Você já ouviu alguém falar sobre o uso de bicarbonato de sódio como suplemento para a prática de atividades fÃsicas?
Pois bem, esse uso pode sim fazer algum sentido, mas talvez não da forma como você esteja imaginando. Para entender direitinho como ele pode te ajudar nos treinos, você vai ter que se esforçar para lembrar das aulas de quÃmica que teve na época do colégio, ok?
O bicarbonato de sódio é um sal, e quando acrescentado em soluções aquosas ele ganha a propriedade de torná-las básicas, transformando-se num potente neutralizador da acidez do organismo. Por isso, o composto costumava ser usados por nossos avós para reduzir a acidez do estômago. E como essa propriedade de neutralizar a acidez que pode ser aproveitada?
“Ajuda a aumentar a resistência do organismo durante a prática de exercÃcios.”
Quem afirma isso é a nutricionista especializada em nutrição clÃnica e distúrbios alimentares, Maria CecÃlia Corsi.
Segundo a doutora, quando fazemos exercÃcios, o corpo pede um alto consumo de glicose pelas células, o que reduz o pH do meio intracelular, tornando-o ácido. A acidez  inativa algumas enzimas e a principal consequência disso é a fadiga.
Como o bicarbonato ajuda a manter esse pH equilibrado, e por isso protege o organismo contra a acidose metabólica, seu uso termina retardando a fadiga durante a prática de exercÃcios, nos deixando mais resistentes.
Fadiga Vs. Ganho de massa muscular
De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Southern Mississipi University, os praticantes de musculação conseguem realizar mais repetições após a ingestão de uma dose elevada de bicarbonato de sódio, porém, não é possÃvel afirmar que esse volume de treino mais elevado faça com que os resultados sejam mais satisfatórios.
Isso se dá principalmente porque é possÃvel que a acidificação que ocorre durante o treino de musculação, e que é exatamente o que o uso do bicarbonato de sódio inibe, possa ser fundamental para o processo de hipertrofia muscular, e portanto para que os progressos possam ocorrer.
Segundo a Dra. Corsi, esse é um dos motivos pelos quais o o bicarbonato de sódio costuma ser utilizado apenas em atletas de alta performance e de alto rendimento. “O composto não vai te ajudar a ganhar massa muscular, ele apenas ajudará a aumentar sua resistência ao exercÃcio”- esclarece.
Efeitos colaterais
O uso frequente do composto em altas doses pode causar problemas estomacais, vômitos, distensão abdominal e diarreia.
“O bicarbonato de sódio deve sempre ser utilizado com a ajuda de um profissional. Uma quantidade maior do que 0,2 ou 0,3 gramas por quilo de peso, ao dia, pode causar problemas gastrointestinais, dores no estômago e desconforto”, alerta a doutora.
É importante ressaltar também que é preciso beber muita água se você for fazer uso do composto. A água ajuda na absorção e diminui as chances dos efeitos colaterais desagradáveis. Além disso, o bicarbonato de sódio não fica muito tempo no nosso corpo, e por isso deve ser ingerido em torno de 1 hora antes de fazer os exercÃcios para fazer efeito.
Portanto, se pretende usar bicarbonato de sódio como suplemento para te ajudar a atingir os seus objetivos na prática de atividades fÃsicas, procure um especialista para acompanhar esse uso, e bom treino!
 Fonte: hypescience