Salada no Pote: Nutricionista ensina como fazer a MELHOR!
Não tem nada mais desagradável do que começar uma dieta. Bom, tem sim, tipo descobrir que uma saladinha fresca sai pelo preço de um combo do McDonald’s.
Para furar o sistema capitalista fitness, e garantir a qualidade dos nutrientes, o melhor é fazer em casa. Por isso, entramos em contato com a nutricionista Amanda Passos (UFRB), que ensinou a preparar a melhor salada no pote!
Passo a passo
Ingredientes:
-
Molho de sua preferência (prefira os molhos caseiros, são mais saudáveis)
-
1 Pepino
-
1/2 Cebola (também pode ser cogumelos, brotos, milho, etc.)
-
1/2 Pimentão
-
1 Cenoura
-
1 Beterraba
-
1/2 xícara de Grão de Bico
-
1 Tomate
-
1 ramo de Brócolis (também pode ser couve flor)
-
2 folhas de Couve
-
2 folhas de Alface (pode ser folhas de rúcula, espinafre, etc.)
-
1/4 de xícara de Semente de Linhaça (pode ser aveia, gergelim, semente de girassol, etc.)
-
1/4 de xícara de Quinoa
-
Pote de Vidro de cerca de 22cm com tampa
Como fazer
Pique todos os ingredientes grandes em pequenos pedaços, pois assim facilitará na hora de comê-los. Dentro do pote, a primeira coisa a ser colocada é o molho.
O vinagrete é uma ótima opção, pois além de ter baixas calorias, o azeite e o vinagre presentes no molho funcionam como antioxidantes no nosso corpo. Para quem não gosta de vinagre, uma outra opção seria o molho de iogurte desnatado, que agrega cálcio e proteínas à salada.
Depois coloque os legumes mais pesados, aqueles que não estragam em contato com o molho.
A cenoura e a beterraba são fontes de carboidratos e muitas vitaminas, destaque para a cenoura, rica em betacaroteno (importante para a saúde dos olhos) e carotenoides (antioxidantes), além de dar uma crocância ao conjunto.
O pepino hidrata e possui substâncias anticancerígenas. A cebola melhora a circulação sanguínea e retarda o envelhecimento das veias e artérias, entre outros benefícios
Você pode usar três cores de pimentão para colorir ainda mais sua salada.
Não deixe de colocar o grão de bico, uma ótima e necessária fonte de proteína, perfeito para quem é vegetariano.
Caso faça questão de proteína animal, frango desfiado vai muito bem nesse tipo de salada.
Agora coloque o tomate e outras frutas, se quiser.
O tomate deixa a salada mais colorida, e dá um ótimo sabor. Ele é rico em licopeno, que fortalece o sistema imunológico, também possui minerais essenciais, como fósforo e potássio.
Se desejar dar outro visual pode ser usado tomate cereja. Outra fruta que pode ser usada é a manga, muita gente gosta do sabor doce na salada e ela é rica em vitamina C.
Agora coloque os vegetais mais leves, como o brócolis.
Além de ser rico em proteína, é visualmente atrativo e ajuda a controlar o metabolismo glicêmico, ou seja, perfeito para quem é diabético. Prefira cozinha-lo no vapor.
Salpique as sementes por cima.
A quinoa é, como outras sementes, fonte de fibras. Ela tem alto valor nutricional, é fonte de potássio e magnésio, que evitam espasmos e câimbras musculares.
Também podem ser usados grãos, como o milho, que possui carboidratos e proteínas.
No topo coloque as folhas. O alface é umas das hortaliças queridinhas dos brasileiros, ele agrega uma boa quantidade de fibras e possui baixas calorias.
Folhas verde-escuro possuem um interessante valor nutricional, mas o gosto nem sempre harmoniza com os outros alimentos. Assim, você pode recorrer aos vários tipos de alface existentes no mercado, no geral os valores nutricionais são parecidos.
Agora é só tampar e pronto!
Para servir vire o pote para baixo para distribuir o molho.
Mantendo tampado dura até 5 dias.
Mas lembre-se, só distribua o molho por toda a salada quando for consumir, caso contrário, deixe o molho paradinho lá no fundo.