• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

O poder do azeite de oliva “extravirgem”

8 benefícios do extravirgem, ou ouro líquido, como é conhecido pelos mediterrâneos.

 

Também conhecido por “ouro líquido”, o azeite de oliva extravirgem traz muitos benefícios para nossa saúde, provando que existe gordura boa.

olive-oil

(taxisrecko-sp)

Qual a diferença do “extravirgem” para o “virgem”?

Um já fez as preliminares, o outro nem isso… risos, brincadeirinha, mas é quase isso. O extravirgem é resultado da primeira prensagem do fruto e não passa por nenhum processo químico, não sofrendo perda de nutrientes e oxidação. O azeite de oliva virgem, já é produzido pela segunda prensagem das olivas e os demais óleos, são misturas de azeite de oliva com outros óleos extraídos e refinados por processo químico, depois da segunda prensagem.

 

Benefícios do Azeite extravirgem

Para a culinária, é claro

DSC_0661

(inmahkitchen)

Na verdade o azeite não deve ser aquecido, pois perderá suas propriedades, se transformando em gordura saturada, inimiga da saúde. Mas para muitos pratos não tem jeito, temos que usar, pois deixa a fritura mais sequinha, e extremamente saborosa. É só não exagerar, em suma, azeite extravirgem no fogo, só de vez em quando, ok?

 

Elimina gordura da barriga

Fat man holding a measurement tape

(aliveonceagain)

Pesquisas comprovam que, tomando duas colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem por dia, impede o acúmulo de gorduras na região da barriga, ou seja: adeus barriguinha. Nesse consumo, você estará ingerindo 77% de gordura monosaturada, 14%  saturada e 9% de polinsaturadas, isso faz com que o azeite seja mais saudável que qualquer outro óleo, diz o Dr.Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração. Outras tantas pesquisas foram feitas e comprovaram esse benefício, então, tampe o nariz e feche os olhos e manda ver as duas colheres de sopa do azeite extravirgem… ou coloca na salada, né bem?

 

Para a pele

sb-20-usos-azeite7

(epochtimes)

Fique longe das rugas ingerindo o azeite extravirgem, por conta da ação antioxidante e também pelas vitaminas poderosas que contém. Haja visto que suas propriedades antioxidantes regeneram as oliveiras, protegem seus galhos e frutos. Também é usado como hidratante facial para peles secas e até para lábios ressecados. Protege sua pele da agressão provocada pelos raios ultra violetas. Usando e abusando do azeite extravirgem então!!!

 

Para as unhas

20121106_163242

(emedia.leeward)

Ajuda no fortalecimento das unhas escamadas, manchadas e quebradiças, por conta das vitaminas contidas nesse azeite. Essa dica é MARA! Com um algodão, passe-o nas unhas, após a limpeza e antes de aplicar o esmalte, assim ficará hidratada e forte. 

 

Para os cabelos

Olive-Oil-Instead-Use-Olive-Oil-Olive-Oil-Dry-Skin-Olive-Oil-Benefits-Hair-Growth-Skin-Olive-Oil-Olive-Oil-Health

(beautystylo)

Aplique o azeite em temperatura morna nos cabelos e coloque uma touca térmica ou mesmo uma toalha aquecida (só não coloca aquela touca que esquenta na tomada, se não vai fritar sua cabeça), depois de 15 minutos, lave os cabelos. Ideal para quem se expõe muito ao sol ou no cloro da piscina. Esse processo poderá ser feito mensalmente. Menos hidratação no salão e mais economia no fim do mês.

 

Para a saúde cardiovascular

j0438743

(johnstonefitness)

Existem inúmeras vantagens para a ingestão do azeite de oliva extravirgem para a saúde, por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, responsáveis por reduzir o aparecimento de placas que causam o entupimento dos vasos sanguíneos e artérias. Contém Vitamina E, que ajuda nas doenças cardíacas, como o infarto e protege contra cânceres. Também previne derrames, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, em Bordeaux, na França.

 

Para controlar o colesterol

14

(vitagold)

Não se deve usar em excesso, mas se consumido moderadamente (duas colheres de sopa por dia), ele reduz as taxas do colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do colesterol bom (HDL). Isso porque o azeite extravirgem, é rico em gorduras boas para o corpo humano.

 

Para proteger contra a osteoporose

osteoporose

(poracaso.ocponline)

O azeite extravirgem é realmente muito bom para nosso organismo, assim como para os ossos. O azeite contém um anti-inflamatório natural que possui efeito igual ao do cálcio, protegendo nossos ossos.

 

Como escolher o melhor “extravirgem”

Na hora de comprar o “extravirgem”, procure verificar a data de fabricação, que é mais importante que a data de validade (o que é difícil conter). Pois assim, você terá a certeza que este azeite teve menos tempo para se oxidar, é claro que depende do transporte, armazenamento e estocagem. O melhor azeite extravirgem, é aquele que você vê no líquido,  uma borra, no fundo da garrafa ou em cima. Isso prova que ele não foi filtrado, o que o torna melhor ainda. É claro que os melhores custam bem mais caro, mas faça como eu, veja o mais barato e o mais caro, procure uma média, pronto é esse ai.

 

Nível de acidez

Para ter o melhor “extravirgem”, vale observar o nível de sua acidez, ela se refere à proporção de ácidos graxos livres em relação ao ácido oleico presente no azeite. O “extravirgem”, deve ter, no máximo, 0,8% de acidez livre, segundo as normas internacionais. Dentro desse limite, é importante saber que o azeite que apresentar 0,1%  de acidez é melhor que um de 0,8%.

 

Marcas consideradas azeite extravirgem

A Proteste – Associação de Consumidores –  testou 19 marcas de azeite extravirgem, as que passaram no teste foram:

  • Olivas do Sul
  • Carrefour
  • Cardeal
  • Cocinero
  • Andorinha
  • La Violetera
  • Vila Flor
  • Qualitá.

7 delas foram consideradas apenas azeite de oliva:

  • Borges
  • Carbonell
  • Beirão
  • Gallo
  • La Espanhola
  • Pramesa
  • Serrata

E para nosso espanto, 4 delas nem são consideradas azeite:

  • Figueira da Foz
  • Tradição
  • Quinta d’Aldeia
  • Vila Real

Que medo heim…

 

Dizem que a dieta mediterrânea – a base de azeite extravirgem – é a melhor para a saúde! Então aproveitem as dicas, porque “saúde é o que interessa e o resto não tem pressa… Íssa!”

 
Fontes
oglobo
coachfabiokarasiak
jornalpequeno
enxaqueca
corpoacorpo
revistavivasaude
saude.terra
revistaadega
 

Tia Sandra
Formada na Faculdade da Vida, nasci no interior de SP, morei no Rio, São Paulo e voltei para o interior (Bebedouro-SP) e daqui não saio mais… adoro! Sou uma senhora com alma de artista e comportamento de menina adolescente #mimdêxa. Adoro viajar, usar o facebook, cuidar da minha casa e tomar meus bons drinks. Sou solteira por opção, tenho 3 filhos lindos, 1 neta maravilhosa, 3 gatinhas e 3 grandes defeitos, falar demais, comprar demais e ser demais #muahh.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui