• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

O que descobrimos na Casa Cor 2016 de São Paulo (sem entender nada de decoração)

O que entendemos do evento de decoração mais importante do Brasil.

Dario C L Barbosa Publicado: 11/07/2016 15:29 | Atualizado: 17/07/2016 13:03

A equipe do SOS foi até a CASA COR 2016 de São Paulo olhar de perto todas as tendências para design de interiores no Brasil, só que com um detalhe: ninguém entende nada de decoração.

Para saber se existem soluções bacanas para a casa de uma pessoa que simplesmente não se interessa por esse tipo de assunto, nada melhor do que ir até o epicentro. Sem um olhar técnico, conseguimos perceber algumas coisas bastante interessantes. Vamos a elas:

***

1. Dourado está (super) na moda

Muitos itens decorativos, inclusive pias e cadeiras estavam (ao montes) com essa cor que vale mais do que dinheiro, Insha’Allah!! O dourado ouro realmente enfeitou vários ambientes, e a melhor ideia, na nossa concepção, foi a da cadeirinha abaixo. Afinal, basta arrumar um spray dourado para fazer o quarto brilhar, não é mesmo?

IMG_4279

 

2. Adega gigante vai super bem com blocos de concreto

Ok, sustentabilidade é a bola da vez, provavelmente a bola do próximo século inteiro. Mas, depois de tantos projetos com garrafa PET, muita gente pegou trauma dessa palavra unida ao termo “decoração”.

Na CASA COR de São Paulo, a gente gostaria de ter visto mais ideias sustentáveis, mas as poucas que vimos foram realmente bem sacadas. O destaque que demos foi para uma adega feita apenas com blocos de cimento, aqueles que sobram em construções. Simples, bonito e funcional.

Por André Dutra, Marcela Pentrado e Kika Mattos.

 

3. Parede descascada fica incrível até em ambiente chique

Também chamou bastante a nossa atenção, um espaço super chique com um detalhe que destoava, ao mesmo tempo que dava todo sentido, as paredes (meio que) destruídas. É evidente que foi feito de forma proposital, mas a união dessa textura original com a elegância dos móveis, realmente funcionaram!

Por Osvaldo Tenório.

 

4. A Piscina Orgânica é realmente impressionante

Falamos dessas incríveis piscinas naturais há pouco tempo aqui no SOS. Elas, além de lindas, são sustentáveis, exatamente por serem vivas. As plantinhas que ficam ao redor são responsáveis pela limpeza da água, evitando o uso de produtos químicos. O único trabalho é colocar uma bomba para oxigená-la, o resto é com a natureza.

Por Alexandre Furcolin.

 

5. Cordas iluminadas com LED, porque sim!

Sabe aquela pergunta, por que nunca pensamos nisso antes? Então, essas cordas revestidas com luzes LED fizeram a gente pensar isso na hora. Tão simples e tão incrível. Elas criaram um ambiente navy futurista muito genial, aprovadíssimo! Os caras por trás disso são da Welight.

Por Urbano Studio.

 

6. Hortinhas “voadoras” como decoração útil

Olha lá que boa ideia. As hortinhas podem ser um item de decoração super moderno se você conseguir arrumar uma forma de mantê-las “no ar”. Esse efeito, criado por cordas de aço, transforma completamente a ideia de que ter sua horta é escolher entre espaço, decoração ou bem estar. Dá pra juntar tudo no mesmo pacote.

E olha lá, dourado de novo!

Por Marília Pellegrini.

 

7. Tapetes cruzados, por que não?

Você que também não entende nada de decoração, já imaginou cruzar tapetes? Logo vem na cabeça, “imagina ficaria péssimo!”, né?. Aí vem uns arquitetos diferentões e fazem isso.

Pode parecer estranho, mas deixou o ambiente com bastante personalidade! Como foi colocado no meio da sala, não atrapalha a movimentação. Mas é claro que os tapetes são pesados e compridos e, por serem de fibra natural, numa vibe meio Amazônia, deu todo o sentido para “transposição”.

Por Roberto Cimino e Nelson Amorim.

 

8. Padrão para parede pode sair do óbvio

Porque os detalhes também contam muito. Na Casa Cor encontramos vários tipos de paredes com texturas, mas uma delas nos chamou a atenção. O padrão quadriculado fugiu completamente do que a gente conhece como… padrão.

A ideia é quebrar a regra, perfeito para escritórios, não acha? Um senhor estímulo para a criatividade. Se você tem TOC, não veja a imagem abaixo.

Por Olegário de Sá e Gilberto Cioni.

 

9. Obras de arte estimulantes estão em alta

Outra coisa que chamou (e muito) a nossa atenção, foram as obras de arte. Muitas delas não estavam apenas para decorar o ambiente, e sim estimular o visitante. Destacamos três:

O rosto do Van Gogh feito com folhas de livros antigos deu um ar “hipster-conceitual” ao ambiente (sim, dá vontade de ler);

IMG_4284

IMG_4287

O quadro com 3D, que você com certeza vai querer se esticar para entender o processo de criação;

IMG_4271
IMG_4272

E o mapa do Rio de Janeiro feito com um texto sobre a cidade, coisa mais linda de ler e admirar.

IMG_4277

IMG_4278

Arte deve transmitir sensações, afinal decoração também pode ter alma.

– Dessa lista, qual foi a ideia mais interessante?

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui