• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

#PraOuvir O novo trabalho de Bob Dylan e muito +

Lançamento da semana: BOB DYLAN e THE XX; 1976 o ano da Disco!; Trilha para Luz de Vela

Lançamentos

BOB DYLAN

 

Três anos depois de seu último disco de inéditas e apenas 15 anos depois de sua volta triunfal com Time Out of Mind, Bob Dylan mantém a qualidade e revisita baladas épicas em Tempest, 35º álbum da carreira.

Assim como em seus quatro últimos discos de estúdio (Love & Theft, Modern Times, Together Through Life e Christmas In the Heart), Tempest foi produzido pelo próprio Dylan, sob o pseudônimo de Jack Frost. Gravado no estúdio de Jackson Browne, Dylan contou – assim como em Together Through Life – com a participação de David Hidalgo, integrante do Los Lobos, além de sua atual banda de turnê.

Para os não iniciados, Dylan pode assustar. Começa pela forma de cantar. Ele nunca teve uma voz que podemos chamar de “limpa”, sempre pareceu aquele velho com pigarro que canta enquanto fuma, e acabou por fazer disso uma marca. Ou seja, ele sempre soube usar a seu favor essa característica, e agora não é diferente.

Quando começaram os boatos de um novo disco de Dylan, as expectativas se firmaram principalmente em duas canções. “Tempest” reconta em quase 14 minutos a tragédia do navio Titanic e sua última viagem, ocorrida há cem anos, no dia 14 de de abril de 1912. Na enorme – e um pouco cansativa – narrativa do cantor, até o ator Leonardo DiCaprio, ou apenas “Leo”, é citado.

A outra música que muitos ansiavam era “Roll On John”, tributo ao amigo John Lennon, assassinado em 1980. Dylan reconta com emoção parte da vida de John e utiliza alguns versos do ex-beatle para compor sua tocante homenagem.

O videoclipe do primeiro single do álbum, “Duquesne whistle”, inspirado no universo do diretor Quentin Tarantino, resume o espírito do disco, no qual uma aparente leveza esconde ambientes mais ameaçadores

 

 

Tempest conseguiu mesclar os caminhos percorridos por Dylan em seus discos anteriores com músicas que sugerem o novo rumo que ele quer para sua arte. Nós o agradecemos por continuar.

 

THE XX

 

Os vocais podem ser sussurados, mas o The XX levanta com seu novo disco discussões calorosas, e faz barulho. A roupagem pode ser mínima, mas os ouvidos atentos e o número de opiniões sobre Coexist (o novo trabalho deles) é máximo. Coexist chegou aos ouvidos do público cercado de expectativas – o sucessor de um dos álbuns de estreia mais impressionantes dos últimos 10 anos, talvez – e dividiu fãs e haters, e uma longa lista de indiferentes.

Batidas que repetem ritmicamente, gerando uma espécie de eletrônico hipnótico e minimalista
Não é inovador, mais ainda assim é um belíssimo trabalho. Um alívio, uma pausa, uma fuga em meio a tantos outros sons carregados de quase todo o tipo de influência. A divisão dos vocais feminino e masculino é um elemento de equilíbrio que não deixa o disco cair na “chatice”.

Não dá pra dizer que há momentos “dançantes” em Coexist, mas sim faixas com mais trilhas e uma leve batida eletrônica, como Sunset. Isso reforça a coerência desse disco, que vai ser ouvido em looping (repetição) infinito por muita gente.

É difícil dizer que Coexist supera o trabalho antecessor da banda. Eu consigo vê-lo como uma continuação quase linear, em que o The XX parece não buscar grande inovação, mas sim manter seu estilo e musicalidade, com canções sussurradas e intimistas. Aquela música pra ouvir de fones de ouvido, sem pensar em nada.

 

 

Túnel do Tempo


O ano escolhido dessa semana foi 1976. Foi um ano repleto de acontecimentos como: o lançamento da Apple Inc. por Steve Jobs e Steve Wozniac. O Deep Purple anuncia o fim de suas atividades, embora teriam voltado em 1984. A Banda musical U2, é formada em Dublin na Irlanda, composta pelo cantor e compositor Bono Vox.

O grupo sueco ABBA lança seu álbum de maior sucesso até então, Arrival, colocando diversos hits no topo das paradas do mundo todo, como Dancing Queen, Fernando e Money, Money, Money, alcançando grande vendagem. E com o boom da era disco Bee Gees entrou na onda e lançou a canção You Should Be Dancing.

O punk rock também se torna um movimento musical de grande repercussão nos EUA e Inglaterra, a partir das bandas Ramones, Sex Pistols e The Clash.

E agora os hits que bombaram naquele ano:

 

Set da Semana

 

Quando Ouvir:

* Viajando (de todas as maneiras)

* Ao acordar 

* Coquetel / Musica Ambiente

* Jantar a dois


Por fim hoje deixo um set mais tranquilo para vocês. JaBig, é um Dj de House e Soulful (Lounge). Natural de Montreal , também é sócio do selo Gotsoul Records, selo de Deep e Soulful House.

Um autêntico DJ, JaBig não toca músicas estereotipadas, de modo a apelar a um público amplo e ganhar notoriedade, rápido e fácil. Em vez disso, ele deixa sua música e seu Live Set falarem por si.

Tendo testemunhado tanta pobreza no mundo, recentemente embarcou em uma turnê mundial, onde passará por vários países somente de carro,Jabig firmou uma parceria com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas onde todos os rendimentos da touro serão revertidos para ajudar o combate a fome no mundo.
O set tem uma sonoridade mais calma , regado a muito gingado e percussão.

Resumidamente é o famoso ”Lounge Music”.

Montreal Morning Moods by Jabig on Mixcloud

 

E hoje me despeço por aqui, BOM FIM DE SEMANA!!

Se tiver mais sugestões comenta ae.

Abraço!!


Gabriel Iodjahn

Sempre fui um amante da musica, livre de preconceitos quando se trata de sonoridades diferentes. Hoje em dia sou estudante de produção de música eletrônica. Nesse espaço, pretendo passar um pouco do meu humilde conhecimento sobre esta arte que nos leva aos mais diferentes estados de espírito, nos fazem gritar no meio da balada, torna nosso dia muito mais colorido, ou mesmo da outro sentido a um filme. Como já dizia Danny Tenaglia: “Music is the Answer”. Por fim, vamos deixar claro que não estou aqui para julgar e sim para dar a minha opinião. E claro que criticas sempre serão sempre muito bem- vindas. Afinal, música é que nem religião, política e time de futebol! Cada um tem o seu ponto de vista!

 

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui