• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Não jogue o talo da Banana no lixo (faça isso antes!)

Se você tem plantinhas em casa, essa dica vale ouro.

Banana é uma fruta simplesmente maravilhosa. É acessível, gostosa, cheia de nutrientes e o melhor: versátil. A gente pode simplesmente descascar e comer, fazer bolos ou preparar receitas mais ousadas até mesmo com a casca dela, como a ‘Carne Louca’ que já ensinamos aqui no SOS.

Se teu paladar não permite essas ousadias você não precisa – nem deve – simplesmente descartar as cascas e o talo das bananas. Já mostramos um passo a passo bem detalhado de adubo líquido com casca de banana e agora temos uma dica para aproveitar até o talo delas. Ou seja: lixo zero!

Tudo bem que a dica não é exatamente nossa, é lá do canal Isaac horta em apartamento. Mas viemos compartilhar com vocês essa ideia sensacional que o Isaac mostrou no YouTube: Palha de banana para cobertura da terra de hortas e plantas.

Passo a Passo

Coloque os talos da banana secando ao sol por um semana (ou até que fiquem bem sequinhos).

Depois triture os talos secos em um liquidificador, processador ou algo do tipo. Vai ficar assim:

Use essa palha de fibras para cobrir a terra da sua horta ou vasinhos com plantas.

Qual a função disso?

É muito importante que a terra do plantio esteja coberta por algum tipo de material orgânico seco, como palha, aparas de grama, folhas, cascalhos, aparas de madeira e serragem, lascas de casca de coco, casca de cacau, etc., pois ajuda a manter a umidade da terra, criando uma barreira entre a terra e o ambiente externo (que geralmente é bastante quente).

E tem mais: por essa não ser uma palha ‘qualquer’ e sim uma feita com os talos da banana, ela preserva as propriedades da fruta (rica em potássio), servindo também como um adubo extra e poderoso para suas plantinhas.

Fonte(s): YouTube - Isaac horta em apartamento, Minhas Plantas
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui