa e amigável, ele facilita o trabalho de quem digitaliza porque é preciso criar arquivos PDF a partir de documentos digitalizados em poucos cliques. Por falar em interface, o PDF é bem similar aos programas do pacote Microsoft Office, o que faz com que ela seja intuitiva até para usuários inexperientes.

Além da digitalização, o programa oferece suporte para mais de 300 tipos diferentes de formatos de arquivos, permitindo até mesmo que você digitalize um documento e o converta diretamente para um arquivo CSV ou Word, por exemplo. Isso tudo faz com que ele seja listado entre os 15 melhores Softwares de OCR de 2022, com seu robusto sistema de reconhecimento de texto de alta precisão.

 

2 – Adobe Acrobat Pro DC

O Adobe Acrobat Pro DC é interessante porque com ele é possível digitalizar, criar, editar e visualizar arquivos em PDF. O app gera imagens nítidas, e tem opções interessantes para o ajuste de bordas e orientação, permitindo ainda vários modos de captura. Ele também possui integrações com Dropbox e OneDrive, permitindo que o usuário acesse, faça edições e assinaturas digitais online, e de qualquer lugar, o que dá mais versatilidade ao software. Ele tem versão gratuita, mas os componentes mais robustos estão na versão paga.

 

3 – Advanced Scan to PDF Free

Se você busca um programa gratuito, o Advanced Scan to PDF Free é uma boa opção. Com ele você pode digitalizar documentos físicos para PDF com recursos que permitem a customização do arquivo em PDF, e também converte arquivos em outros formatos, como PNG, JPG, GIF, BMP, entre outros formatos, com qualidade semelhante a do original.

 

4 – Abby Finereader

O Abby Finereader é o último da nossa lista, mas não menos interessante. Ele possui um conjunto de recursos que permite digitalizar e salvar documentos para PDF com uma certa facilidade. Sua maior vantagem fica por conta de seu suporte para 192 idiomas completos, o que é bem interessante, especialmente para empresas ou usuários que criam documentos em diferentes línguas.

 

5 – Rossum

A Rossum é mais indicada para pessoas ou setores de contabilidade já que ele consegue digitalizar faturas em busca de informações importantes a serem exportadas para o programa que você estiver usando. Por exemplo, no momento da digitalização você pode apontar ao programa os tipos de informações que você deseja extrair, como códigos, ou descrições de serviços e ele escaneia os pontos automaticamente.

 

Agora é sua vez de escolher o melhor

Digitalizar documentos pode parecer uma tarefa chata, mas as vantagens são infinitas. Você vai ter acesso à materiais da sua necessidade de maneira muito mais rápida, direta, e organizada. Em alguns cliques você pode acessar conteúdos que, se fossem armazenados de maneira física, ocupariam mais espaço, e também seriam acessados de maneira mais difícil.

Vale mencionar também que os programas de digitalização estão cada vez mais modernos e efetivos. Alguns deles contam com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou “Reconhecimento óptico de caracteres”, em sua tradução literal), um recurso que permite o  reconhecimento de figuras e caracteres. Com isso você consegue facilmente fazer com que o programa reconheça padrões específicos com a ajuda de uma IA especializada que facilita muito as tarefas do usuário, como busca por texto, cópia de trechos, entre outros.

Com digitalização, um outro benefício que nem todo mundo se dá conta é que perde-se a necessidade de gastar folhas de papel para imprimir, tirar cópias ou mesmo ter que se deslocar até outro ambiente para entregar ou receber um documento importante. Com os objetos digitalizados, você pode enviar ou receber por email, em segundos.

Agora é sua vez de fazer o download e testar as diferentes opções que trouxemos nesta lista de softwares para digitalização de documentos. Lembre-se de optar por aquele que contemple melhor as suas necessidades, e que também ofereça uma variedade maior de recursos, para que você tenha em mãos um aplicativo robusto e efetivo.

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou o rádio e a televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante, na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui