Menos fadiga! O suplemento do qual ninguém fala
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Menos fadiga! O suplemento do qual ninguém fala

Para quem precisa de mais disposição para praticar atividade física.

Mariana Schittini Publicado: 11/09/2015 16:39 | Atualizado: 12/09/2015 11:43

Você já ouviu alguém falar sobre o uso de bicarbonato de sódio como suplemento para a prática de atividades físicas?

Pois bem, esse uso pode sim fazer algum sentido, mas talvez não da forma como você esteja imaginando. Para entender direitinho como ele pode te ajudar nos treinos, você vai ter que se esforçar para lembrar das aulas de química que teve na época do colégio, ok?

BICARBONATO_sososlteiros

osbeneficiosdolimao

O bicarbonato de sódio é um sal, e quando acrescentado em soluções aquosas ele ganha a propriedade de torná-las básicas, transformando-se num potente neutralizador da acidez do organismo. Por isso, o composto costumava ser usados por nossos avós para reduzir a acidez do estômago. E como essa propriedade de neutralizar a acidez que pode ser aproveitada?

“Ajuda a aumentar a resistência do organismo durante a prática de exercícios.”

Quem afirma isso é a nutricionista especializada em nutrição clínica e distúrbios alimentares, Maria Cecília Corsi.

Segundo a doutora, quando fazemos exercícios, o corpo pede um alto consumo de glicose pelas células, o que reduz o pH do meio intracelular, tornando-o ácido. A acidez  inativa algumas enzimas e a principal consequência disso é a fadiga.

Como o bicarbonato ajuda a manter esse pH equilibrado, e por isso protege o organismo contra a acidose metabólica, seu uso termina retardando a fadiga durante a prática de exercícios, nos deixando mais resistentes.

treinobiceps_sososlteiros

Fadiga Vs. Ganho de massa muscular

De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Southern Mississipi University, os praticantes de musculação conseguem realizar mais repetições após a ingestão de uma dose elevada de bicarbonato de sódio, porém, não é possível afirmar que esse volume de treino mais elevado faça com que os resultados sejam mais satisfatórios.

Isso se dá principalmente porque é possível que a acidificação que ocorre durante o treino de musculação, e que é exatamente o que o uso do bicarbonato de sódio inibe, possa ser fundamental para o processo de hipertrofia muscular, e portanto para que os progressos possam ocorrer.

Segundo a Dra. Corsi, esse é um dos motivos pelos quais o o bicarbonato de sódio costuma ser utilizado apenas em atletas de alta performance e de alto rendimento. “O composto não vai te ajudar a ganhar massa muscular, ele apenas ajudará a aumentar sua resistência ao exercício”- esclarece.

musculo_SOSOSLTEIROS

Efeitos colaterais

O uso frequente do composto em altas doses pode causar problemas estomacais, vômitos, distensão abdominal e diarreia.

“O bicarbonato de sódio deve sempre ser utilizado com a ajuda de um profissional. Uma quantidade maior do que 0,2 ou 0,3 gramas por quilo de peso, ao dia, pode causar problemas gastrointestinais, dores no estômago e desconforto”, alerta a doutora.

É importante ressaltar também que é preciso beber muita água se você for fazer uso do composto. A água ajuda na absorção e diminui as chances dos efeitos colaterais desagradáveis. Além disso, o bicarbonato de sódio não fica muito tempo no nosso corpo, e por isso deve ser ingerido em torno de 1 hora antes de fazer os exercícios para fazer efeito.

Portanto, se pretende usar bicarbonato de sódio como suplemento para te ajudar a atingir os seus objetivos na prática de atividades físicas, procure um especialista para acompanhar esse uso, e bom treino!

 Fonte: hypescience

Mariana Schittini
Radialista por formação, jornalista por profissão, Mariana Schittini obviamente gosta de se comunicar, dar opiniões e trocar informações.

Tá na rede!