Dicas

Salada no Pote: Nutricionista ensina como fazer a MELHOR!

01 de fevereiro de 2016
Postado por Rui Davi

Não tem nada mais desagradável do que começar uma dieta. Bom, tem sim, tipo descobrir que uma saladinha fresca sai pelo preço de um combo do McDonald’s.

Para furar o sistema capitalista fitness, e garantir a qualidade dos nutrientes, o melhor é fazer em casa. Por isso, entramos em contato com a nutricionista Amanda Passos (UFRB), que ensinou a preparar a melhor salada no pote!

Passo a passo

Ingredientes:

  • Molho de sua preferência (prefira os molhos caseiros, são mais saudáveis)

  • 1 Pepino

  • 1/2 Cebola (também pode ser cogumelos, brotos, milho, etc.)

  • 1/2 Pimentão

  • 1 Cenoura

  • 1 Beterraba

  • 1/2 xícara de Grão de Bico 

  • 1 Tomate

  • 1 ramo de Brócolis (também pode ser couve flor)

  • 2 folhas de Couve 

  • 2 folhas de Alface (pode ser folhas de rúcula, espinafre, etc.)

  • 1/4 de xícara de Semente de Linhaça (pode ser aveia, gergelim, semente de girassol, etc.)

  • 1/4 de xícara de Quinoa

  • Pote de Vidro de cerca de 22cm com tampa

Como fazer

Pique todos os ingredientes grandes em pequenos pedaços, pois assim facilitará na hora de comê-los. Dentro do pote, a primeira coisa a ser colocada é o molho.

O vinagrete é uma ótima opção, pois além de ter baixas calorias, o azeite e o vinagre presentes no molho funcionam como antioxidantes no nosso corpo. Para quem não gosta de vinagre, uma outra opção seria o molho de iogurte desnatado, que agrega cálcio e proteínas à salada.

 

Depois coloque os legumes mais pesados, aqueles que não estragam em contato com o molho.

A cenoura e a beterraba são fontes de carboidratos e muitas vitaminas, destaque para a cenoura, rica em betacaroteno (importante para a saúde dos olhos) e carotenoides (antioxidantes), além de dar uma crocância ao conjunto.

O pepino hidrata e possui substâncias anticancerígenas. A cebola melhora a circulação sanguínea e retarda o envelhecimento das veias e artérias, entre outros benefícios

Você pode usar três cores de pimentão para colorir ainda mais sua salada.

Não deixe de colocar o grão de bico, uma ótima e necessária fonte de proteína, perfeito para quem é vegetariano.

Caso faça questão de proteína animal, frango desfiado vai muito bem nesse tipo de salada.

 

Agora coloque o tomate e outras frutas, se quiser.

O tomate deixa a salada mais colorida, e dá um ótimo sabor. Ele é rico em licopeno, que fortalece o sistema imunológico, também possui minerais essenciais, como fósforo e potássio.

Se desejar dar outro visual pode ser usado tomate cereja. Outra fruta que pode ser usada é a manga, muita gente gosta do sabor doce na salada e ela é rica em vitamina C.

 

Agora coloque os vegetais mais leves, como o brócolis.

Além de ser rico em proteína, é visualmente atrativo e ajuda a controlar o metabolismo glicêmico, ou seja, perfeito para quem é diabético. Prefira cozinha-lo no vapor.

 

Salpique as sementes por cima.

A quinoa é, como outras sementes, fonte de fibras. Ela tem alto valor nutricional, é fonte de potássio e magnésio, que evitam espasmos e câimbras musculares.

Também podem ser usados grãos, como o milho, que possui carboidratos e proteínas.

 

No topo coloque as folhas. O alface é umas das hortaliças queridinhas dos brasileiros, ele agrega uma boa quantidade de fibras e possui baixas calorias.

Folhas verde-escuro possuem um interessante valor nutricional, mas o gosto nem sempre harmoniza com os outros alimentos. Assim, você pode recorrer aos vários tipos de alface existentes no mercado, no geral os valores nutricionais são parecidos.

Agora é só tampar e pronto!

Para servir vire o pote para baixo para distribuir o molho.

 

Mantendo tampado dura até 5 dias.

Mas lembre-se, só distribua o molho por toda a salada quando for consumir, caso contrário, deixe o molho paradinho lá no fundo.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS