• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Nova tela promete dar adeus ao óculos de leitura

O seu computador vai ser capaz de corrigir problemas de visão.

A cada dia que passa, nós ficamos mais e mais em frente a tela, certo? Seja ela de um desktop, notebook, tablet ou smartphone. O número de pessoas que penam para ler conteúdos legais na interweb é gigantesco. Para resolver isso basta acessar esse site todos os dias. Afinal, o uso excessivo afeta bastante a qualidade da nossa visão.

— “Meus óculos! Eu não consigo enxergar sem meus óculos!”

Pensando nessa galera, o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em parceria com a Microsoft vem desenvolvendo uma tela que corrige problemas de visão automaticamente.

A tecnologia se baseia no uso de algoritmos, que distorcem a imagem a partir da prescrição oftalmológica de cada usuário com a ajuda de um filtro de luz instalado em frente ao visor. Este algoritmo altera o grau da luz de cada pixel da tela, de maneira individual. Assim, quando os raios de luz passam pelo filtro, eles já chegam corrigidos à visão do usuário.

vision.correcting.displayx299A novidade, ainda em fase de aperfeiçoamento, foi apresentada durante a 41ª Conferência Internacional de Exibição de Computação Gráfica e Tecnologias Interativas de Vancouver, realizada no Canadá. Pesquisadores testam a eficácia da tecnologia usando uma câmera Canon DSLR com um ajuste de foco especifico que simula problemas de visão corriqueiros, como a hipermetropia. Gordon Wetzstein, um dos co-autores do estudo, diz que o próximo passo é criar telas que as pessoas possam usar no mundo real. Na visão do pesquisador, a chegada desse produto no mercado pode “demorar alguns anos”.

A tecnologia, claro, ainda se restringe ao campo virtual e não resolve os problemas de visão da galera. Outro detalhe importante é o fato dela precisar se adequar perfeitamente às necessidades oftalmológicas de cada um. Logo, estas novas telas corretoras só teriam eficácia se usada por uma única pessoa. Mas já é uma garantia de comodidade para todos que usam óculos de leitura, certo?

 

Fonte e Imagem: MIT Technology Review

Imagem de capa: adafruit

 

Anderson Neco
Jornalista apaixonado por música, futebol, cerveja e cinema - não necessariamente nessa ordem. Já escreveu sobre cultura, telecomunicações e até gado. Ao longo dos anos, o rapaz - que coleciona frustrações e vinis - só conseguiu ter certeza de uma coisa: "The Godfather" é o filme mais importante de todos os tempos.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui