O fim da Calvície!
Tem quem use perucas #MahOe, tem quem faça tatuagem na cabeça e tem quem diga que passar cocô de galinha alí faz o cabelo crescer, tudo isso apenas para se livrar dos apelidinhos e deixar de ser ponto de referência – “passando o careca ali, vire a esquerda e…”.
Mas agora é pra valer!! Pelo menos é o que uma pesquisa realizada na Universidade de Yale nos diz. Em seus primeiros resultados divulgados, a promessa é que cabelos nascerão em cabeças completamente lisas, como uma bola de sinuca, ou um ovo, ou, quem sabe, um globo espelhado…
O Estudo
O primeiro teste foi feito em homem de 25 anos que sofre de uma inflamação na pele chamada psoaríse e alopecia universalis, uma doença que leva à queda total de cabelo e pelos no corpo. Foi recomendado que ele se tratasse com citrato de tofacitinibe, um composto utilizado para tratamento de artrite reumatoide, e os resultados vieram logo nos primeiros dois meses, com o surgimento de alguns pelos faciais e no couro cabeludo.
Brett A. King, professor assistente de dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale e principal autor do experimento, diz que o citrato de tofacitinibe (patenteado pela Pfizer e comercializo sob o nome de Xeljanz) parece ter inibido o ataque do sistema imunológico aos folículos capilares, causador da queda total dos pelos.
Agora, ele quer testar o composto em forma de creme no tratamento de alopecia areata (perda parcial de pelos e cabelo) – como aconteceu com o Ronaldo Giovanelli, ex-goleiro do Corinthians.
E líder da “incrível” banda Ronaldo e Os Impedidos…
Mais comum que a alopecia universalis (perda total dos pelos), a alopecia areata ocorre em 1% a 2% da população, e segundo o site do Dr. Drauzio Varella, afeta qualquer ser humano e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.
Resumindo a história toda
O tal Xeljanz já foi aprovado em 2012 pelo Food and Drugs Administration, órgão norte-americano que regula medicamentos e está na fila de medicamentos a serem aprovados pela Anvisa.
Pode comemorar!