Golpes no carnaval: 3 Dicas importantes ao usar cartão em blocos de rua
Carnaval chegou e nós viemos dar um toque para você se proteger nesse carnaval. Na verdade três. E não. Não estamos falando sobre usar camisinha (apesar de ser sempre válido o lembrete!).
Não é de hoje que o SOS alerta sobre golpes durante o carnaval, principalmente por conta de cartões de débito ou crédito:
-
Em 2018, publicamos uma matéria sobre o golpe da troca do cartão que fez várias vítimas nos últimos blocos de rua e em outras épocas do ano:
-
Em 2019, sugerimos colar um adesivo sobre o CVV do cartão de crédito para evitar exposição desnecessária dessa informação:
-
Em 2020, pelo Twitter, o advogado especialista em novas tecnologias, Pedro Saliba, confirmou o alerta de golpe: “Basta tirar uma foto do cartão para usarem seu crédito indevidamente.”
O especialista vai ainda mais fundo, orienta os foliões a cobrir TODAS as informações do cartão:
Vale cobrir inclusive o verso dos cartões que têm as informações prensadas.
As sugestões do advogado ganharam inclusive o aval da queridinha das redes sociais, Nathália Rodrigues, estudante de administração e youtuber de educação financeira, mais conhecida como Nath Finanças.
Outro alerta dado pelo especialista é o golpe que usa o pagamento por aproximação nas transações realizadas com cartão bancário.
Então, basta desabilitar a função “compra por aproximação” que alguns cartões têm:
Nos comentários da publicação de Pedro Saliba, uma internauta deu uma dica extra para facilitar a identificação do cartão na correria e possível embriaguez da folia, evitando cair no golpe da troca de cartões que mencionamos no início da matéria:
Resumo das precauções:
-
1 – Se precisar levar cartão, tampe com fita todos os dados: nome, número, validade e código de segurança;
-
2 – Desative a funcionalidade de pagamento por aproximação;
-
3 – Não deixe que vejam sua senha e sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu – sinalize com um adesivo para ajudar.