Colunas

Novo aplicativo permite que converse com pessoas perto de você

09 de junho de 2014
Postado por Rodrigo Guarizo

 

Olhe o seu Facebook e tente lembrar de todos os amigos que você tem adicionados. Se você tiver uma vida online saudável, como todo e qualquer sujeito que acessa as suas redes sociais diariamente, certamente vai perceber que tem alguém ali que você não conhece.

E por algum motivo muito estranho não falamos com essas pessoas que apareceram em nossas redes sociais – muitas vezes por culpa nossa – e ali ficaram sem ser incomodadas. Mas parece que esse lance que carregamos de não falar com estranhos está com os dias contados.

tumblr_m7hg1jEndg1r1vrd1o1_500

Volte aqui e me ame!

Shortwave é um aplicativo que te ajuda a conhecer a pessoa que esteja na mesma sala do dentista que você ou as gatinhas da mesa ao lado – por exemplo. Ele lista contatos próximos e mostra em sua tela, permitindo o início de uma conversa. Parece um sonho, mas tem um detalhe: ele só funciona se a outra pessoa também tiver o app instalado.

shorwave_converse_estranhos_aplicativo_sossolteiros

Será que este será o futuro das redes sociais? Com pessoas andando por aí com suas timelines abertas para qualquer um?

Ao mesmo tempo em que esta parece ser uma grande ideia, lembramos que o mundo mágico da internet o sujeito anônimo é famoso por ser maldoso, disparando comentários desnecessários e agressivos por estar blindado, sem rosto. Alonso Holmes, criador do Shortwave tá ligado dos riscos que o seu app corre. “Se aprendemos alguma coisa a partir de comentários na web, é que algumas pessoas se aproveitam do anonimato para fazer o mal, a nossa esperança é que estar perto das pessoas que você está falando vai manter a conversa civil.” Também contamos com o bom senso, Alonso.

O aplicativo funciona com a tecnologia iBeacon, que utiliza um sinal de bluetooth de baixo consumo de bateria (BLE) e conta com um alcance que vai se 10cm a 70m.

E não é que estamos cada vez mais perto da realidade de Her?

Tá afim de sentir um pouco do gosto das comunicações pessoais do amanhã? Então baixe grátis o Shortwave, por enquanto funciona somente para iOS.

 

Via Techcrunch

MATÉRIAS RELACIONADAS