Necronomicon, O Livro Proibido dos Mortos
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

Necronomicon, O Livro Proibido dos Mortos

Clássicos do Terror: H.P. Lovercraft e a trilogia digna da lista “Assistir antes de Morrer”.

Isaac Huna Publicado: 09/10/2013 13:43 | Atualizado: 09/10/2013 13:55

Vamos mergulhar nas profundezas do mistério e do terror.

tumblr_m8x9rm07E41rw872io1_500

Nunca estamos sós! Basta vocês olharem com mais atenção… Muahahaha!!

Nessa coluna, vamos falar de um longa não muito conhecido…

Necronomicon – O Livro dos Mortos

Necronomicon

(Necronomicon – 1993)

 

H.P. Lovercraft

Antes de falar do longa, é importante saber que foi baseado na obra do lendário escritor americano Howard Philips Lovercraft (1890/1930).

759_0654

(1000kitap)

Foi um dos caras que revolucionou o gênero “terror”, um dos mais cultuados do mundo e gênio na criação dos seus próprios monstros fantásticos, atribuindo-lhes detalhes da ficção científica. Foi o criador dos famosos “Mitos de Cthulhu“ (sobre imundas e terríveis criaturas que moram em nosso planeta desde tempos imemoráveis, e aguardando o momento final do ressurgimento da sua raça).

Embora em vida, tivesse poucos leitores, com o passar das décadas, esse numero foi merecidamente, aumentando até a atualidade (por exemplo você agora). E não á toa, até Stephen King se encantou, inspirando-se no escritor para escrever suas obras de suspense e terror.

Também influenciou outros segmentos:

Quadrinhos

Musica

  • Iron Maiden: a banda inglesa presente no álbum ao vivo Live After Death, faz uma homenagem ao Lovecraft. Na lápide do tumulo de Eddie se encontra: “That is not dead, Which can eternal lie, And with strange aeons Even death may die” (Não está morto o que eternamente jaz inanimado, e em realidades estranhas até a morte pode ser vencida). Uma citação do Necronomicon que fala sobre a vida após a morte.

live-after-death-cover-art

 

Por que essa versão de Necronomicon?

O longa é intenso, imprevisível e realista dentro da sua proposta de nos internar em mundos além do cotidiano, nos apresenta de forma detalhada a face escura do Lovercraft. Sem contar efeitos especiais, excelentes, realistas e por que não, “trash na medida”, do Tom Savini e Mad George, que dão a tônica necessária para o filme.

Sinopse: Quando Lovecraft (Jeffrey Combs) contrabandeia o livro mítico de uma biblioteca muito vigiada, ele logo se vê imerso nos seus labirintos, e três histórias do livro vão tomando forma quando ele sai para registrar as informações, senta que lá vem história:

1 – Afogamento

Um cara descontente, recebe a herança de um antigo motel. Porém, seu passado o levará a encarar um futuro mortal, enfrentando uma criatura demoníaca que tem um objetivo macabro de reavivar a sua noiva falecida, de quem nunca conseguiu afastar do seu coração.

2 – Frio

Um jovem repórter, numa busca frenética, foca seu trabalho no paradeiro de um médico misterioso que aparentemente teria encontrado o caminho para a imortalidade. O desejo pelo descobrimento com uma mistura de excitação e paranóia, o direcionará por caminhos impensados. Mas, mesmo atingindo esse objetivo, sua vida já está condenada.

3 – Sussurros

Um policial enfrenta um aparente desafio cotidiano: procurar o paradeiro de um parceiro desaparecido. Mas, nessa tarefa, numa noite internando-se num prédio de aparente abandono, descobre uma desconhecida existência de catacumbas. E para seu horror, percebe que elas estão povoadas de criaturas do além, sem contar a presença de um famoso serial killer das profundezas.

 

Trailer

Direção:  Christophe Gans / Shusuke Kaneko
Origem:  França / EUA
Produção: Samuel Hadida e Brian Yuzna
Fotografia: Gerry Lively
Duração: 96 minutos
Lançamento:  1993
Elenco: Jeffrey Combs, Tony Azito , Juan Fernández, Bruce Payne, Belinda Bauer, entre outros…

 

GÊNERO

Suspense/Drama/Terror

ACOMPANHÔMETRO

De preferência com uma paquera, sempre rola um “fica pertinho que eu tenho medo”.

HUMORÔMETRO

Como tem uma levada trash, vale para dias que você queira apenas se divertir.

VALE A PIPOCA?

Vale com refri e tudo mais, evite usar molhos, filme com sangue nunca é bom.

PRÊMIOS

Não consta.

TRILHA

Ela envolve desde o inicio, densa , oportuna, nos momentos certos para o susto.

EU QUERO

Não achamos para venda em canto algum na internet, mas existe para download em vários blogs:

LINK 1 | LINK 2 | LINK 3

 

Bom filme!

 

Apoio

blog isaac huna logo

Isaac Huna
Produzido na nação hermana (Argentina) e radicado desde 87, em Sampa. Onde foi se consolidando como desenhista, editor, produtor editorial, roteirista, produtor independente de TV, cinema , etcs. Segue o lema: Crie seu diferencial, inovando sempre! Dono do Blog Isaac Huna (Twitter: @XJIH)

Tá na rede!