• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

O que é pior: Dormir com cabelo molhado ou usar o secador?

Dermatologistas são enfáticos na mesma opinião.

Rotina puxada. Acordar cedo, chegar tarde, e o cabelo como fica? Muitas vezes não tem como escapar e o jeito é lavar a noite. E agora? Se você tem cabelo, provavelmente já se perguntou alguma vez: dormir com ele molhado ou usar o secador?

E é justamente isso o que fomos descobrir; e não dá para escapar muito. Segundo especialistas, as duas soluções agridem o cabelo, só que uma mais do que a outra.

“A umidade favorece a infecção por fungos o que pode provocar a dermatite seborreica, a famosa caspa, caso durma com ele molhado”, a dermatologista Cíntia Procopio faz o alerta.

“Além da quebra dos fios, dormir com o cabelo molhado faz com que o couro cabeludo se transforme em um habitat quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos”, completa a dermatologista Katleen Conceição.

Apesar de menos agressivo que dormir com as madeixas molhadas, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o uso de chapinhas e secadores também causa danos à estrutura capilar.

A melhor solução, então, de acordo com a Cíntia Procopio, é deixar os cabelos secarem naturalmente antes de ir se deitar. “Deve secar antes de dormir e prender de forma frouxa, para evitar a quebra”, dá a dica. E se não der para esperar de jeito algum, ela libera: “Secador, principalmente na raiz.”

Solução essa também apontada por Katleen. “O ideal seria evitar de dormir com o cabelo molhado e utilizar o secador com produtos térmicos, que protejam o fio capilar”.

O que não vale, de acordo com Cíntia, é tentar inovar e acabar piorando a situação.

“Prender os cabelos molhados nunca é uma boa opção, pois além de aumentar a chance de fraturar a haste (fio) pode demorar muito a secar os fios, aumentando o risco de caspa”, afirma.

Realmente não tem como esperar o cabelo secar e vai ter que usar o secador? Katleen lista como evitar maiores danos aos fios:

  • Não utilizar o secador em temperaturas muito altas.
  • Manter o secador a uma distância a cerca de 20 cm dos fios.
  • Não deixar o secador voltado para uma mesma mecha por mais de 3 segundos.
  • Dar preferência aos secadores ionizados, pois eles evitam a exposição demasiada dos cabelos ao calor.

Para não ficar dúvidas, segundo os especialistas consultados, entre dormir com cabelo molhado ou usar secador, aposte na segunda opção.

Fonte(s): Jornal USP, Expert home tips
Thays Martins
Estudante de jornalismo, acredita que ainda existe humanidade nas pessoas. Amante de viagens, boas conversas, discutir filmes loucos e contar histórias. Não faz nada sem os fones de ouvido e tem uma playlist que vai de Anitta a Johnny Cash. Acha que a beleza está nas pequenas coisas e ainda está tentando descobrir como não enlouquecer neste mundo.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui