Andar com pouco combustível pode ser um grande perigo, além de danificar o motor, ainda pode te colocar numa grande fria na estrada.
Publicamos recentemente a matéria “ALERTA | Entenda porque nunca deve dirigir com a reserva do combustível“, e muitos leitores nos questionaram sobre a veracidade das informações do texto.
Na publicação foi dito que os freios e a direção hidráulica podem ser prejudicados, e até falhar, devido a falta de combustível no automóvel.
Como recebemos mais comentários que o post da Ângela Bismarqui quando revelou que implantaria o terceiro seio, fomos atrás de profissionais e especialistas do meio automotivo, a fim de esclarecer toda essa polêmica.
A falha dos freios
Segundo Alessandro Oliveira, chefe de manutenção da concessionária Guebor Toyota, a bomba de combustível aproveita até o fim do reservatório, porém, como ela é resfriada pelo próprio combustível, a falta dele pode superaquecer a peça e travar ou até queimar a bomba. Se isso acontecer o motor pode desligar.
Pra não restarem dúvidas, vamos ao papo técnico:
Quando está em funcionamento, o motor produz vácuo que é usado no sistema de hidrovácuo, responsável por dar mais pressão e deixar os freios mais “leves”.
O sistema de hidrovácuo mais comum usa parte do vácuo criado no coletor de admissão; o motor aspira o ar, um diafragma se move e cria pressão sobre um pistão. Essa força reduz o esforço necessário para usar os freios e permite que o motorista pise confortavelmente.
Logo, se o motor não funciona, esse recurso também para. Os freios ficam muito duros e não operam corretamente, isso em uma situação de emergência pode ser bastante perigoso.
E a direção hidráulica?
Com a direção hidráulica o problema também pode surgir quando o motor é desligado, diz o mecânico José Carlos Costa da Oficina LJL.
Segundo ele, este tipo de direção funciona quando o motor gira uma correia para acionar a bomba hidráulica, que manda um fluído sob pressão para a direção, reduzindo o esforço necessário para movê-la. Assim, se falta combustível, o motor pode parar e o sistema de direção hidráulica também é interrompido.
Logo, a direção ficará igual ao do carro do Fred Flintstone, dura como pedra e você perderá o controle do automóvel. Essa situação não acontece nas antigas direções mecânicas ou nas novas direções elétricas, que não necessitam de bombas e trabalham através da parte elétrica do veículo.
“Se o motor travar pode haver um acidente grave. É um efeito dominó que afeta a segurança do carro, já que os freios e a direção hidráulica são sistemas interligados ao motor e se ele para, não será mandado vácuo para o hidrovacuo, assim como a correia da bomba de direção para de rodar. Isso fica mais perigoso com o carro em movimento, já que você não poderá frear ou mudar de direção”, alerta o engenheiro mecânico Felipe David Ramos Barreto.
Portanto galera, segundo os especialistas que consultamos, a falta de combustível tem influência sobre o perfeito funcionamento dos freios e da direção hidráulica.
Se falta a combustível, a bomba de combustível superaquece, o motor desliga e interrompe o sistema de hidrovácuo dos freios, deixando o pedal rígido. Também, a bomba da direção hidráulica para, já que ela funciona através de uma correia movimentada pelo motor, e controlar o carro ficará impraticável.
Por isso, quando o tanque estiver na reserva, o melhor a fazer é mesmo abastecer e evitar problemas maiores. Tanquilo, pode ser?
imagem de capa: focalobd