• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Não precisa imprimir: Aprenda a assinar documentos PDF pelo celular

Mas precisa ter iPhone e instalar o aplicativo Dropbox.

Então você pediu que lhe enviassem o documento via e-mail para facilitar, mas agora tem que imprimir para conseguir assinar, escaneá-lo novamente e só então reenviá-lo. Que trampo, hein?

Pois para os usuários do sistema iOS isso já virou coisa do passado. A plataforma de armazenamento em nuvem Dropbox lançou um função que permite a assinatura de documentos direto do celular.

O funcionamento é muito simples. Ao receber um arquivo em PDF, você encaminhará o documento para o Dropbox, e na plataforma utilizará o touchscreen, além da pontinha do dedo para assinar os “papéis”. Depois é só mandar, agora assinadinho, para o remetente. Adeus impressoras.

Além disso, essa sua assinatura virtual ficará salva como uma imagem. Na próxima sessão de “autógrafos burocráticos” você só precisará procurá-la no sistema e adicioná-la no campo de assinatura. Vale lembrar que toda essa facilidade só foi possível graças a uma recente parceria entre a Adobe e a plataforma de armazenamento em nuvem.

Infelizmente a nova função só está disponível para os sistemas iOS. Ainda não foi divulgado se essa funcionalidade também será liberada para a turma do Android. Veja abaixo o passo a passo de como fazer essa proeza!

Passo a Passo

Envie o documento que precisa ser assinado, em PDF, para o app do Dropbox.

imagem0

imagem1

No Dropbox, entre no arquivo PDF e toque no ícone de lápis para abrir as opções de texto.

imagem2

Nas opções, selecione o item “Adicionar texto ou assinatura” e toque no ícone da caneta que fica na parte de baixo da tela.

imagem3

Um novo campo se abrirá. Usando a ponta dos dedos, faça sua assinatura. Você pode tentar quantas vezes quiser, basta clicar em “Remover” para começar o “desenho” do zero.

É meio chatinho, mas quando conseguir  um resultado satisfatório, toque em “Concluído”.

imagem4

Como se tua assinatura fosse uma imagem para ser inserida no texto, arraste-a até o campo onde pede-se a assinatura e ajuste o seu tamanho.

Se tiver tudo certinho, toque em “Salvar” para finalizar o documento.

imagem5

A plataforma criará então uma cópia deste arquivo, mas com o nome “assinado” para diferenciá-lo do documento original.

Agora é só enviar o arquivo devidamente assinado.

assinatura (assinado)

Uma vaia para burocracia e uma salva de palmas para tecnologia!

Fonte(s): Blog do iPhone, Techtudo, Dropbox
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui