A cada dia que passa, nós ficamos mais e mais em frente a tela, certo? Seja ela de um desktop, notebook, tablet ou smartphone. O número de pessoas que penam para ler conteúdos legais na interweb é gigantesco. Para resolver isso basta acessar esse site todos os dias. Afinal, o uso excessivo afeta bastante a qualidade da nossa visão.
— “Meus óculos! Eu não consigo enxergar sem meus óculos!”
Pensando nessa galera, o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em parceria com a Microsoft vem desenvolvendo uma tela que corrige problemas de visão automaticamente.
A tecnologia se baseia no uso de algoritmos, que distorcem a imagem a partir da prescrição oftalmológica de cada usuário com a ajuda de um filtro de luz instalado em frente ao visor. Este algoritmo altera o grau da luz de cada pixel da tela, de maneira individual. Assim, quando os raios de luz passam pelo filtro, eles já chegam corrigidos à visão do usuário.
A novidade, ainda em fase de aperfeiçoamento, foi apresentada durante a 41ª Conferência Internacional de Exibição de Computação Gráfica e Tecnologias Interativas de Vancouver, realizada no Canadá. Pesquisadores testam a eficácia da tecnologia usando uma câmera Canon DSLR com um ajuste de foco especifico que simula problemas de visão corriqueiros, como a hipermetropia. Gordon Wetzstein, um dos co-autores do estudo, diz que o próximo passo é criar telas que as pessoas possam usar no mundo real. Na visão do pesquisador, a chegada desse produto no mercado pode “demorar alguns anos”.
A tecnologia, claro, ainda se restringe ao campo virtual e não resolve os problemas de visão da galera. Outro detalhe importante é o fato dela precisar se adequar perfeitamente às necessidades oftalmológicas de cada um. Logo, estas novas telas corretoras só teriam eficácia se usada por uma única pessoa. Mas já é uma garantia de comodidade para todos que usam óculos de leitura, certo?
Fonte e Imagem: MIT Technology Review
Imagem de capa:Â adafruit