• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Ora-Pro-Nóbis: Super nutritiva e fácil de cultivar, é um poderoso remédio da natureza

A planta pode curar a anemia e até prevenir o câncer de cólon.

Há pouco publicamos um artigo revelando os poderes nutricionais da jaca. Pois agora chegou o momento de revelarmos a identidade secreta de uma outra super heroína da natureza.

A Ora-Pro-Nóbis, traduzido do italiano significa “ore por nós”, é uma plantinha pouco conhecida, porém de fácil cultivo, super saborosa e com benefícios para saúde que vão desde a diminuição do colesterol, anemia até a prevenção do câncer.

A planta, da família das cactáceas, é nativa do continente americano e pode ser encontrada no sudeste do Brasil, com mais facilidades nas “bandas” de Minas Gerais. Ela se adapta bem a qualquer tipo de solo (até os que não são férteis), nos mais variados climas e vive muito bem ao sol ou na sombra.

Como se desenvolve igual as trepadeiras, em arbustos altos e espinhosos, ela pode ser usada como cerca viva, decoração e na alimentação. E é essa última utilidade que fez a planta ganhar enorme destaque, graças a alguns vídeos que começaram a circular na rede nos últimos dias.

A parte consumível da Ora-Pro-Nóbis são suas folhas, longas, finas, de sabor suave e textura macia. Elas podem ser consumidas da mesma forma que muitas outras folhas verdes que já conhecemos, como a couve, por exemplo.

Ou seja, pode-se refogá-la, comê-la crua, usá-la como temperos e até fazer suco.

Devido ao seu grande poder nutricional, seu consumo está associado à diversos benefícios à saúde, como o a prevenção e cura de várias doenças, como a anemia.

Além de seu alto teor de fibras contribuir para todo o funcionamento do processo digestivo e intestinal, melhorando estados de constipação, evitando prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores, a planta é rica em vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo, ferro e antioxidantes.

De acordo com um estudo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Lavras, em Minas Gerais, cada folhinha da planta é formada por cerca de incríveis 25% de proteína. Também conta com o mesmo teor de vitaminas e minerais.

Como a Ora-Pro-Nóbis é rica em proteína (em 100 gramas possui 2 gramas de proteína) era uma alimento muito popular entre os escravos, que a chamavam como “carne de pobre”.

“Além da proteína bruta, poderia contribuir com a ingestão de fibra e prevenir várias doenças como varizes, câncer de cólon, hemorróidas, tumores intestinais e diabetes.” – revela trecho do estudo.

Ora-Pro-Nóbis contra o câncer

Apesar do estudo indicar que a planta pode ser usada na prevenção do câncer de cólon, ainda não existe um estudo específico sobre esse tema.

Em entrevista ao Correio de Uberlândia, o médico oncologista Dr. Glauco Silveira diz desconhecer estudos conclusivos que comprovam o efeito da planta contra tumores, porém o profissional confirma todos seus outros benefícios à saúde.

“A composição de proteína, ferro, vitaminas A e C e ácido fólico fazem da ora-pro-nóbis uma importante aliada contra a desnutrição e as fibras podem ajudar no funcionamento intestinal”, disse à publicação.

Mesmo assim, usar a Ora-Pro-Nóbis como um reforço ao combate da doença tem se tornado cada vez mais popular. Ainda na publicação, é mencionado o caso de uma dona de casa que se curou de um câncer de pulmão, segundo ela, graças aos benefícios da planta.

De qualquer forma, os benefícios dessa medicina da natureza já estão mais que comprovados e inclui-la em sua alimentação é ponto certo à favor da sua saúde.

Outros benefícios populares

Abaixo listamos alguns usos comuns, publicado pelo blog da loja especializada em plantio, Plantei, mas que não tem estudo detalhado:

• Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores;

• O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras;

• Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes;

• Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro;

• A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas;

• Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade;

• O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia;

• As grávidas deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê;

• Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio.

…e sem contar que a flor dela é maravilhosa:

Você pode encontrá-la (ainda com certa dificuldade) como outras verduras e folhagens, em mercados, feiras, lojas de orgânicos ou então comprar sua semente ou muda pela internet.

Fonte(s): Revista Globo Rural, Correio de Uberlândia, Benefícios das Plantas, Mundo Boa Forma, Blog Plantei, Verdade Mundial, Tv UP - Facebook, Plantei
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui