No verão abusar do Ar condicionado no carro, trabalho, academia, é regra, ainda mais num paÃs como o nosso que o calor não dá trégua. O problema é que nossa saúde vai embora com esse entre e sai do calor pro frio, uma das primeiras coisas que acaba sendo prejudicada é a nossa voz. Ela simplesmente vai embora.
Sofri essa semana desse mal, estava jantando quando no meio da conversa …. …. …. não consegui mais falar, por mais que me esforçasse, a voz não saia.
Mas como não tava afim de ficar brincando de mÃmica no meio do restaurante, comecei a fazer as minhas pesquisas malucas para solucionar o problema imediatamente, embora duvidasse que isso fosse possÃvel. Achei muita coisa interessante, com o aval de médicos e especialistas:

Mas nenhuma dica parecia ser de solução imediata, nem tão simples de fazer. Eis que achei a solucão!

E o mais curioso, tem que ser Coca Cola QUENTE (sem gelo, em temperatura ambiente, não vai me tacar a bebida no microondas). Provavelmente para não atacar mais a garganta. Ainda não descobri ao certo o motivo quÃmico pra que isso ocorra, mas uma coisa é fato, funciona!
Dei 2 goles do refri (quente) e como mágica voltei a falar. Tá certo, não voltou 100%, mas pelo menos tive voz para manter uma conversa audÃvel até o final do jantar.
Cientistas, se souberem o motivo, por favor comentem! Eu achei essa notÃcia a melhor descoberta desde a combinação “batata frita com sorvete do mcdonalds”.
Assim que publiquei essa dica, recebemos um recado importante do fonoaudiólogo Alexandre:
“A maneira mais adequada de recuperar a voz seria repouso vocal. Dessa forma você estaria prejudicando ainda mais suas pregas vocais. Essa dica pode prejudicar seriamente algumas pessoas!“.