• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Organização imediata: técnica simples para manter a vida em ordem

A técnica se baseia em diminuir a quantidade de coisas na hora certa.

Denisson Soares Publicado: 22/12/2021 12:34 | Atualizado: 22/12/2021 14:57

A organização imediata se baseia em diminuir a quantidade de coisas deixando os ambientes apenas com itens úteis. Mas isso deve ser feito na hora certa! Entenda a seguir.

 

Quando o assunto é organizar e jogar fora coisas que não precisamos mais, cada um tem seu próprio jeito. Para algumas pessoas, é um hábito regular. Já para outras, é algo que é sempre adiado.

No entanto, não importa a maneira como escolhemos fazer (ou deixamos de fazer), muitas vezes acumulamos itens que nunca usamos e que apenas aumentam o trabalho com a organização.

A boa notícia é que existe uma técnica simples para solucionar esses problemas: a organização imediata.

Ao aplicar esse método em sua rotina, além de limpar e organizar seus espaços da melhor forma, vai saber exatamente o que é útil e o que não é.

A organização imediata se baseia em diminuir a quantidade de coisas deixando os ambientes apenas com itens úteis. O ponto mais importante é tomar a decisão na hora certa, no calor do momento, sem adiar para o final de semana ou outra ocasião.

Veja alguns exemplos de categorias de coisas para você começar a aplicar a organização imediata.

 

Itens de viagem

Nessa lógica, você deve organizar as suas coisas logo depois de desfazer suas malas. Esse momento é ideal porque permite que você tenha uma visão ampla do que usou e, principalmente, do que não usou bem diante de seus olhos.

Você poderá identificar quais itens sempre carrega quando viaja, mas que nunca precisa. Por exemplo, as populares bolsinhas com produtos de higiene (que podem ser doadas para um amigo), sacos com zíperes quebrados e até peças de roupas.

Claro, viagens diferentes precisam de malas e bolsas diferentes. Porém, o objetivo da organização imediata é diminuir a quantidade de itens e só ficar com aquilo que você usa. De quebra, isso vai deixar o processo de preparação da próxima viagem muito mais prático.

 

Utensílios da cozinha

Talvez, a cozinha seja o melhor lugar para exemplificar a utilidade da organização imediata. Muitas pessoas nunca conseguem organizar os recipientes que usam para guardar os alimentos. Boa parte deles acaba com a tampa perdida ou trocada.

Novamente, ficar apenas com o que se usa é a chave.

E sabe qual é o melhor momento para verificar o que é útil e deixar de lado as vasilhas que apenas ocupam espaço, estão sem tampas ou rachadas? Na hora em que você termina de preparar sua comida ou vai guardar as sobras!

Uma vasilha sem tampa pode virar um vasinho de plantas ou até mesmo podem ser doadas para reciclagem. Ou seja, antes de jogar fora aquelas que não usa, verifique se não podem ser reaproveitadas de alguma forma.

 

Itens de festas

Se livrar de itens que só são usados em ocasiões especiais pode ser um tanto difícil, especialmente porque tais ocasiões não são frequentes.

Sendo assim, a técnica da organização imediata pode ser feita logo após o evento, pois você terá uma noção do que usou e do que não usou.

Enquanto seus pratos e copos estão secando, aproveite para conferir com toda honestidade o que você não precisou e considere se realmente quer essas coisas. Por exemplo, um jogo de pratos ou de taças que, por algum motivo, você não gosta de usar.

 

Veja bem, muitas vezes não jogamos fora ou doamos o que não usamos porque quando vamos fazer aquela “geral” sempre imaginamos que são coisas úteis.

Você pode pensar que aquela vasilha cuja tampa nunca fecha serve para alguma coisa, mas ao analisar a situação quando for guardar as sobras do jantar vai perceber que ela só está ocupando espaço em sua cozinha.

Desapegue e aproveite para dar um fim útil para coisas que você não necessita mais!

Fonte(s): Apartment Therapy
Denisson Soares
Editor e Redator que encontrou na comunicação digital uma das melhores formas de difundir ideias, conhecimentos e tornar o mundo mais solidário e sem preconceitos. Amante de café, rock e séries de ficção sonha com o dia em que as coisas no planeta não pareçam um filme pós-apocalíptico.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui