• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sem Crise!

3 Coisas legais para colocar no currículo e sair na frente da concorrência

Algumas dicas de informações legais que você pode colocar no seu currículo para incrementá-lo.

Dario C L Barbosa Publicado: 08/11/2021 11:03 | Atualizado: 15/11/2021 10:55

Incremente o seu currículo de modo honesto e que chame a atenção do recrutador

Na hora de montar o seu currículo é comum, e até esperado, por parte dos recrutadores que você busque por um modelo de currículo, resultando em muitos documentos similares. No entanto, ainda que a diagramação seja a mesma, há como você chamar a atenção e sair na frente na hora de concorrer a uma vaga de trabalho.

Para facilitar o seu processo de seleção, separamos algumas dicas de informações legais que você pode colocar no seu currículo para incrementá-lo, mas mantendo a honestidade e saindo na frente dos demais candidatos, confira abaixo:

 

Trabalho voluntário além do altruísmo

Quando se fala de trabalho voluntário para incrementar um currículo muitos remetem às questões sociais e envolvidas nas mais distintas causas, o que é válido, mas algo além também pode somar ao seu currículo.

Realizar um trabalho voluntário permite que o seu tato para tal atividade esteja sempre treinado e em foco.

Por exemplo, realizar uma tarefa relacionada a contabilidade de refugiados, assegura que um profissional contábil esteja sempre exercendo a sua função, o que assegura que aspectos importantes não sejam esquecidos, fortalece o treinamento de um idioma distinto da sua língua nativa e ainda é uma ação altruísta.

Ou seja, além de ser algo bonito e louvável, ainda é prático e aplicável para a sua função profissional.

 

Palestras rápidas e cursos de curta duração

Nem tudo termina na sua formação acadêmica ou certificações obrigatórias ao seu cargo, pelo contrário, isso é o mínimo esperado para a maioria das funções. Ou seja, para se destacar, será necessário um pouco mais de estudo.

Felizmente, o que não falta na internet são cursos rápidos e de curta duração ou até mesmo palestras e seminários online, onde muitos são gratuitos e apresentam certificados.

Por isso, enquanto está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, divida o seu tempo livre para conseguir encaixar algum conhecimento rápido, dê preferência aos que possuam algum tipo de certificado de conclusão, assim a sua participação se tornará auditável.

 

Mencione aspectos relevantes a sua evolução profissional

Além dos rotativos cargos exercidos em outras empresas, absolutamente tudo que se faz relevante a sua jornada profissional pode ser mencionado, como atribuições extras, participações em projetos que não foram concluídos, trabalhos como freelancer, dentre outros.

Caso você esteja iniciando a sua jornada no mercado de trabalho, é válido apontar aspectos pertinentes a sua vida acadêmica, como, por exemplo, trabalhos de faculdade, incubadora, empresa júnior e até mesmo aquele bendito Trabalho de Conclusão de Curso, o vulgo TCC, que deu o maior trabalho para concluir, tudo isso pode ir para seu currículo.

Com estas informações o recrutador terá uma visão muito mais ampla sobre o seu desenvolvimento, o que permite uma análise melhor do que muitos candidatos.

Agora que você possui algumas ideias interessantes para incrementar o seu currículo e torná-lo mais atrativo para os recrutadores, reiteramos novamente a importância de ser honesto nas informações, afinal, tudo é facilmente conferido através da internet. No mais, desejamos a todos uma boa sorte.

 

*Artigo produzido por Jobseeker

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou o rádio e a televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante, na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui