Chip Bergh, CEO da Levi’s, declarou recentemente que os jeans não devem ser lavados. Ele mesmo afirmou no vídeo abaixo que a calça que estava usando ainda não havia sido lavada há mais de um ano.
Tecla SAP
“Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los.”
“Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”
A calça jeans foi criada para que os mineradores tivessem um vestuário com durabilidade e resistência, deu tão certo que hoje em dia todo mundo usa.
A declaração tem muitos objetivos
Uma delas é o posicionamento da marca. A Levi’s é uma marca de slow fashion na contramão do mercado das marcas fast fashion como Zara, H&M e Forever 21, que cada vez mais ganha o público jovem.
Outro aspecto é o engajamento na produção sustentável dos jeans, pede que os consumidores também não gastem tanta água e ajudem a preservar os recursos do planeta. Ele afirma que o ideal é limpar a calça com uma esponja ou escovinha.
Não lavar o seu jeans tem consequências na durabilidade da peça
Preserva o índigo (corante do Jeans), mantém os detalhes do modelo por mais tempo (desfiados, por exemplo), a calça se adapta ao seu corpo e o tecido não rompe com tanta facilidade.
A verdade é que o Jeans não acumula tanta sujeira como os outros tecidos e também não fica com odores fortes. Mas se voltou da balada com a roupa fedendo a cigarro, a solução é deixar a calça “tomando um ar” por algumas horas, ou, por mais estranho que soe, borrifar vinagre branco resolve o problema mais rapidamente, além de ser um fixador natural de cores – não se preocupe, não deixa cheiro.
E aí, você é a favor da onda verde e sustentável, ou a moda rápida é mais a sua cara?
Fonte: exame | wikipedia | mulher | makezine
Imagem de capa (editada): gearjunkie