Então você pediu que lhe enviassem o documento via e-mail para facilitar, mas agora tem que imprimir para conseguir assinar, escaneá-lo novamente e só então reenviá-lo. Que trampo, hein?
Pois para os usuários do sistema iOS isso já virou coisa do passado. A plataforma de armazenamento em nuvem Dropbox lançou um função que permite a assinatura de documentos direto do celular.
O funcionamento é muito simples. Ao receber um arquivo em PDF, você encaminhará o documento para o Dropbox, e na plataforma utilizará o touchscreen, além da pontinha do dedo para assinar os “papéis”. Depois é só mandar, agora assinadinho, para o remetente. Adeus impressoras.
Além disso, essa sua assinatura virtual ficará salva como uma imagem. Na próxima sessão de “autógrafos burocráticos” você só precisará procurá-la no sistema e adicioná-la no campo de assinatura. Vale lembrar que toda essa facilidade só foi possÃvel graças a uma recente parceria entre a Adobe e a plataforma de armazenamento em nuvem.
Infelizmente a nova função só está disponÃvel para os sistemas iOS. Ainda não foi divulgado se essa funcionalidade também será liberada para a turma do Android. Veja abaixo o passo a passo de como fazer essa proeza!
Passo a Passo
Envie o documento que precisa ser assinado, em PDF, para o app do Dropbox.
No Dropbox, entre no arquivo PDF e toque no Ãcone de lápis para abrir as opções de texto.
Nas opções, selecione o item “Adicionar texto ou assinatura” e toque no Ãcone da caneta que fica na parte de baixo da tela.
Um novo campo se abrirá. Usando a ponta dos dedos, faça sua assinatura. Você pode tentar quantas vezes quiser, basta clicar em “Remover” para começar o “desenho” do zero.
É meio chatinho, mas quando conseguir  um resultado satisfatório, toque em “ConcluÃdo”.
Como se tua assinatura fosse uma imagem para ser inserida no texto, arraste-a até o campo onde pede-se a assinatura e ajuste o seu tamanho.
Se tiver tudo certinho, toque em “Salvar” para finalizar o documento.
A plataforma criará então uma cópia deste arquivo, mas com o nome “assinado” para diferenciá-lo do documento original.
Agora é só enviar o arquivo devidamente assinado.
Uma vaia para burocracia e uma salva de palmas para tecnologia!