Nada como chegar na sua casinha, preparar um dogão e se jogar no sofá enquanto mata a larica que vinha te consumindo o dia todo, não é mesmo?
Mas nesse mundão, o que será que o “lariquento” do outro lado do planeta curte quando bate aquela vontadinha de comer?
– Eu sou viciada em comer parede.
Pra você não sair por aí imaginando que casca de parede é petisco em algum país, o site Expedia publicou um infográfico que exibe os snacks mais famosos de algumas regiões do mundo, que vão desde alfajores até larvas cozidas.
Então, quando tiver a oportunidade de passar por alguns dos países mencionados, procure saborear esses petiscos. Aperte os cintos e bom apetite!
***
Nosso Roteiro
1. Biltong
Ao invadir a África do Sul, os primeiros holandeses ‘Voortrekkers’ batalharam para evitar que a carne se deteriorasse e acabaram desidratando-a. O seguinte procedimento criou esse snack apetitoso e durável.
2. Pork Scratching
O Pork Scrating nada mais é do que a versão inglesa do nosso querido torresmo, ou seja, pedir uma cerveja inglesa para acompanhar é mais do que válido.
Mas, ao contrário daqui, a porção passou por uma revisão e agora é oferecida como acompanhamento em restaurantes mais chiques.
3. Currywurst
Não é uma surpresa a presença do símbolo da cozinha alemã nesse aperitivo – a salsicha! O Currywurst é acompanhado por um molho de tomate picante e este, por sua vez, pode ter seu grau de ardência variado, conforme cada localidade do país.
4. Kao Hong Shu
Essa batata-doce assada, muito comum no território chinês, pode ser encontrada com grande facilidade, inclusive na sua versão chips.
5. Witchetty Grub
Os povos primitivos da Austrália, chamados de aborígenes, foram quem deram início a prática de comer as larvas e, por isso, esse aperitivo é o mais legítimo e gostoso da região. Mas, independente do seu visual, essas larvas tem um sabor semelhante a ovos mexidos.
6. Vada Pav
Mais conhecido pelos turistas como “hambúrguer indiano”, o Vada Pav é um lanche que possui batata frita em sua composição e é fortemente presente na cultura alimentícia de Mumbai.
7. Stroopwafles
Este snack pode ser prontamente achado em cafeterias ao redor do planeta e sua origem se dá pela mistura das sobras de massas de pães e bolos que, posteriormente, são adoçados com xarope e transformam-se em um waffle com calda.
8. Alfajor
Esses biscoitos possuem uma textura frágil e macia em suas extremidades e, no centro, é recheado por uma camada de doce de leite. Para quem já conhece esse tesouro argentino, sabe que é impossível comer apenas um.
9. Tamales
Pode parecer pamonha, mas esse prato mexicano, cozido no bafo, contém muito mais recheio do que apenas milho. Esse petisquinho é tradicionalmente servido como oferta no Dia dos Mortos (El dia de los muertos).
10. Poutine
Segundo a lenda, o prato surgiu como resposta de um chef da cidade de Québec, Fernand la Chance, ao pedido de um cliente que havia solicitado uma refeição que tivesse ingredientes misturados. “ça va faire une maudite poutine” (isso será uma confusão maldita), bradou o cozinheiro.
11. Puff Puff
O Puff Puff é um prato tradicional, pertencente à cozinha do Oeste Africano, e sua consistência esponjosa unida à sua maciez quase fazem dele um donut nigeriano.
12. Conch Salad
Dizem que o sucesso dessa iguaria está na concha crua, que tem a reputação de ser afrodisíaca e rica em proteínas. Este é um prato genuíno das Bahamas.
13. Halawa
Sua base é de gergelim, mas seu recheio é composto por um mix de sabores: pistaches, amêndoas ou chocolate. Esse lanche é um dos poucos que sobrevive ao sol egípcio sem se deteriorar. Lembra o nosso torrone.
14. Hormigas Culonas
Também conhecidas como formigas saúvas, esses bichinhos nutritivos são consumidos em muitos países da América do Sul. Durante a época das águas, as rainhas são cultivadas em criadouros e mergulhadas em água salgada antes de serem assadas. Quem disse que só tamanduá é quem come formigas?
15. Mini Caranguejo Seco
No Japão eles são conhecidos como Tamagogani e são uma opção para quem não quer comer batata frita de saquinho. Também disponível em pacotinhos, podem ser devorados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, para matar aquela larica.