• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Óculos, moda pro rosto #PraVestir

Óculos – Qual? Quando? Como? Onde? Por que? – Tudo respondido.

Quem não tem colírio usa óculos escuros, e quem tem estilo também !

 

 

Os óculos escuros e os com grau deixaram de ser um simples instrumento que auxilia na visão para se tornar um acessório de estilo.

 

Óculos escuros

 

 

Mais do que uma proteção para os olhos contra o sol, os óculos escuros são usados de dia e a noite, em lugares abertos e fechados. Mas eu acho desnecessário seu uso a noite e em locais fechados, existem outras formas de manter o estilo. Alguns consultores de imagem concordam que usar óculos escuros em lugares fechados ou a noite é cafona, e que podem passar a mensagem “estou com conjuntivite”.

Porém cai na dúvida quando vi a Gloria Kalil e a Costanza Pascolato, renomadas consultoras de moda, com óculos escuros dentro da sala de um desfile do SPFW, porém após pesquisar, li no livro da Gloria Kalil – Alô, Chics ! , que os refletores das salas de desfile ofuscam a visão de quem senta na primeira fileira. Ok, estão desculpadas.

 

 

Uma regra de etiqueta fundamental quanto ao uso de óculos escuros, é que você retire os óculos ao falar com alguém, o contato visual é muito importante segundo o consultor e especialista em etiqueta Fabio Arruda. Eu acredito que manter os óculos pode dar um ar de arrogância e impessoalidade. Mesmo assim a maioria das celebridades usam, também para se disfarçar e se proteger de fotógrafos e fãs.

 

 

Tendências

Uma aposta para o verão 2013 que teve destaque na Europa atualmente, foi a lente espelhada. A marca Absurda, lançou uma coleção que se tornou bem popular aqui no Brasil, mas existem outras marcas que também lançaram, vale a pena pesquisar pra não cair na mesmice e acontecer de você encontrar alguém com um óculos idêntico ao seu. O modelo feminino abaixo é da marca Ellus, coleção verão 2012 e o masculino é da marca Ausländer.

 

 

Também vale investir em óculos de armações coloridas, que dão um ar super divertido ao look, porém eu indico usar óculos de armações dessas cores somente no verão.

 

 

Como usar?

Eu sou da opinião que não exista concretamente uma moda de óculos, por exemplo, no inverno vai usar modelos quadrados, no verão vai usar os óculos estilo gatinho, acho que nesse setor, vária muito de gosto, e de afinidade com o biótipo da pessoa, não é todo mundo que vai usar um modelo redondo e pequeno e ficar bom.

Por isso separei algumas dicas para você escolher os óculos que mais tem a ver com o seu biótipo, trazendo harmonia ao seu rosto e valorizando-o, atenção não são regras, são dicas apenas.

Na tabela abaixo estão classificados os modelos de armações que mais combinam com o formato do seu rosto.

 

 

A cor do seu cabelo e tom de pele também devem ser levados em consideração na hora de escolher a cor e o material da armação, e a cor da lente.

Para pessoas com cabelo loiro e clarinhas, combinam armações escuras, coloridas e douradas, mas elas devem ser finas, pois tomaram muito destaque por causa do contraste de cor. Para pessoas com o cabelo castanho, todas as cores caem bem.

 

 

Para quem tem o tom de pele mais moreno e cabelos preto, aconselha-se as armações com tons âmbar (que é um tom de castanho um pouco puxado para o vermelho) ou em metal preta, se tiverem um tratamento envelhecido valorizam ainda mais.

 

 

Para os ruivos, os tons avermelhados na armação dão harmonia, vinho e marrom caem muito bem também e o pretinho básico.

 

 

Outros detalhes que devem ser levados em consideração

Pessoas de baixa estatura devem escolher modelos delicados, e pequenos, para não dar a impressão que elas são menores ainda.

Pessoas mais cheinhas devem procurar óculos que não fiquem pequenos no rosto, principalmente nas laterais, para não dar a impressão de um rosto mais cheio.

Os muito magrinhos devem tomar o mesmo cuidado que os de baixa estatura, e procurar modelos delicados, armações muito grossas vão dar a impressão de um rosto ainda mais fino.

Pessoas que tem muita barba, bigode e cavanhaque, procurar não escolher óculos muito grandes, e fechados (tipo máscara), pois eles vão carregar ainda mais o rosto.

As dicas citadas acima valem tanto para óculos de sol quanto para óculos de grau.

 

Óculos de grau

 

 

Os óculos de grau eram visto como uma referência de pessoas nerds, e algumas vezes na sua infância você pode ter sofrido bullying por ser um quatro olhos, porém, hoje os óculos de grau complementam o look, e te dão muita personalidade.

 

 

Desde 2003, a moda deu destaque ao estilo Nerd, evoluindo para o estilo Geek, que seria um Nerd que liga para sua aparência, mantendo um estilo próprio, já o Nerd convencional, não liga muito pra isso.

 

 

O uso de óculos de grau hoje está dominando até quem não tem problemas na visão, isso por que passa um ar de seriedade, dando a impressão que a pessoa é culta. Caprichem na escolha e o sucesso é garantido.

 

Novidades

Óculos em pixel do designer Dzmitry Samal, inspirado nos anos 80 se baseando no inicio da era digital.

 

 

Tem também esse outro modelo seguindo a referência dos pixels, só que esse modelo é inteiro em acrílico.

 

 

 

E aí, gostaram? Já escolheram o que modelo que mais tem a ver com vocês? Espero ter ajudado e espero também que vocês arrasem nesse verão que está chegando.

É isso ai gente, comentem e qualquer dúvida estarei aqui para esclarecer.

Beijooos

 

Fontes:
http://cristianaarcangeli.com.br/moda/etiqueta-dos-oculos-escuros-quando-e-como-usar/
http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,25020.html#axzz252JbgqrS
http://www.dzmitrysamal.com/en/home.html
http://www.oticaventura.com.br/coluna-ventura/dicas/
http://www.oticafoccos.com.br/index.php
 
 

 

Ana Paula Merlo – @anapaula66 – Estudante de Têxtil e Moda (traduzindo é engenharia têxtil com design de moda só que ao contrário) e técnica em design de interiores.  As informações que eu passar nessa coluna devem ser criticadas e complementadas. Baseio o que escrevo em experiências e percepções pessoais, de uma garota que mora sozinha e já sabe trocar uma lâmpada, além de ter habilidade em pregar botão, fazer risoto e bater o carro no estacionamento.

 

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui