Necronomicon, O Livro Proibido dos Mortos
Vamos mergulhar nas profundezas do mistério e do terror.
Nunca estamos sós! Basta vocês olharem com mais atenção… Muahahaha!!
Nessa coluna, vamos falar de um longa não muito conhecido…
Necronomicon – O Livro dos Mortos
(Necronomicon – 1993)
H.P. Lovercraft
Antes de falar do longa, é importante saber que foi baseado na obra do lendário escritor americano Howard Philips Lovercraft (1890/1930).
Foi um dos caras que revolucionou o gênero “terror”, um dos mais cultuados do mundo e gênio na criação dos seus próprios monstros fantásticos, atribuindo-lhes detalhes da ficção científica. Foi o criador dos famosos “Mitos de Cthulhu“ (sobre imundas e terríveis criaturas que moram em nosso planeta desde tempos imemoráveis, e aguardando o momento final do ressurgimento da sua raça).
Embora em vida, tivesse poucos leitores, com o passar das décadas, esse numero foi merecidamente, aumentando até a atualidade (por exemplo você agora). E não á toa, até Stephen King se encantou, inspirando-se no escritor para escrever suas obras de suspense e terror.
Também influenciou outros segmentos:
Quadrinhos
- Conan, de Robert Howard,
- Martin Mystère, de Sergio Bonelli,
- Kishin Houkou Demonbane, anime desenvolvido no Japão pela Nitroplus, exibido em 2006.
Musica
- Iron Maiden: a banda inglesa presente no álbum ao vivo Live After Death, faz uma homenagem ao Lovecraft. Na lápide do tumulo de Eddie se encontra: “That is not dead, Which can eternal lie, And with strange aeons Even death may die” (Não está morto o que eternamente jaz inanimado, e em realidades estranhas até a morte pode ser vencida). Uma citação do Necronomicon que fala sobre a vida após a morte.
- Metallica: The Call Of Ktulu (faixa instrumental), The Thing That Should Not Be, e All Nightmare Long
Por que essa versão de Necronomicon?
O longa é intenso, imprevisível e realista dentro da sua proposta de nos internar em mundos além do cotidiano, nos apresenta de forma detalhada a face escura do Lovercraft. Sem contar efeitos especiais, excelentes, realistas e por que não, “trash na medida”, do Tom Savini e Mad George, que dão a tônica necessária para o filme.
Sinopse: Quando Lovecraft (Jeffrey Combs) contrabandeia o livro mítico de uma biblioteca muito vigiada, ele logo se vê imerso nos seus labirintos, e três histórias do livro vão tomando forma quando ele sai para registrar as informações, senta que lá vem história:
1 – Afogamento
Um cara descontente, recebe a herança de um antigo motel. Porém, seu passado o levará a encarar um futuro mortal, enfrentando uma criatura demoníaca que tem um objetivo macabro de reavivar a sua noiva falecida, de quem nunca conseguiu afastar do seu coração.
2 – Frio
Um jovem repórter, numa busca frenética, foca seu trabalho no paradeiro de um médico misterioso que aparentemente teria encontrado o caminho para a imortalidade. O desejo pelo descobrimento com uma mistura de excitação e paranóia, o direcionará por caminhos impensados. Mas, mesmo atingindo esse objetivo, sua vida já está condenada.
3 – Sussurros
Um policial enfrenta um aparente desafio cotidiano: procurar o paradeiro de um parceiro desaparecido. Mas, nessa tarefa, numa noite internando-se num prédio de aparente abandono, descobre uma desconhecida existência de catacumbas. E para seu horror, percebe que elas estão povoadas de criaturas do além, sem contar a presença de um famoso serial killer das profundezas.
Trailer
GÊNERO
Suspense/Drama/Terror
ACOMPANHÔMETRO
De preferência com uma paquera, sempre rola um “fica pertinho que eu tenho medo”.
HUMORÔMETRO
Como tem uma levada trash, vale para dias que você queira apenas se divertir.
VALE A PIPOCA?
Vale com refri e tudo mais, evite usar molhos, filme com sangue nunca é bom.
PRÊMIOS
Não consta.
TRILHA
Ela envolve desde o inicio, densa , oportuna, nos momentos certos para o susto.
EU QUERO
Não achamos para venda em canto algum na internet, mas existe para download em vários blogs:
Bom filme!
Apoio