Colunas

O que é pior: Dormir com cabelo molhado ou usar o secador?

18 de fevereiro de 2019
Postado por Thays Martins

Rotina puxada. Acordar cedo, chegar tarde, e o cabelo como fica? Muitas vezes não tem como escapar e o jeito é lavar a noite. E agora? Se você tem cabelo, provavelmente já se perguntou alguma vez: dormir com ele molhado ou usar o secador?

E é justamente isso o que fomos descobrir; e não dá para escapar muito. Segundo especialistas, as duas soluções agridem o cabelo, só que uma mais do que a outra.

“A umidade favorece a infecção por fungos o que pode provocar a dermatite seborreica, a famosa caspa, caso durma com ele molhado”, a dermatologista Cíntia Procopio faz o alerta.

“Além da quebra dos fios, dormir com o cabelo molhado faz com que o couro cabeludo se transforme em um habitat quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos”, completa a dermatologista Katleen Conceição.

Apesar de menos agressivo que dormir com as madeixas molhadas, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o uso de chapinhas e secadores também causa danos à estrutura capilar.

A melhor solução, então, de acordo com a Cíntia Procopio, é deixar os cabelos secarem naturalmente antes de ir se deitar. “Deve secar antes de dormir e prender de forma frouxa, para evitar a quebra”, dá a dica. E se não der para esperar de jeito algum, ela libera: “Secador, principalmente na raiz.”

Solução essa também apontada por Katleen. “O ideal seria evitar de dormir com o cabelo molhado e utilizar o secador com produtos térmicos, que protejam o fio capilar”.

Beuaty Hooked, http://www.beautyhooked.com/best-hair-dryers-give-perfect-blow/

SEM LEGENDA

O que não vale, de acordo com Cíntia, é tentar inovar e acabar piorando a situação.

“Prender os cabelos molhados nunca é uma boa opção, pois além de aumentar a chance de fraturar a haste (fio) pode demorar muito a secar os fios, aumentando o risco de caspa”, afirma.

Realmente não tem como esperar o cabelo secar e vai ter que usar o secador? Katleen lista como evitar maiores danos aos fios:

  • Não utilizar o secador em temperaturas muito altas.
  • Manter o secador a uma distância a cerca de 20 cm dos fios.
  • Não deixar o secador voltado para uma mesma mecha por mais de 3 segundos.
  • Dar preferência aos secadores ionizados, pois eles evitam a exposição demasiada dos cabelos ao calor.

Para não ficar dúvidas, segundo os especialistas consultados, entre dormir com cabelo molhado ou usar secador, aposte na segunda opção.

Jornal USP, Expert home tips

MATÉRIAS RELACIONADAS