Mau hálito é quase que um feijão no dente, se ninguém avisa você sai em todas as fotos parecendo a Chiquinha na Festa da Boa Vizinhança.
Ok, pode parecer um pouco pior, visto que as pessoas ficam constrangidas em falar sobre o problema contigo e você sai por aí matando todo mundo com seu bafo de leão, sem saber que é um serial killer.

Mas você sabe exatamente porque muitas vezes a pessoa que tem mau hálito não se liga disso?
Não, não é porque ela é porquinha! Marcos Moura, cirurgião-dentista e presidente da ABHA – Associação Brasileira de Halitose (sim, isso existe!) – explica que pela proximidade da boca com o nariz, as células do olfato se acostumam com o odor do mau hálito. É como se você entrasse numa residência onde as paredes foram pintadas recentemente e, cinco minutos depois, você se acostuma e não sente mais nada.
Para ele, a melhor maneira de saber se você tá com o hálito ok é perguntar para algum amigo ou parente próximo. Amigo é pra essas coisas, né?
Mas se você for a pessoa mais tímida do universo ou não confia nas pessoas, faça o teste sozinho:
Primeiro lamba seu pulso, espere por trinta segundos e depois cheire-o. Em seguida, responda SIM ou não para as seguintes perguntas:
- Você respira pela boca?
- Fuma?
- Bebe pouco líquido?
- Ingere bebida alcoólica mais de duas vezes por semana?
- Fica muitas horas em jejum?
- Ronca?
- Sente a boca seca com frequência?
- Nota uma camada esbranquiçada no fundo da língua?
- Tem tártaro?
- Seu intestino é preso?
- Sua gengiva sangra durante a higiene oral?
- As pessoas te oferecem balas ou chicletes com frequência?
- As pessoas se distanciam para falar com você?
- Faz mais de seis meses que não vai ao dentista?
- Faz dieta?
Se depois dos 30 segundos o seu pulso estiver com um cheiro não muito legal e você tiver respondido sim para mais de duas perguntas acima, talvez você tenha problemas com mau hálito e deveria procurar um especialista para acabar com isso logo de uma vez.
E quando você tem um amigo que tem mau hálito? O que você faz?
“Uma pesquisa da ABHA apontou que 99% das pessoas que apresentam mau hálito gostariam de ter sido avisadas”, diz Marcos.
Mas e se a pessoa for apenas sua conhecida e você não se sente à vontade de falar na cara dura que tá pesado aguentar o bafão?
Não tem problema! A ABHA criou uma ferramenta em que você pode avisar, anonimamente, que o colega está com mau hálito. Para isso, você apenas precisará descobrir o email ou o endereço da casa do colega e entrar no site www.sosmauhalito.com.br. Lá você será direcionado para o site da associação, que mandará um recado ao portador avisando do possível problema com dicas legais de como identificar o mau hálito e uma lista de profissionais brasileiros capacitados para ajudar na questão.
Outra ideia…
Quem avisa amigo é!
Aceita uma bala?
Fonte: saude.terra