• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Nossos maiores erros na hora de lavar a roupa

E como resolvê-los.

 

Quando você mora sozinho, ou então quando a sua mãe se cansa de esfregar as suas meias, por que você já passou da idade de sair de casa e ela quer fazer do seu quarto uma salinha de costura, com poltroninha e tudo mais, é um boa hora para aprender a lavar as suas roupas…

tv-gif-will

Pode acreditar que é. E antes de sair por aí falando das coisas maravilhosas que você deve fazer parar deixar as suas vestes com aquele cheirinho gostoso que só a sua mãe conhece a fórmula, segue abaixo algumas dicas para você não estragar as suas roupas – as de ficar em casa e as de sair.

 

Em primeiro lugar, nunca ignore as etiquetas

Temos o péssimo hábito de não ler as etiquetas das roupas e lavar de acordo com nossa intuição. Pois são justamente nas pequenas etiquetas que encontramos as instruções para a lavagem adequada a cada tipo de roupa. Ali, conseguimos entender qual a melhor maneira para conservar a peça. Sem contar que uma lavagem errada pode, dependendo do tipo de tecido, resultar em danos irreversíveis à peça. E não queremos isso com a nossa roupa preferida.

etiqueta_de_roupa_erros_que_cometemos_sossolteiro

⇢ Ententa a simbologia das etiquetas

 

Em seguida, verifique o grau de sujeira das roupas

De que adianta colocar as roupas na máquina e selecionar a programação errada? Roupas muito sujas exigem processos de lavagem mais longos, enquanto peças apenas com suor precisam de um tempo menor. Inverter os processos pode deixar a roupa ainda suja ou desgastar aquelas que não precisavam de um processo de lavagem pesado. O mais inteligente a se fazer é organizar as roupas por grau de sujeira e lavá-las separadamente.

manchas_sujeira_erros_que_cometemos_sossolteiro

 

Não exagere no sabão…

Ao contrário do que pensamos, utilizar mais sabão não deixará a roupa mais limpa. Uma boa limpeza está mais associada ao processo de lavagem do que na quantidade de sabão. O excesso desse produto nas roupas exigirá que elas fiquem mais tempo enxaguando, o que poderá desbotá-las.

1236956567_parishiltonpouringdetergent

 

…Nem nos alvejantes

Alguns tecidos podem desbotar ou até esgarçar com o uso de certos produtos. Os alvejantes são fortes e podem estragar a roupa se usados em excesso.

alvejantes_erros_que_cometemos_sossolteiro

 

Separe as roupas por cor

Pode parecer uma dica meio obvia, mas pode apostar que ainda tem gente que mistura as roupas com cores diferentes, seja por preguiça ou falta de atenção. Roupas brancas não podem ser lavadas com roupas coloridas! Elas provavelmente ficarão mais manchadas que sua reputação depois daquela festa da firma.

roupas_coloridas_erros_que_cometemos_sossolteiro

 

Preste atenção na temperatura da água

A água quente pode ajudar na limpeza de algumas roupas, inclusive algumas máquinas de lavar possuem essa opção. No entanto, muita gente a utiliza de maneira errada. Manchas e sujeiras devem ser retiradas na primeira lavagem com água fria. Se for usado água quente logo no início, ao contrário de remover as manchas, você poderá agravá-las.

agua_quente_erros_que_cometemos_sossolteiro

 

Evite lavar roupas pretas na máquina

Poucos sabem, mas as roupas pretas precisam de cuidados específicos para não desbotar ou manchar. Por exemplo, utilizar sabão em pó é um erro, pois pode deixar a peça cheia de manchas brancas. O ideal é substituir pelo sabão líquido. Mas a grande dica mesmo é tentar lavar à mão. As roupas podem ficar cheias de bolinhas por conta do atrito com a máquina, sem contar que o tempo de molho e o enxágue podem desbotá-las também.

— “Lavando tudo na mão porra!!”

 

Roupas de seda também devem ser lavadas à mão

Ok, lavar roupas à mão tendo uma máquina em casa pode não ser a opção preferida, mas peças delicadas exigem mais cuidados. Tecidos como a seda, feitos de fibras naturais, estragam com mais facilidade. Na hora de lavar à mão, o ideal é ainda utilizar um sabão para tecidos delicados e não abusar na quantidade, sendo que nunca se deve torcer ou esfregar. Agora, se a sua única opção for lavar na máquina, tente pelo menos colocar a peça de roupa em um saquinho de malha e não deixe centrifugar.

lavar_a_mao_erros_que_cometemos_sossolteiro

 

Utilize amaciante

Quem não gosta de sentir a roupa macia e cheirosa? Pois para chegar neste resultado, o amaciante é item imprescindível. O sabão endurece os fios e além de deixar o toque desagradável, ainda é difícil para passar.

— Amaciantes e bebês: juntos desde a invenção dos comerciais de TV

 

Não deixe nada nos bolsos

Lembre-se sempre de tirar tudo dos seus bolsos antes de colocar a roupa na máquina. Dinheiro (em moeda e em papel), anotações, chicletes… Tudo pode ir parar na máquina de lavar, se espalhando pela água e impregnando em outras peças. E isso consegue ser mais chatão que teu chefe de TPM.

bolsos_erros_que_cometemos_sossolteiro

 
Dadas as dicas, agora você pode sair da casa da mamãe sem se preocupar…

tv-gif-will

…Ou não.

 

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui