• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Os 28 Monumentos mais Bizarros do Mundo

As estátuas mijando escrevem o que você quiser com o xixi.

Monumentos geralmente servem para representar personalidades e situações históricas, mas em alguns locais essa definição se expande para as mais diferentes formas de criatividade.

Selecionamos as obras mais criativas, curiosas e bizarras espalhadas mundo afora. Se liga!

***

1. Tubarão no telhado

Esse tubarão mergulhado num telhado na cidade inglesa de Oxford é uma obra criada pelo artista John Buckley e foi feito em referência ao aniversário de 41 anos do bombardeio atômico da cidade japonesa de Nagasaki, no Japão, durante a segunda guerra mundial.

Segundo o autor a obra representa o sentimento de impotência das pessoas que tiveram suas casas bombardeadas repentinamente.

 

2. Estátua ejaculando

A estátua na situação inusitada se chama “Nation for Itself Forever” (algo como “Nação para si mesmo eterna“), ela foi criada pelo artista David Cerny e está instalada no Teatro Nacional de Praga, na República Checa.

A obra foi construída em 2002 e o autor não revela a intenção da escultura. Dizem que tudo não passou de uma aposta feita entre David e outros artistas, que duvidavam que tal escultura seria realmente instalada. Contudo, ela ficou pouco tempo exposta, foi retirada para não ofender os frequentadores do teatro.

 

3. O troll debaixo da ponte

Esse monstro segurando um fusquinha se chama “Fremont Troll” e fica na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Ele foi criado por artistas locais em 1990 e fica embaixo da ponte George Washington Memorial.

A obra foi criada após ganhar um concurso realizado como parte de um programa de revitalização da área, que estava bastante degradada.

 

4. Fonte que vomita

Esta escultura se chama “The Big Giving” (A grande doação), ela fica em Londres, próximo da Jubilee Bridge e faz parte de um conjunto de esculturas que jorram água por partes do corpo humano fixados em rochas.

A obra, que é temporária, foi criada pelo artista alemão Klaus Weber e o nome refere-se ao ritual festivo “Potlatch“, praticado por algumas tribos norte americanas, em que o anfitrião doa seus bens materiais aos convidados.

 

5. Sexo oral eternizado

Esta estátua está localizada na Ilha Jeju na Coreia do Sul, um destino muito comum para casais apaixonados e safadinhos, pois existirem muitas referências ao amor (e sexo) no local. As obras fazem parte de um parque temático, o Jeju Loveland Park, que foi desenvolvido em 2002 por estudantes da Universidade de Hongik.

 

6. Comedor de criancinhas

Essa obra se chama “Kindlifresserbrunnen“, que pode ser traduzido como “Fonte do comedor de criancinhas“, ela fica em Berna, na Suiça.

Não se sabe ao certo qual o significado da escultura, uma das teorias é de que se trata da representação de Krampus, uma figura do folclore local que, segundo a lenda, castiga as crianças malcriadas no natal.

 

7. A Igreja invertida

A igrejinha de ponta cabeça está localizada no bairro de Ramsay, na cidade de Calgary, Canadá e foi construída pelo artista Dennis Oppenheim.

A obra, originalmente batizada apenas de “Igreja”, se chama “Dispositivo para erradicação do mal” e a ideia é gerar um reflexão sobre como enxergamos as instituições, ao inverter a torre de uma igreja apontando-a para o “inferno” ao invés do “céu”.

 

8. Robô gigante

Esse robô de 20 metros é uma réplica do “Mobile Suit“, da animação japonesa Gundam. Ele foi inaugurada em 2009 para comemorar os 30 anos da série.

Além da altura impressionante, a estátua ainda dispara lasers, fumaça, move os braços, a cabeça e também toca música. Atualmente ele está localizado num parque e museu em homenagem à animação, em Tokyo, capital do Japão.

 

9. De cabeça pra baixo

Esse monumento invertido é dedicado a Charles Joseph La Trobe, primeiro governador da colônia Vitória, atual estado da Austrália.

A estátua fica em Melbourne na Austrália, na Universidade La Trobe e segundo Charles Rob – o artista por trás da obra, ela está assim para passar a mensagem de que os centros universitários ensinam novas ideias aos estudantes.

 

10. Mosca espetada

Em frente à biblioteca histórica da Universidade de Leuven, na Bélgica você pode encontrar um imenso alfinete com uma mosca atravessada na ponta. O monumento de 23 metros de comprimento foi criado pelo artista belga Jan Fabre e enfatiza a relação entre ciência e arte.

 

11. Estátua-coral

Essa estátua faz parte de um grupo de esculturas submersas feitas de cimento na costa do país caribenho de Granada.

Elas formam o primeiro parque de esculturas subaquáticas do mundo e foram criadas pelo escultor Jason de Caires Taylor. Além chamar atenção para a preservação da natureza, ainda funciona como recife artificial.

 

12. Menino fantasiado urinando

Essa estátua de 61 cm se chama “Manneken Pis” (Menino mijando), e é um dos cartões postais de Bruxelas, na Bélgica.

Ele foi inaugurado em 1619 e a inspiração é um mistério, mas uma das teorias é de que o filho de um duque foi visto urinando em meio à uma batalha, a estátua então seria uma homenagem à coragem militar do país.

Nas datas comemorativas ele é fantasiado de acordo com a ocasião e seu guarda-roupa já conta com mais de 800 modelitos. No Rio de Janeiro existe uma “réplica” inspirada no garotinho, ele fica em frente à sede do time Botafogo e se chama Manequinho.

 

13. Pênis celestial

Esse monumento de formato fálico é chamado de “Pilar Celestial“, ele mede 10 metros e fica na cidade de Changchun, na China.

A obra representa uma lenda, que diz que um guerreiro deu de presente um totem no mesmo formato do pilar para uma governadora, como forma de parar a perseguição que ela fazia contra os homens da região.

 

14. Besouro ao alto!

Graças à uma infestação de besouros no ano de 1915 que a cidade de Enterprise, nos Estados Unidos, trocou a plantação de algodão pela de amendoim. Essa novo cultivo trouxe prosperidade para a cidade, então os habitantes resolveram homenagear o besouro causador da mudança criando está estátua.

 

15. Carhenge

Esse monumento inspirado no Stonehenge é composta por carros de verdade empilhados e fica localizado na cidade Alliance, Nebraska.

O monumento foi construído pelo artista Jim Reinders e mais 30 pessoas em 1987. O artista teve essa ideia para homenagear seu falecido pai, que era fã de carros e morava no local onde fica a estrutura.

 

16. O “porco-pato”

Esse monumento cor-de-rosa, criado pelo artista Alvar Gullichsen, fica na cidade de Turku na Finlândia e se chama “Posankka”, uma mistura das palavras porco e pato em finlandês. Segundo o autor, essa é uma crítica à tecnologia genética moderna. A obra se tornou um tipo de mascote da cidade, com direito até a chapéu de natal durante o inverno.

 

17. Saindo da parede

Este homem saindo de um muro é um monumento criado pelo ator e escultor francês Jean Marais inspirado num conto do escritor Marcel Aymé e fica no bairro de Montmartre, em Paris na França.

 

18. Pé de semáforo

Essa estranha árvore está localizada no bairro de Canary Wharf que fica em Londres, capital da Inglaterra. A escultura criada pelo artista Peter Vivantin, pisca aleatoriamente durante o dia e à noite ela fica totalmente acesa. A ideia por trás é criticar o ritmo frenético das nossas atividades domésticas, financeiras e comerciais.

 

19. O homem pendurado

Essa estátua, criada pelo artista David Cerny e localizada em Praga na República Tcheca, representa o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e sua constante luta interna contra a morte.

 

20. Estátua kafkiana

Essa estátua é uma homenagem ao escritor Franz Kafka e representa um dos seus contos, chamado “Descrição de uma luta“. Ele está localizado no Jewish Quarter, o bairro judeu, em Praga na República Tcheca, local onde o escritor viveu por muito tempo antes de morrer.

 

21. Newton …curvado

Essa é uma estátua que representa o físico Isaac Newton, criado pelo artista Eduardo Paolozzi e fica na Biblioteca Britânica de Londres. A obra tem o nome de “Newton, depois de William Blake” e representaria a aversão que o poeta Blake tinha pelo físico, por isso ele está nessa posição.

 

22. Segurando o macaco

Essa estátua, com uma pose bem sugestiva, é uma homenagem à George Vierheller, por ter construído o zoológico da cidade de St. Louis, nos Estados Unidos.

 

23. O palhaço bailarina

Essa obra, conhecida como “Clownerina” (Junção de palhaço e bailarina, em inglês), fica em cima da fachada de uma farmácia em Venice Beach, Los Angeles, nos Estados Unidos. Criada pelo artista Jonathan Borofsky em 1988, o palhaço bailarina representa a essência dos artistas de rua que são comuns na região.

 

24. Galope invertido

Essa estátua feita pelo artista David Cerny, representa São Venceslau, o rei que virou santo, galopando um cavalo morto e de ponta a cabeça. Ele está assim para criticar as figuras históricas nacionais e questionar a necessidade de novos heróis.

A obra fica presa ao teto da Lucerna Palace Art Nouveau, em Praga, República Tcheca e está há poucos metros da estátua original do santo, que fica na Praça de São Venceslau.

 

25. Cocôzão rochoso

Esse monumento, carinhosamente apelidado de “cocôzão”, ficava em frente à Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. O “Monumento dos Campos Gerais” foi uma homenagem às formações rochosas da região e foi removido após ser incendiado em 2009.

 

26. Rocha rachada

Este monumento com formato de vagina é chamado de “Pi-Chacán“, obra do artista Fernando de la Jara e ela fica na frente do instituto de microbiologia e virologia Universidade de Tübingen, na Alemanha. Ela foi criada para celebrar o corpo humano, que é um dos assuntos de estudo do instituto.

 

27. Cabeça de cone

Essa é a estátua retrata Duke Wellington e fica na Royal Exchange Square em Glasgow, Escócia. Esse monumento é um dos cartões postais da cidade e todos dias tem um cone na cabeça do Duke, as vezes na do cavalo e em outras ocasiões nas dos dois. O cone representa o bom humor do povo da cidade.

 

28. Homens mijando

Essas estátuas ficam no pátio do Museu Kafka em Praga, na República Tcheca e é mais uma obra do artista David Cerny.

Os dois homens estão urinando sobre o mapa da Republica Tcheca e mexem os quadris para escrevem mensagens com os jatos. Quem deseja ter uma frase escrita por eles basta mandar um SMS para um número que se encontra no monumento.

O monumento se chama Proudy e segundo o autor é uma representação do estado urinando sobre a própria Republica Tcheca.

Fonte(s): Noticias Terra, Megacurioso, Boredpanda
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui